Se você já viu uma Ford F-150 no Brasil, com certeza ela foi importada de forma independente. Por incrível que pareça, é um dos modelos mais buscados nessas lojas especializadas, que perceberam o quanto um cliente, muitas vezes ligado ao agronegócio, desejava ter uma picape desse porte e luxo na garagem.
De forma oficial, apenas a Ram dominou entre essas picapes "american way of life", desde a 1500 até a 3500. Depois de anos de promessas e estudos, a Ford resolveu entrar nesse jogo com a F-150 e, para fazer o trabalho direito, em versões bastante equipadas e com o motor V8 a gasolina emprestado pelo Mustang. Mas não será qualquer um que poderá comprá-la, e não só pelo valor de R$ 509.990 desta F-150 Platinum, a topo da gama.
Onde você mora? Esta é a primeira pergunta que eu faço para um interessado na F-150 Platinum. Eu moro em São Paulo (SP), em um condomínio com garagem de 7 andares que, com certeza, nenhum engenheiro pensou que alguém teria uma picape desse tamanho em casa - principalmente que ela vale mais que o apartamento. Se eu tive que fazer duas manobras por andar até chegar em minhas vagas, com certeza quem realmente comprar uma não irá se preocupar com isso.
Essas picapes de grande porte são vendidas para cidades do interior com alto valor de negócios e condomínios de casas imensas. No caso da Ford F-150, é melhor ser assim para guardar seus 5.880 mm de comprimento, 2.090 mm de largura e 1.960 mm de altura. Para ter uma ideia, o entre-eixos de 3.675 mm é quase um Fiat Mobi completo - meu Kia Picanto 2008, de 3.535 mm, ficou "guardado" entre as rodas de 20" da picape. Ainda bem que temos um sistema de câmeras 360 e sensores de estacionamento para ajudar a não bater nas paredes ou carros em volta.
Apesar desse tamanho todo, a Ford F-150 Platinum tem "apenas" 2.517 kg. Usa bastante alumínio na carroceria para diminuir esse peso e (tentar) ter um consumo melhor. Por outro lado, foi-se o tempo em que dirigir uma picape assim era um desafio. Com a ajuda da eletrônica, se torna dócil e fácil de se acostumar com seu porte, só ficando a maior questão pelo ambiente onde ela será inserida.
Sim, a F-150 impressiona pelo tamanho até mesmo quando colocada ao lado de uma picape média tradicional - como referência, uma Toyota Hilux tem 5.325 mm de comprimento, ou quase 56 cm a menos que a Ford. Por dentro, bancos em couro imensos, daqueles que podemos ficar horas e horas dirigindo sem reclamar, e um console central tão grande que pode virar uma mesa de trabalho ao recolher a alavanca do câmbio. No banco traseiro, mais espaço que muito carro familiar, inclusive com a possibilidade de deixar o piso todo plano ou ter uma caixa para objetos. Um porta-malas gigantão, por assim dizer.
Basta olhar o interior da F-150 Platinum para entender seu posicionamento (além do preço). É um carro de luxo, para poucos, que pode viajar horas e horas e encarar uma boa estrada de terra sem reclamar ou gerar reclamações - algo bem comum para o cliente deste segmento. No acabamento, couro, materiais suaves ao toque, costuras aparentes e bem feitas, mistura de cores e materiais em bom gosto, com encaixes bem ajustados.
O painel de instrumentos é de alta definição, com diversas opções de informações e que varia conforme o modo de condução escolhido. Assim como a tela do sistema multimídia, tem 12", que nem parecem desse tamanho dentro da imensa F-150. A tela central tem o SYNC 4, com espelhamento sem fios e diversas funções, como navegação embarcada e ajustes aos diversos sistemas do carro. Até o sistema de som assinado pela Bang&Olufsen com 18 alto-falantes (inclusive nos encostos de cabeça dianteiros) é algo que não parece coisa de picape.
Apesar de todo esse tamanho, há ajustes elétricos para os bancos, coluna de direção e até mesmo para o conjunto de pedais. O recorte na porta é proposital para colocar o retrovisor em uma posição mais baixa e melhor para o uso urbano, por exemplo. A ergonomia é um ponto alto da F-150, com seus diversos comandos bem perto do motorista, inclusive do sistema de tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial e os assistentes de reboque, como o distribuidor de freios e o sistema que auxilia em manobras com o trailer.
Ao (grande) volante, dá para perceber um refinamento nas respostas do conjunto motor/câmbio. Para começar, o V8 5.0 é o mesmo usado no Mustang, mas por ajustes eletrônicos e de escape e admissão, tem menos potência. São 405 cv e 56,7 kgfm de torque em um moderno motor aspirado, com injeção direta e comandos de admissão e escape variáveis. A transmissão é composta por um câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro.
É dócil nas respostas. Apesar do pico de torque a 4.250 rpm, já responde desde rotações mais baixas. São 8 modos de condução, mas para uso no asfalto, os mais importantes são os Normal, Eco, Esportivo e Escorregadio. Neste último, o sistema amansa mais ainda as respostas do acelerador e ativa a tração 4x4 de distribuição automática para situações de baixa aderência, como uma chuva forte, por exemplo. O Normal é um ajuste mais comum, equilibrado entre o econômico e esportivo.
No modo Eco, a F-150 já se comporta bem. Apesar de um acelerador mais manso e um câmbio com trocas para deixar a rotação a mais baixa possível, não dá para reclamar que a picape fica lenta. Pelo contrário, até sugiro usá-lo no ciclo urbano para ter esse gigante mais dócil nas suas mãos em vias onde ela acaba se destacando, por assim dizer. E o mais interessante: em nosso teste, fez 6,2 km/litro (com gasolina), um número bom para este V8 aspirado em uma picape desse tamanho.
O modo Esportivo é interessante. Ele ativa o 4x4 automático para a F-150 ter mais estabilidade nas arrancadas e nas curvas. E de fato ele permitiu que eu aproveitasse mais do V8 mesmo em uma pista como do Haras Tuiuti, mais travada. A picape ganha fôlego e estica as marchas e parece ignorar seu tamanho. Nas curvas, a carroceria dobra pelo ajuste da suspensão focado em conforto, mas a tração e diversos controles ajudam a contornar sem muito mais que pouca saída de frente, algo esperado em um carro desse tamanho.
Chega aos 100 km/h em 7,3 segundos pelo nosso teste - como comparação, a VW Amarok V6, queridinha entre as picapes mais rápidas, fez o mesmo em 8,3 segundos. A F-150 cresce com disposição e, se quiser viajar em velocidades mais altas, passa segurança pra isso e impõe respeito quando é hora de ultrapassar. Crave o pé no acelerador e ela retoma de 80 a 120 km/h em 4,3 segundos. A dianteira alta também ajuda quando o carro da frente vê isso tudo pelo retrovisor...
A F-150 Platinum tem outras soluções, como a tampa da caçamba totalmente elétrica e com escada embutida. Ao mesmo tempo, essa mesma tampa pode ser usada como mesa de trabalho, com porta-objetos e até uma régua para tirar medidas. Há tomadas, iluminação e revestimento na caçamba que mede 1,70 m de comprimento, 1,52 m de largura e 53 cm de altura. São 1.370 litros de capacidade, ou 681 kg.
Se a capacidade de carga é pequena, a de reboque não. Como já disse, a F-150 vem preparada para receber reboques, com distribuidor de freios e modo de condução específico, com capacidade de 3.515 kg. É o estilo norte-americano de picapes dessa categoria.
Para o fora-de-estrada, a F-150 tem modos de condução específicos: Lama/terra, Areia e Rock Crawl. Pelo seu tamanho, ela pouco sente quando colocada nesse tipo de condição, principalmente estradas de terra batida, algo mais comum no dia a dia de um proprietário. As próprias rodas de 20" 275/60 são mais para asfalto que para a terra, apesar de categorizados como All Terrain.
Agora, vai comprar a F-150 para viajar? Está no caminho certo. Há diversos assistentes, como o piloto automático adaptativo, assistente de faixas, monitor de ponto-cego, alerta de colisão com frenagem automática e assistente de cruzamentos, mas o conforto é o maior ponto, além do fôlego do V8. Não sei se o consumo de 8,3 km/litro nessa condição é algo que te preocupa, mas ao menos os 136 litros do tanque permitem uma boa autonomia - e a alegria do dono do posto, claro.
O importante é que a Ford F-150 Platinum chega em um bom momento do segmento de picapes. É um pedido antigo dos picapeiros e pode ser uma boa briga com a Ram 1500 Limited, que será lançada em breve, e com a Chevrolet Silverado, outra V8 que aparecerá em nosso mercado este ano. Briga de mais de R$ 500 mil, mas briga boa.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Agradecimento: Motor Park HT (https://motorparkht.com.br)
Ford F-150
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