Não há mais como negar que as scooters estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. O preço é um pouco maior que o de uma moto tradicional equivalente, mas a praticidade do câmbio automático e dos espaços para levar as coisas do dia-a-dia vencem no final das contas. Isso sem contar que é muito mais rápido e cômodo que depender do transporte público.
No entanto, a barreira do preço ainda está lá e está cada vez mais difícil superá-la. Por enquanto, as scooters de entrada ainda têm papel fundamental neste momento do mercado brasileiro à medida que elas servirão de porta de entrada de muitos condutores no mundo das duas rodas.
![Honda Elite 125 - Traseira em diagonal](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Na Honda, quem vende mais é a PCX, mas a mais barata é essa aí das fotos: a Elite 125. Enquanto o modelo de entrada da marca custa R$ 10.850 sem contar o frete, a PCX mais barata não sai por menos de R$ 14.260 na versão CBS, também sem frete. E, nessa comparação, nenhuma tem ABS nem chave presencial. Então, quem leva a Elite para casa ao invés da PCX está abrindo mão de muita coisa? Já adianto: não.
O que a Honda Elite 125 traz de série?
A lista de equipamentos de fábrica da scooter mais barata da Honda no Brasil não é tão enxuta quanto se imagina. A moto tem painel de instrumentos digital com tela de LCD, marcador de combustível e relógio, freio de estacionamento, rodas de liga leve, cavalete central, acionamento combinado para os freios, faróis em LEDs, porta-trecos no escudo frontal e um porta-capacetes sob o assento.
![Honda Elite 125 - Guidão e painel](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Na ciclística, tem o chassi convencional de scooter e a vantagem do assoalho plano, que permite embarcar na moto com maior facilidade ou até mesmo levar pequenos itens no ganho afixado no escudo. A dianteira tem roda de 12 polegadas calçada por pneu de medida 90/90, freio a disco de 190 mm de diâmetro e garfo telescópico com 90 mm de curso.
Já a traseira tem um conjunto motor balança, o mais usado por scooters e que utiliza o conjunto motriz como parte estrutural da balança traseira. Ele traz amortecedor único com 70 mm de curso para controlar a roda traseira de 10 polegadas com pneu 100/90. O freio traseiro usa tambor de 130 mm de diâmetro. Com 772 mm de altura de assento, é relativamente baixa e amigável para quem está começando. A Honda declara um peso a seco de 104 kg para a Elite 125 e seu tanque de combustível acomoda até 6,4 litros.
![Honda Elite 125 - Iluminação frontal](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Honda Elite 125 - Assoalho](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
![Honda Elite 125 - CVT](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Falando em combustível, a scooter mais barata da Honda roda apenas com gasolina, que adentra o monocilíndrico de 124,9 cm³ arrefecido a ar por meio de injeção eletrônica. Ele é capaz de entregar 9,34 cv de potência 7.500 rpm e 1,05 kgfm de torque a 6.000 rpm. O câmbio é o tradicional automático CVT.
Como anda?
Se você está na dúvida entre PCX CBS e Elite na Honda, aqui vai o sumário executivo do que você abre mão ao escolher a mais barata: start/stop, rodas maiores, 3,7 cv de potência, 0,4 kgfm de torque, tomada 12V, odômetro parcial, porta-trecos fechado na dianteira e um pouco de espaço sob o banco. É isso.
![Honda Elite 125 - Chave e porta-trecos frontal](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Mas se o seu uso da scooter vai se concentrar na cidade mesmo, a Elite cumpre esse papel melhor. Menor e mais leve, é muito ágil no anda e para do trânsito e passa em qualquer espacinho deixado entre os carros sem preocupações. A minha preocupação mesmo eram os porta-trecos sem tampa. Deixei celular, carteira e documentos por lá e nenhum caiu, mesmo nos buracos. Mas se chover é melhor não contar com eles. Há drenos para evitar o acúmulo de água, mas nada que a impeça de entrar.
Mesmo com a potência e o torque menores, a Elite 125 arranca com ímpeto por conta do peso menor e da roda pequena atrás. Se eu falar que arranquei num farol e a roda da frente quis sair do chão vocês acreditariam? Eu também não, se não tivesse acontecido comigo. Particularmente, no meu uso urbano onde a moto quase nunca para, exceto em faróis, até preferi a ausência do start/stop da PCX, que atrapalha um pouco nas paradas mais rápidas.
![Honda Elite 125 - Painel LCD](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Aí a lógica ditaria que a Elite iria acabar gastando mais combustível, certo? Errado. No meu uso urbano, a PCX não passou de 37 km/l. A Elite cravou 43,2 km/l. E olha que ainda peguei estrada, algo que não recomendo com a 125 da Honda, pois há um limitador eletrônico a 95 km/h e você fica a mercê dos caminhões e com "cabo enrolado" o tempo inteiro.
Se o desempenho da pequena Elite já estava agradando, onde ela realmente me surpreendeu foi no acerto de suspensão. Ainda é uma moto de entrada, então não há um grande refinamento. Usando civilizadamente, porém, é até confortável na buraqueira. É até melhor que a própria PCX neste sentido. Sem pancadas nas costas pela suspensão traseira nem trancos secos de fim de curso na dianteira. Mesmo em seu limite de velocidade, não se mostrou instável.
![Honda Elite 125 - Amortecedor traseiro](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Claro que há alguns sacrifícios para o preço menor. Senti bastante falta do odômetro parcial para ficar de olho na autonomia. Afinal, o marcador de combustível não é dos mais precisos: acusou reserva ainda com 3 litros no tanque. Outro exemplo é a pedaleira do garupa, que não é retrátil, apenas uma peça plástica moldada nas carenagens da moto. Por último, o farol baixo, mesmo sendo de LED, não tem um facho muito forte. É melhor que um halógeno, mas não muito.
![Honda Elite 125 - Dianteira em diagonal](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Conclusão: fique no feijão com arroz
Está começando a dirigir moto agora e está na dúvida entre e Elite e PCX? Ao menos que você faça questão de freios ABS, a moto mais barata é melhor. O equipamento aparece apenas a partir PCX ABS que custa R$ 15.280 sem frete. Para quem procura apenas um meio de transporte, a Elite se mostra uma base mais do que adequada para a tarefa de mobilidade urbana, até com algumas vantagens em relação à irmã maior, a PCX CBS. Nesse caso, fique no feijão com arroz bem feito e seja feliz.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Honda Elite 125 2022