Já dirigimos: VW Golf R é o hot hatch feito para adultos
Um conjunto equilibrado, motor 2.0 turbo de 320 cv e confortável quando precisa
Observar a mudança das folhas na primavera nunca é algo velho, principalmente para este garoto da Flórida. E sem dúvidas, um dos melhores lugares para ver isso acontecer nos Estados Unidos é na icônica Blue Ridge Parkway. A estrada sinuosa se estende por 750 km da Carolina do Norte até a Virgínia e, além do cenário absolutamente deslumbrante, é uma das melhores estradas que você encontrará ao leste do Mississipi.
E você pode apreciar essa estrada sinuosa e a bela mudança de coras da Parkway em qualquer carro, mas o Volkswagen Golf R 2022 torna isso um pouco mais vívido. Com um motor potente, dinâmica impressionante e um belo visual, este hot hatch tem as peças certas para se destacar, principalmente em linha reta.
Potência que impressiona
O Golf R usa um motor 2.0 turbo com a maior potência da categoria, com 320 cv e 40,8 kgfm de torque. Esses números representam um grande salto em relação aos 292 cv e 38,7 kgfm do anterior e tornam o Golf R mais potente que o Honda Civic Type R (ainda na geração anterior) e o Hyundai Veloster N por uma boa margem. O torque aparece a 1.900 rpm com o câmbio manual de 6 marchas (2.000 rpm com o DSG), enquanto chega aos 96 km/h em apenas 4,7 segundos.
O Golf R larga com entusiasmo impressionante, com sistema de tração integral 4Motion e pneus 235/35 se agarrando ao asfalto frio e úmido da Blue Ridge Parkway. A força inicial é incrível e vai te empurrar e os demais passageiros contra os bancos. Mas o que é ainda melhor é quão bem o Golf R mantém essa força até seu limite de rotação, sempre enérgico.
Esse conjunto pode ter dois tipos de câmbio bons, mas não ótimos: o manual de 6 marchas e o dupla embreagem de 7 marchas. O manual tem engates longos e um pouco bobo, o que torna menos atraente que o quase-perfeito do Honda Civic Type R. E a opção de dupla embreagem do Golf não é tão legal quanto no Veloster N.
Diluição dinâmica
O mais decepcionante é que o Golf R não tem o mesmo fascínio do Type R ou do N nas curvas. A direção com relação variável, como na maioria das versões, adiciona mais ou menos peso dependendo do modo de condução selecionado, sendo o Race o mais pesado. A diferença, porém, é que o motor da direção elétrica também se ajusta dependendo de quão rápido o devagar o carro está ou o quanto você está exigindo do carro.
Então, ao andar por um estacionamento no Normal, por exemplo, a direção parecia extremamente leve, respondendo aos movimento de baixa velocidade e permitindo que faça isso com apenas um dedo. Uma vez na Parkway e no modo Race, a configuração adicionou mais peso para dar conta do estilo mais agressivo.
O problema é que este peso adicional não era comunicativo com o que passava pelas rodas. O volante apenas ficou mais pesado e nos deu uma prévia do que acontecia, apenas. As babás eletrônicas claramente lidaram com maior parte do trabalho, enquanto eu sentia como se estivesse jogando video-game, desejando a comunicação do Civic e do Veloster a cada curva.
Isso não quer dizer que o Golf R não tenha uma compostura excepcional, ele tem. O Dynamic Chassis Control (DCC) e os amortecedores adaptativos são de série nessa linha 2022, o que significa que as 4 rodas do Golf R trabalham com muita precisão.
Os braços de controle e as barras estabilizadoras são 10% mais firmes que o Golf anterior, o que significa que a rodagem é mais firme, mas também ajuda no controle da carroceria nas curvas mais fechadas que a Carolina do Norte nos oferece. E embora o Golf R tenha tração integral, o novo diferencial traseiro pode enviar 50% do torque para as rodas traseiras e 100% para uma das rodas se necessário para um desempenho mais equilibrado e com melhor sensação de controle.
Design fino e muita tecnologia
Visualmente, este carro ainda é um Volkswagen. A marca mantém, como a Porsche faz, as linhas básicas vivas mesmo em uma nova geração, enquanto adiciona recursos como novos faróis com uma barra de luz na grade, um spoiler traseiro e algumas opções de rodas - incluindo as belas 19" deste carro. Em geral, o Golf R permanece reconhecível, uma decisão inteligente e simples da VW.
Por dentro, o design é clássico da VW, com bons materiais como couro e metais, bancos esportivos em couro Nappa e recursos de iluminação divertidos, com 30 opções. Quase tudo ao seu alcance tem toque premium, o que não pode ser dito de alguns concorrentes diretos do Golf R, como os próprios Honda e Hyundai.
O novo sistema de segurança ativa IQ.Drive é item de série com o câmbio DSG, que inclui piloto automático adaptativo de longa distância, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego traseiro e mais. E tudo funciona muito bem na estrada, mantendo o Golf R centrado na pista e em um ritmo constante atrás do veículo da frente.
Mas algumas das outras tecnologias ficam abaixo do esperado. Adotando a interface complicada do ID.4, o Golf R usa um painel de instrumentos digital de 10,3" e uma tela sensível ao toque de 10" com um conjunto de botões capacitivos difíceis de usar. Raramente respondem ao primeiro toque e são difíceis de achar enquanto dirigimos, enquanto o plástico preto brilhante de alguns pontos marcam com facilidade ao toque.
Além disso, funções simples, como ativar o aquecimento dos bancos ou ajustar o ar-condicionado, exigem no mínimo três toques na tela. Pelo menos o Apple CarPlay e Android Auto sem fio são de fábrica, o que significa que você evitará alguns dos elementos dessa interface, se desejar.
Onde o Golf R supera seus concorrentes com facilidade é no conforto. Selecionar o modo Normal suaviza a suspensão para níveis confortáveis, assim como a direção e refina o motor com um ronco dócil. Além disso, os bancos em Nappa são bons, com aquecimento e ventilação, com apoio perfeito do corpo nas laterais e confortável para longas viagens. Este é o mais usável dos hot hatches.
Alô, VW do Brasil! Sou uma boa...
O VW Golf R 2022 é um dos hot hatches mais baratos dos Estados Unidos. É também o mais potente e vem com diversos equipamentos de série como os amortecedores adaptativos, bancos em Nappa, painel digital e os assistentes de condução. Seus concorrentes por lá são os Mini Cooper John Cooper Works GP, Honda Civic Type R (anterior ainda) e o Hyundai Veloster N.
Para mim, Civic Type R e o Veloster N são melhores para uma condução dinâmica mais extrema - e mais divertidos se colocados na mesma condição. Vale lembrar que tivemos o Golf GTI no Brasil e foi um dos mais procurados esportivos do nosso mercado e ainda teremos o novo Civic Type R e o Corolla GR por aqui em 2023. Alô, VW do Brasil!
O VW Golf R ainda tem uma dinâmica impressionante, estiloso sem exageros e confortável em seu modo mais dócil de uso. Como sempre foi, o novo Volkswagen Golf R se mantém um hatch maduro do grupo - o que é bom.
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