Teste Hyundai HB20S Platinum Plus 2023: em sua melhor fase
Com a reestilização, sedã compacto trouxe ar mais refinado e mais equipamentos de segurança
Quando a nova geração do Hyundai HB20S foi apresentada em 2019, fiquei um tempo observando suas proporções para compreender melhor o seu design, bem menos convencional que o anterior, mas mais interessante que o hatchback. Eis o novo HB20S 2023, que ostenta um novo design acertado como nunca, que se inspira principalmente no irmão maior, o Elantra, vendido no exterior.
Trouxemos para o primeiro teste o HB20S Platinum Plus 2023, a versão com tudo o que tem direito - mesma configuração que testamos do hatch HB20 anteriormente. É verdade que o sedã nunca despontou nas vendas como a variante de dois volumes, mas com essa nova e ampla reestilização visual, bem como o novo pacote de equipamentos, podemos adiantar que o sedã da marca sul-coreana está em sua melhor fase, bem mais maduro, como o cliente de sedãs.
As mudanças à la Elantra
Nessa primeira reestilização desta geração, o HB20S seguiu a tradição dos anteriores e praticamente acompanhou o mesmo estilo do hatch. Assim, temos os faróis mais horizontais com projetores e assinatura em LEDs que também faz o papel de luz diurna, mas não se empolgue, pois os faróis principais e os de neblina ainda são halógenos com tonalidade amarelada que destoam do restante, enquanto concorrentes já estão na era dos LEDs. O conjunto óptico é integrado com a grade dianteira em colmeia, que agora é separada da tomada de ar inferior do para-choque, acompanhada das luzes de seta e dos faróis de neblina.
É um visual mais angular que o anterior e que acabou deixando o HB20S mais “assentado ao chão”, principalmente por conta do capô com vincos bem destacados. Já na lateral nada muda em relação ao desenho da carroceria, com exceção das rodas, agora com 16" no lugar das antigas de 15”, seguindo o exemplo do hatch. Porém o desenho das rodas aqui é mais convencional com cinco raios, embora também venha com acabamento diamantado.
Logicamente a situação muda quando vamos para a traseira, que em proporções gerais parece ter ficado mais acertada que o hatch. Isso se deve principalmente pela lanterna inteiriça que ocupa boa parte da traseira e que, ao contrário do HB20, é toda iluminada em LEDs nesta versão, proporcionando um visual bastante interessante à noite e que dá o ar elegante que todo sedã deveria ter. Esse também é o elemento de design que o mais aproxima do Elantra, principalmente pelo recorte nas pontas inferiores da lanterna.
A placa voltou para a tampa do porta-malas, o que deixou o visual mais harmônico, enquanto o para-choque tem uma régua preta com refletores para fazer o HB20S parecer mais largo do que é. No geral, toda essa reestilização impactou nas medidas do sedã, que cresceu 65 milímetros no comprimento para chegar nos 4.325 mm. O balanço dianteiro foi aumentado em 50 mm e o traseiro em 15 mm, pelo novos parachoques nas extremidades. As demais medidas seguem iguais: 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura, inclusive o entre-eixos de 2.530 mm.
Já a capacidade do porta-malas não mudou, pois são 475 litros de capacidade – um bom tamanho, mas vale dizer que o acesso não e tão amplo porque a área de abertura da tampa acaba sendo limitada pelo seu tamanho mais curto. Culpa do design com o terceiro volume em menor evidência, mas não é algo que comprometa o uso no dia a dia. Outra coisa que não muda é o espaço interno, bom no banco traseiro e com bancos confortáveis tanto na primeira quanto na segunda fileira. Um dos pontos de destaque do HB20S, aliás, é seu conforto.
Como você deve imaginar, as mudanças na cabine do hatch chegaram ao sedã. Assim, o painel de instrumentos com tela de 4,2" que soma dois mostradores digitais para velocidade e rotação são uma das maiores mudanças, bem como o ar-condicionado digital que finalmente ganha a função automática e de fácil visualização.
Porém, aquela padronagem de acabamento mais clara em tons de cinza e bege continua como exclusividade do HB20S, tudo para se diferenciar do HB20 e causar uma maior sensação de refinamento e espaço. Apesar de ser dominado por plástico rígido, o acabamento permanece como um dos melhores do segmento, com inserções em prata no painel, detalhes em black piano nas saídas de ar e volante, além de aplique bege que imita couro nos descansa-braço das portas e no volante. Os bancos também são bege e contam com pequenos furos na porção central, detalhe que acaba ajudando a dar uma cara de carro mais caro para o HB20S.
Em time que está ganhando não se mexe
O HB20S também seguiu o hatch e manteve a mesma motorização do modelo antigo. E isso não é ruim, pois continua o moderno motor três-cilindros 1.0 turbo flex com injeção direta, que sofreu alterações mesmo apenas para se adequar a lei de emissões Proconve L7. Na nova calibração não houve mudanças de potência ou torque, com isso o sedã assegurou seus 120 cv e 17,5 kgfm, trabalhando sempre com uma transmissão automática de 6 marchas.
Ao volante, o HB20S é idêntico em relação ao hatch. Isso quer dizer que o motor 1.0 turbo conta com o tradicional comportamento dos motores downsizing com torque máximo desde baixas rotações (1.500 rpm), que ajuda a garantir uma boa agilidade para o sedã mesmo pesando um pouco a mais que o HB20 (são 27 kg extras). A direção é mais responsiva que concorrentes como Cronos e Onix Plus, o que garante uma dirigibilidade mais afinada. Porém as maiores rodas aro 16” calçadas com pneus 195/55 o deixaram um pouco mais “durinho” comparado ao antigo, que tinha um jogo de 185/60 R15. Ganhe-se no visual, perde-se um pouco no conforto.
Por falar em conforto, a suspensão segue bem equilibrada ao proporcionar uma maciez de rodagem esperada de um sedã, mas sem necessariamente abrir mão de uma tocada mais cuidada com uma suspensão “molenga”. Na prática, são dois degraus acima do Cronos e um abaixo do Virtus nesse sentido. Já o câmbio automático traz trocas suaves e feitas no tempo certo, por isso esqueça as aletas do no volante – que acabará sendo mais útil mesmo em descidas de serra para se usar o freio-motor.
Falando em números de desempenho, o HB20S Platinum Plus 2023 ficou atrás comparado ao antigo, testado no final de 2020. Na aceleração de 0 a 100 km/h fez 9,5 segundos (era 9,3 s), enquanto que na retomada de 80 km/h a 120 km/h o tempo caiu de 6,5 s para 6,3 s. Porém em todas as demais medições de retomadas e acelerações os números pioraram, algo que vem sendo comum em todos os carros testados pelo Motor1.com após a calibração para o Proconve L7.
Os números de consumo também pioraram no teste com etanol: na cidade registrou 8,3 km/litro (era 8,8 km/l), enquanto que na estrada a diferença foi ainda mais notável: despencou de 14,5 km/l para 10,8 km/litro. Além da nova calibração do motor, vale lembrar que o novo HB20S tem rodas de 16 polegadas (eram de 15” antes), o que acaba também atrapalhando por conta do peso extra das rodas e pneus maiores (pneu foi de 185/60 para 195/55), que acabam causando maior arrasto aerodinâmico.
Equipado como nunca
Como manda a cartilha de uma versão topo de linha, o HB20S Platinum Plus é vitrine e traz todos equipamentos que tem direito. O destaque fica para o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, que passa a detectar pedestres e ciclistas, fora que nesta versão há também um recurso interessante: no painel aparece uma mensagem avisando o motorista que o veículo da frente se movimentou – um recurso útil para os mais distraídos. Além do alerta de saída de faixa, o sistema agora te mantém centralizado nela.
No mais, o HB20S Platinum Plus recebe ainda alerta de ponto-cego, o Saída Segura, que alerta o motorista ou ocupantes sobre outro veículo se aproximando ao abrir a porta, alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga, farol-alto adaptativo, monitor de pressão dos pneus, bem como sistema multimídia com tela de 8” com suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de fios com o auxilio de um carregador por indução, este bem escondido. Exclusivo, tem um sistema que destrava a tampa do porta-malas ao se aproximar, sem o uso das mãos.
O sedã soma ainda 6 airbags, controles de estabilidade e tração, carregador de smartphone sem fio, assistente de tráfego cruzado traseiro, start-stop, além de chave presencial e partida à distância pela chave. Assim como o hatch HB20 da mesma versão, fica devendo faróis full-LED e retrovisor interno fotocrômico. A Hyundai pede nada menos do que R$ 120.990 pelo HB20S Platinum Plus, valor próximo ao de um básico Creta Comfort (R$ 122.290) e abaixo de um Honda City Touring (R$ 132.200).
Galeria: Hyundai HB20S Platinum Plus 2023
Comparado ao HB20, o Hyundai HB20S nunca fechou um ano como líder de seu segmento, mesmo com quase uma década de mercado. Seu preço de tabela também não alcançou grande apelo nos últimos anos, mas de fato o sedã sempre contou com alguma elegância e bom nível de equipamentos. Mesmo que divida os mesmos 2,53 metros de entre-eixos, o HB20S pela primeira vez conseguiu descolar seu design do hatch. Pelo jeito ele chegou à maturidade. Obrigado, Elantra.
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Hyundai HB20S 1.0T AT6
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