Já andamos: novo VW Taos 2025 evolui, mas ainda falta
Já à venda nos Estados Unidos, SUV agrada ao dirigir, mas reestilização não trouxe evoluções significativas
Os Estados Unidos são dominados por carros grandes, sejam eles picapes ou SUVs. Tanto que o Volkswagen Taos, por lá, é considerado pequeno e compete com outros que não temos no Brasil. Olhando pelo posicionamento no mercado brasileiro, trazemos a avaliação do time Motor1.com EUA do renovado Taos 2025 que será atualizado por aqui em breve.
A concorrência no segmento de SUVs é voraz, e para se dar bem, a atualização de um carro deve fazer algo novo ou melhor do que a concorrência, e esse algo deve ser significativo para o público-alvo. Depois de passar um dia com o Volkswagen Taos 2025 renovado, já apresentado nos EUA, podemos entender onde se encaixa neste momento.
Novidades bem vindas
O Taos 2025 é bastante agradável, mas ao mesmo tempo pode ser considerado simples. Vale lembrar que o Taos reestilizado para o mercado estadunidense é feito no México e utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina. O brasileiro, ainda sem facelift e importado da Argentina, tem o conhecido 1.4 TSI turbo a gasolina. O de lá usa câmbio automático de 8 marchas, contra 6 do vendido por aqui.
O grande desafio para a Volkswagen com o novo Taos é oferecer pouco para se diferenciar da miríade de outros SUVs existentes no mercado. Embora espaçoso e bem equipado, ele não é particularmente eficiente, barato ou avançado. Isso não quer dizer que o Taos seja um carro ruim - não é -, mas aqui fica a nossa crítica: a Volkswagen não não pode se dar ao luxo de ter um carro "ok" no momento.
Caso não tenha ouvido falar, a Volkswagen não está tendo o melhor ano (ou cinco) nos EUA. As vendas caíram, os lucros são inexistentes e a empresa está pensando em fechar uma fábrica alemã pela primeira vez desde o final da Segunda Guerra Mundial. O diretor financeiro da empresa chegou a dizer recentemente aos funcionários que ela tem "um, talvez dois anos" para dar a volta por cima.
Dado esse cenário pouco otimista, a Volkswagen precisa acertar na atualização dos SUVs Taos e Tiguan, já que os dois são alguns de seus veículos mais vendidos nos EUA e no mundo. Embora o Taos 2025 seja mais refinado e competente do que antes, o mundo de hoje tem concorrentes mais evoluídos. No Brasil, temos como exemplo a chegada dos chineses.
Prós: Interior espaçoso, dinâmica de direção refinada, longa lista de equipamentos de série
Por US$ 26.420 (R$ 163,7 mil), incluindo frete, o Taos é o VW de cinco portas mais barato que os estadunidenses podem comprar. Para 2025, ele recebe uma atualização no meio do ciclo com um visual ainda mais quadrado, um aumento de potência no motor de quatro cilindros de 1,5 litro e uma transmissão automática de oito velocidades no lugar da antiga embreagem dupla de sete velocidades nos modelos com tração integral 4Motion. O modelo básico também recebe uma série de equipamentos de série, incluindo faróis de LED com projetor e uma tela de multimídia de 8".
A atualização no estilo o coloca em sintonia com os mais recentes lançamentos da Volkswagen pelo mundo, em especial o Tiguan e Tayron. Há também novas cores, sendo que uma delas não deve ganhar todos os mercados: Cinza Monumento e Verde Musgo Brilhante, a última das quais, segundo a VW, foi inspirada no Verde Mamba da Porsche.
Bom avanço tecnológico e mecânico
Felizmente, as atualizações mecânicas e tecnológicas são melhores. O câmbio automático de oito marchas é suave e mais adequado do que o DSG nessa aplicação. A VW diz que o modesto aumento de potência do 1,5 litro é cortesia de componentes internos revisados, injetores e intercooler maiores e uma carcaça de turbo modificada. Isso garante arrancadas mais vigorosas, mas perde o fôlego em torno de 80 km/h, fazendo com que as ultrapassagens em rodovias precisem de mais cuidado e planejamento.
O conjunto IQ.Drive da VW de tecnologia de assistência ao motorista é de série e bem-vindo. A frenagem automática de emergência e o assistente de manutenção de faixa mantêm as coisas em linha reta, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo e o Travel Assist, controlados por botões (felizmente) táteis, ajudam nas manobras em rodovias. Não é de se admirar que os SUVs de entrada agora tenham equipamentos de assistência que causariam inveja aos sedãs de luxo de uma década atrás, mas essa é a marcha do progresso.
Contras: Eficiência média, aceleração lenta, preço próximo ao do Tiguan
Acabamento enfim melhorou
A eficiência de combustível sobe 0,4 km/l nos modelos com tração integral 4Motion para 11,9 km/l em uso combinado, permanecendo em 13,2 km/l para o Taos com tração dianteira. Isso está no mesmo nível de seus concorrentes, mas é meramente aceitável, considerando o desempenho do Taos. A Hyundai tem um Kona elétrico a bateria, a Toyota vende o Corolla Cross como um híbrido de capaz de 17,8 km/l. A VW vende versões híbridas plug-in do Golf e do Tiguan na Europa, mas não oferece nenhum híbrido nos EUA.
O Taos é um carro é agradável para se estar, com bancos revestidos com tecido e couro sintético, muitos botões físicos (a VW finalmente se tocou) e Apple CarPlay sem fio. Há bastante espaço para os passageiros traseiros e a área de carga traseira também é espaçosa. Ele dirige com precisão e se sente tão confortável e sólido em velocidade de estrada quanto se espera de qualquer carro alemão, embora com algum ruído de estrada audível.
O que falta?
Aqui reside o problema: o VW Taos faz quase tudo bem, mas deixou a real evolução na Europa. Estamos falando que se você quiser um carro com melhor desempenho e ao mesmo tempo mais eficiência, terá que procurar por um SUV eletrificado em outra marca. O grande pênalti, realmente, é não oferecer nenhuma opção híbrida para o modelo.
Após o Dieselgate, a Volkswagen parece não ter encontrado uma identidade clara na América do Norte e ao mesmo tempo não investe tanto em tecnologias de eletrificação que possam ao menos deixá-lo no mesmo patamar dos rivais. Ou seja, a não ser a boa dirigibilidade, não tem uma vantagem clara sobre a concorrência.
Novo Taos 2025 no Brasil
A Volkswagen lançará o novo Taos no mercado brasileiro em 2025. Também importado do México, fica a dúvida se evoluirá para um conjunto híbrido associado com um motor 1.5 Turbo. Em um mercado que está conhecendo a eficiência dos SUVs híbridos, convencionais ou do tipo plugáveis (plug-in), a Volkswagen precisa dar uma resposta à altura.
Eletrificação. É basicamente o que falta para o Taos 2025 ter mais protagonismo.
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