Em junho de 2022, o Hyundai Creta estreou a versão N Line no Brasil, destinada para modelos com um visual mais esportivo. É uma receita bem conhecida e que tem aparecido até entre os SUVs compactos. Porém, esta configuração era vendida somente com o motor 1.0 turbo, assim faltava uma opção para quem queria o utilitário com uma motorização mais potente. A resposta da Hyundai foi a série limitada N Line Night Edition, com o 2.0 aspirado de 167 cv.
O Hyundai Creta N Line Night Edition acabou tornando-se a segunda opção com o motor 2.0 e a versão mais cara do SUV compacto – ao menos até o fim dos estoques, que já vendeu 850 das 900 unidades produzidas. Por R$ 185.890, já encosta nos preços de utilitários médios. O Jeep Compass Longitude custa R$ 188.590, o Toyota Corolla Cross na versão GR-Sport sai por R$ 192.990 e o Volkswagen Taos Comfortline parte de R$ 186.280.
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Para conquistar o cliente, a Hyundai apoia-se na fama que criou nos últimos anos e na reputação do Creta. Seu design pode ter dividido opiniões, mas quem gosta de suas linhas o põe em um patamar diferente em comparação aos seus rivais, em sua maioria com linhas mais sóbrias. Este visual é realçado para a N Line, Recebendo uma grade diferente, mais larga e com um acabamento diferente, além de toda pintada de preto. Logo acima aparece uma entrada de ar na linha do capô. O para-choque foi redesenhado, sem os faróis de neblina. E ainda tem os faróis exclusivos, com um conjunto full-LED; as saias laterais; o escapamento duplo; e um aerofólio.
No caso da versão Night Edition, o tema escuro foi aproveitado em alguns detalhes, como as máscaras negras para os faróis e lanternas e as rodas exclusivas pintadas de preto. O mesmo acontece no interior, repetindo o tom no acabamento, porém com alguns detalhes diferentes. Por exemplo, a manopla da transmissão ganhou uma linha vermelha no centro, mesma cor usada em algumas costuras pela cabine. Completando o visual estão os pedais de alumínio e o logo Night Edition nas soleiras, com a numeração da edição limitada.
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Estas mudanças ajudam com que esta versão se diferencie das demais nas ruas. OS equipamentos são os mesmos do Creta Ultimate, trazendo seis airbags, uma tela de 7 polegadas no painel de instrumentos, central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, câmera 360°, monitor de ponto cego, teto solar panorâmico, banco do motorista com ventilação e ajuste elétrico, seletor de modo de condução, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência e mais. Tem um item exclusivo, o sistema de som Bose com oito alto-falantes.
No geral, é muito bem equipado, como esperamos de uma versão topo de linha neste segmento. A única crítica neste quesito é a falta de conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O que realmente torna isso um problema é o fato de que o Creta Limited, por R$ 146.390, tem uma central de 8 polegadas com a conexão wireless, mas a tela maior de 10,25” perde esta função.
![Banco traseiro do Hyundai Creta Platinum](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Os bons atributos do Creta continuam a agradar bastante. O espaço nos bancos traseiros é bom, mesmo com o túnel central, que adota uma forma inclinada para incomodar menos. Aproveita bem o entre-eixos de 2.610 mm para acomodar melhor quem vai atrás e não cortou espaço no porta-malas, com 422 litros de capacidade. Mesmo em uma viagem com a família, ninguém reclamou de ir na segunda fileira.
Mesmo ao trocar de geração, o SUV manteve a plataforma vinda do Elantra, aproveitando a boa base para entregar um comportamento bem equilibrado em quase todos os pontos. Resolve um pouco o problema das outras versões do Creta, por receber uma calibração diferente para a direção elétrica, os amortecedores e as molas, deixando tudo mais firme. Assim, é mais estável nas curvas. O conforto foi afetado de leve, passando um pouco mais de vibração para a cabine em pisos ruins, mas não a ponto de virar um ponto fraco.
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Seu principal argumento é o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, que foi atualizado para esta geração para entregar 167 cv e 20,6 kgfm, bem mais do que os 120 cv e 17,5 kgfm da versão 1.0 turbo. Só que estes números enganam, pois seu desempenho não é tão melhor assim no dia a dia, apenas mais acordado no uso rodoviário e em arrancadas mais fortes por não ter o turbolag.
Ao menos, se realmente quiser esta motorização, vai encontrar um bom casamento com o câmbio automático de 6 marchas, com uma calibração muito melhor do que na geração anterior, evitando segurar demais uma marcha ou reduções desnecessárias. O seletor de modo de condução oferece quatro modos: Normal, Eco, Sport e Smart, alterando o comportamento do câmbio e as respostas do acelerador e direção de forma bem distinta.
![Hyundai Creta N Line Night Edition 2023 (Avaliação)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O Hyundai Creta é um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil por bons motivos e o N Line Night Edition mostra bem isso. É bem equipado, entrega uma dinâmica equilibrada e tem uma mudança visual o suficiente para atrair quem gosta de exclusividade. Porém, o preço está um bocado alto e entra muito no segmento acima. Vai virar uma escolha entre ter um modelo maior, ou um menor mais equipado. Se é a sua escolha, é melhor correr, pois só restam 50 unidades desta versão especial.
Fotos: Mario Villaescusa
Hyundai Creta N Line Night Edition