Considerado um sedã tradicional no mercado americano, o Hyundai Elantra ganhou sua esperada versão esportiva desenvolvida pela divisão N da marca sul-coreana. Agora finalmente conhecemos as linhas do inédito Elantra N 2022, que ostenta visual agressivo, além de motor turbo, entre outras modificações voltadas a performance para rivalizar com outros sedãs esportivos, como o VW Jetta GLI.
Antes de falarmos da parte visual, vamos conferir o que o novo Elantra N tem sob o capô. De acordo com a Hyundai, o sedã esportivo conta com um motor quatro cilindros 2.0 turbo que rende 280 cv e 39,97 kgfm de torque, conjunto que pode ser combinado a um câmbio manual de 6 marchas para a alegria dos puristas ou um automatizado de dupla embreagem de 8 velocidades para quem opta por mais conforto e praticidade.
Galeria: Hyundai Elantra N 2022
A fabricante ainda instalou um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (e-LSD), que minimiza bastante as saídas de frente com o carro em altas velocidades, sistema bem-vindo em carros que combinam tração dianteira e alta potência. Além disso, o Elantra N conta com sistema de controle de largada, que o despacha da imobilidade até os 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Como padrão em modelos esportivos, há ainda um seletor de modos de condução N Grin Shift, N Power Shift e N Track Sense Shift. Quando o modo N Grin Shift está ativado, a pressão do turbo sobe e a potência aumenta em 10 cv, alcançando momentaneamente 290 cv. No resumo da ópera, o novo Elantra N vem equipado praticamente com o mesmo conjunto mecânico do hatch i30 N. O sedã esportivo ainda tem outras cartas na manga, como eixo motriz integrado inspirado nos carros de rali WRC que, segundo a marca, reduz o peso em 1,7 kg e ainda suporta melhor as cargas laterais.
Soma ainda dutos de ar para melhor resfriamento dos freios, que por sua vez ganharam também discos de 14,1 polegadas (360 mm) na dianteira, bem como barras estabilizadoras na traseira para maior rigidez e rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 245/35 Michelin Pilot 4S. Por fim, o sedã agrega no pacote também uma suspensão eletronicamente ajustável e sistema de escape variável, que garante a trilha sonora em marcha lenta e os estampidos nas trocas de marcha.
Por fora, o Elantra N faz questão de aparecer com seu para-choque dianteiro com entradas de ar maiores e pronunciado, que ostenta um filete vermelho que se estende pelas saias laterais e o difusor traseiro - onde estão também as duas saídas de escape redondas. A asa traseira no porta-malas e a pintura azul exclusiva arrematam a cara de poucos amigos.
Indo para a cabine, o clima esportivo é reforçado pelo volante com o logo N na parte inferior e bancos no estilo concha com costuras azuis e logo N nos encostos. Nessa versão, o Elantra ganha ainda um cronômetro no multimídia para marcar as voltas rápidas na pista voltas, exibindo também informações sobre óleo do motor e temperatura do líquido de arrefecimento.
O novo Elantra N deve ser lançado primeiro em sua terra natal, a Coreia do Sul, mas certamente desembarcará em outros países no final deste ano, inclusive nos Estados Unidos, onde será uma opção mais forte ante o VW Jetta GLI e o Honda Civic Si.
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