Anteontem, 26 de janeiro, o Motor1.com Brasil, publicou uma entrevista exclusiva com o CEO da BMW Motorrad do Brasil, Julian Mallea. Além de comemorar os recordes globais de vendas da marca no país e no mundo, o executivo também mostrou a importância da linha de montagem da marca em Manaus (AM), a única da BMW fora da Alemanha para motocicletas.
Considerando a proximidade da apresentação da R 1300 GS, que já flagramos em testes, a importância da atual 1250 GS para o mercado brasileiro - onde é a BMW mais vendida - e algumas informações sobre a capacidade da fábrica brasileira, ventilamos a ideia de a nova geração da moto poderia chegar ainda em 2023 aqui. A BMW entrou em contato para esclarecer tais informações. A partir daí, temos uma notícia ruim e uma boa. A boa é que ela está confirmada para o Brasil mesmo. A má é que teremos que esperar mais um pouco por ela.
O esclarecimento que a BMW Motorrad do Brasil deu foi de quê a R 1300 GS não será lançada na Europa em tempo suficiente para que a nova geração da aventureira seja apresentada também ainda em 2023. No entanto, é mais seguro dizer que a estreia da moto acontecerá a partir de 2024, mas ainda sem data específica definida.
Uma das informações importantes que Julian Mallea revelou na conversa com o Motor1.com foi a de que a linha de montagem da empresa em Manaus precisa de algo entre 6 a 8 meses para se adaptar a um novo produto após sua apresentação lá fora. Sabendo disso, a nova BMW R 1300 GS deve chegar à Europa apenas em meados de 2023.
No flagra de junho de 2021, foi possível ver que a BMW fará uma evolução visual de certa forma radical em sua grande aventureira. A nova geração da BMW R 1300 GS deverá deixar lado o característico farol assimétrico que a acompanha há anos em favor de um bloco único - com o que aparentam ser lâmpadas de LED - instalado em posição bem mais baixa, agregado ao novo bico frontal da moto, mais pronunciado.
Também é interessante reparar que há mais um pequeno elemento logo à frente do farol. Ainda não se tem confirmação do que é, mas aparenta ser o abrigo para sensores de radar. Com isso, já se acredita que a próxima geração da aventureira da BMW deverá contar com assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego.
Falando em tecnologia, a nova R 1300 GS também trará um painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT emprestado diretamente da R 1250 RT europeia. Quanto à mecânica, é difícil dizer o que mais vai mudar para além do aumento de cilindrada. Os característicos cilindros contrapostos, característicos da big trail da BMW, ainda estão lá, mas bem cobertos. O que se especula é que a marca deverá aprimorar o Shift Cam, sistema de comando de válvulas variável. Espera-se um ganho de desempenho também, mas vale lembrar que as normas Euro5 de emissão de poluentes vão dificultar a tarefa.
Mesmo com as normas ditando até quanto barulho a moto pode fazer, a BMW R 1300 GS flagrada tinha um abafador final bem mais compacto que o encontrado na atual R 1250 GS, mas não se pode confirmar que ele seja o produto final. A balança traseira manterá o braço único abrigando a transmissão final por eixo cardã, mas foi levemente revisado.
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