Os sedãs ainda estão em uma situação complicada. Embora o segmento dos compactos ainda tenha um público mais fiel e seja muito procurado também nas vendas diretas, os modelos médios estão definhando e a categoria prepara-se para perder um dos últimos carros de mais volume: o Chevrolet Cruze.

Mas antes de falar dos médios, vamos olhar para as vendas dos compactos. O Chevrolet Onix Plus manteve a 1ª posição, mesmo que tenha perdido 21,7% de suas vendas em relação a abril, emplacando 5.517 unidades. O Fiat Cronos (3.494) não se abalou com a paralisação da produção na Argentina ou a greve do Ibama e cresceu 2,7%, praticamente mantendo o ritmo. O Hyundai HB20S (3.130) completa o pódio, aumentando as vendas em 51,6%.

Este crescimento do HB20S empurrou o Volkswagen Virtus (2.045) para a 4ª colocação, amargando uma perda de 16,7% nos emplacamentos. O Toyota Yaris Sedan (1.449) tabém não teve um bom mês e recuou 13,2%. Afetado pela greve de um mês dos funcionários em São José dos Pinhais (PR), o Renault Logan emplacou somente 85 unidades.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Chevrolet Onix Plus 5.517 -21,7% 23.369
Fiat Cronos 3.494 2,7% 13.363
Hyundai HB20S 3.130 51,6% 10.322
Volkswagen Virtus 2.045 -16,7% 12.426
Toyota Yaris Sedan 1.449 -13,2% 7.684
Honda City 1.058 5,4% 4.857
Nissan Versa 699 -29,5% 4.676
Renault Logan 85 -87,4% 1.181
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024

A Toyota também não teve um bom mês com o Corolla. A produção em Indaiatuba (SP) foi interrompida por uma greve dos funcionários sobre o fechamento da fábrica, previsto para 2025. Todavia, mesmo perdendo 22,7% das vendas, ainda é o líder com muita folga, emplacando 2.400 unidades. O segundo colocado, o BMW Série 3, vendeu 492 unidades, mostrando o abismo que existe entre os dois.

Prestes a receber uma reestilização, o Nissan Sentra segue em bom ritmo e emplacou 467 unidades, crescendo 22,9%. Isto solidifica sua posição no segmento como o 2º colocado ao considerar somente as marcas generalistas e, mesmo considerando as premium, ainda é o vice-líder no acumulado, com 2.011 unidades.

Apesar do bom momento no começo do ano, o BYD Seal (213) não conseguiu recuperar o ritmo anterior e ficou em 5º lugar. Isso já ameaça sua 3ª colocação no acumulado do ano, com o BMW Série 3 se aproximando. O Chevrolet Cruze mostra que está quase para encerrar as vendas de vez, após emplacar 84 unidadese aparecer na 8ª posição. A produção em Santa Fe (Argentina) foi finalizada em dezembro e, desde então, tanto o sedã médio quanto o hatch Cruze Sport6 estão vendendo as unidades restantes.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Toyota Corolla 2.400 -22,7% 13.313
BMW Série 3 492 9,1% 1.866
Nissan Sentra 467 22,9% 2.011
Volkswagen Jetta 236 -13,9% 1.279
BYD Seal 213 -24,7% 1.912
Mercedes-Benz Classe C 115 1,8% 499
Honda Civic 113 -22,1% 591
Chevrolet Cruze 84 -27,6% 678
Mercedes-Benz CLA 76 7,0% 312
10º Audi A5 36 50,0% 136
11º Audi A3 Sedan 29 -14,7% 182
12º BMW Série 2 27 -20,6% 119
13º BMW i4 6 100,0% 28
14º BMW Série 4 5 -50,0% 55
15º Caoa Chery Arrizo 6 2 -33,3% 24
16º JAC E-JS7 2 0,0% 11
17º Hyundai Ioniq 0 --------- 3
Porsche Panamera S E-Hybrid 2022

Porsche Panamera S E-Hybrid 2022

No segmento dos sedãs grandes, o Porsche Panamera ainda não dá moleza para ninguém e emplacou 56 unidades, chegando a 170 veículos vendidos desde janeiro. Meio apagado este ano, o Taycan cresceu 366% ao registrar 14 unidades, o que parece ser muito, mas o sedã elétrico está com somente 58 unidades vendidas este ano. O Honda Accord (16) ainda tem um bom ritmo e está bem à frente do rival Toyota Camry (2).

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Porsche Panamera 56 9,8% 170
Audi A4 21 110,0% 60
Honda Accord 16 23,1% 100
Porsche Taycan 14 366,7% 58
Lexus ES 8 0,0% 45
BMW i5 4 33,3% 14
Toyota Camry 2 -60,0% 21
Mercedes-Benz Classe E 2 0,0% 13
BMW Série 5 1 --------- 9
10º BMW i7 0 -100,0% 12
11º BYD Han 0 -100,0% 26
Envie seu flagra! flagra@motor1.com