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Ferrari 296 GTB: testamos o novo híbrido V6 de Maranello

Após quase 50 anos, um motor de 6 cilindros está de volta em uma Ferrari, mas não é apenas nostalgia

Ferrari 296 GTB: testamos o novo híbrido V6 de Maranello
17:14

O motor V6 está de volta em uma criação de Maranello e isso não acontece há quase meio século. Mas se você acha que é apenas um pouco de nostalgia, está enganado. A nova Ferrari 296 GTB é fortemente projetada em direção a um futuro tecnológico, mas emocional, e aqueles que já o rotularam como a "pequena SF90", é melhor pensar novamente.

Na verdade, o termo "downsizing" nunca será usado neste teste porque não há realmente nada de downsizing, exceto talvez as dimensões gerais. A 296 GTB é uma Ferrari muito compacta e leve, sem mencionar o fato de ser o primeiro carro esportivo híbrido plug-in de Maranello com tração traseira e que é capaz de fornecer um total de 830 cv de potência.

Dado o potencial em jogo, a Ferrari nos levou à Andaluzia, com suas formidáveis estradas e um circuito com uma linha reta para passarmos dos 280 km/h e testar minuciosamente a chegada da nova machina mais famosa do mundo. Pronto para ligar os motores?

Exterior

Pessoalmente, a 296 GTB é surpreendente por suas dimensões verdadeiramente compactas, mas também conquista você com o refinamento de suas linhas que vão da eficiência ao dinamismo, passando por importantes referências ao passado.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

De fato, parece que o Centro de Estilo da Ferrari redefiniu os limites do conceito de berlinetta com motor de médio porte. A arquitetura em forma de viseira da cabine se encaixa bem na parte frontal polida e afilada, onde se destacam os faróis em forma de lágrima, com a grade de boca única no centro que dá espaço na parte inferior para uma barbatana de carbono suspensa, claramente derivada da Fórmula 1.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Ainda sobre o tema das corridas, mas de outra época, a referência à fabulosa 250 LM é clara quando se vê a parte de trás da 296 GTB. A traseira truncada, os largos arcos de roda e a distinta coluna "B" tornam esta visão da GTB única, e o assunto se intensifica quando os lanternas obviamente em LED entram em cena.

Em um contexto tão atencioso, a saída de escape central acrescenta um toque de malandragem, com seu posicionamento deixando mais espaço para o lado para as grades de resfriamento e, logo abaixo, para o extrator. Finalmente, o desenho das rodas é bastante escultural, mas a massa é aliviada pela presença do conjunto opcional de rodas de fibra de carbono que oferecem uma redução de peso de 8 kg.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Interior

Além da já elogiada ergonomia, a cabine da 296 GTB utiliza a mesma interface da SF90 Stradale, com a instrumentação digital do motorista quase totalmente controlada por um botão de toque, enquanto o passageiro pode variar as opções à sua frente através de uma tela que é clara e intuitiva de usar.

O design interior é minimalista, mas rico em acabamentos de qualidade, com várias referências ao passado, tais como a reprodução impressionante da grade da caixa de câmbio cromada, agora dedicada à configuração da caixa de câmbio DCT.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Ao volante

A Ferrari 'definitiva', rápida e utilizável, realmente existe agora? Talvez, mas o que é impressionante sobre a 296 GTB é a velocidade com que o motorista consegue lidar com um supercarro esportivo de tração traseira creditado com - repetimos - impressionantes 830 cv.

Se, no entanto, suas especificações técnicas permanecem impressionantes mesmo quando você as lê pela segunda vez, a naturalidade com que você pode ir muito mais do que "rápido" é ainda mais desconcertante. Isto se deve a uma mistura de características que tornam seu manuseio divertido: um baixo centro de gravidade, baixo peso (1.470 kg no Assetto Fiorano, 59,5% no eixo traseiro), balanços reduzidos e ergonomia que permite estabelecer imediatamente uma ligação física e duradoura com a direção e os pedais.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

A progressão do motor na pista torna desnecessário querer aqueles dois cilindros extras, com um som que não consegue imitar os V6s de corpo de borboletas individual do passado, mas que ainda assim satisfaz com intensidade e alma. Não há nenhuma incerteza na entrega e o contador de rotações não se desprende por um momento, com a caixa de 8 velocidades DCT que, como no SF90, é perfeitamente compatível com este trem de força híbrido plug-in.

E, a propósito, o motor elétrico MGU-K2 contribui com 167 cv (ou 122 kW, se preferir) ao mágico 830 cv mencionado acima, alimentado por uma bateria soldada a laser de alta tensão de 80 células, localizada na base do piso com capacidade de 7,45 kWh.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

No caminho, o pico de 830 cv de potência durou toda a nossa sessão, conduzido com o e-Manettino em Qualify e o clássico Manettino em CT-OFF. Se, em vez de desempenho, o foco estiver na autonomia, então vale a pena mudar de Qualify para Desempenho, com a vida útil da bateria aumentando, enquanto a diferença de energia negativa, dependendo das condições de direção, será no máximo 40 cv a menos.

Em qualquer caso, o sistema de frenagem estará sempre acima das expectativas e isto é graças à estreia de um novo sistema, que intervém a partir do mapa Corrida. Graças ao EVO ABS, você poderá aplicar os freios com precisão mesmo nas curvas, algo que é muito raro em um carro de estrada.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Uma vez abandonada a pista em favor da estrada, a grande usabilidade da 296 GTB assume, sugerindo que, mesmo com o mapa Híbrido, esta Berlinetta vai excitá-lo, e assim acontece.

Com um ritmo cauteloso, a faixa elétrica está sempre na crista da onda, prolongando a saída do trem de força e melhorando o consumo de combustível, sem mencionar o fato de que dirigir através de áreas construídas em silêncio total em uma Ferrari provou ser tão incomum quanto gratificante.

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Curiosidade

Embora já tenha passado algum tempo desde que ouvimos falar de um V6, isso não significa que este trem de força nem sempre tenha sido um dos "cavalos de batalha" da Ferrari.
De fato, em Maranello, o V6 reivindicou o papel de estrela já em 1957 na Dino 156 F2, naquela época em uma configuração de 65°. Então, nos próximos anos, o V6 continuou a estar presente na Ferrari em quase todos os lugares, na estrada com a Dino 246 GT, na pista com inúmeros esportistas e monopostos e até no Rally, graças ao Lancia Stratos, famoso por usar motor Ferrari.

E hoje, a tradição continua a partir de 1973, quando o motor V6 deu lugar ao de 8 cilindros, e com a 296 GTB ele o faz abrindo fisicamente até 120°, para poder acomodar os dois turbos IHI dentro do V. Dos 830 cv que o GTB pode ostentar, 663 cv vem deste eficiente motor de combustão interna que - no papel - já é mais um recorde, dado sua relação de 221 cv/litro. Em resumo, um retorno ao V6... para os livros dos recordes!

Foto - Ferrari 296 GTB, la prova su strada

Preço

A lista de acessórios é sempre uma atração fascinante para qualquer cliente potencial da Ferrari, e a 296 GTB não é exceção, com os extras opcionais do carro sendo divulgados através da placa específica visível ao abrir (o grande) porta-malas frontal.

Sem considerar as opções, os preços italianos para a Ferrari 296 GTB começam em 269.000 euros, enquanto que se você quiser o Assetto Fiorano a barra é aumentada para 302.000 euros. A diferença é justificada por um equipamento específico, orientado à pista (-15kg no peso total), melhorado em meio segundo na volta rápida de Fiorano, novamente com referência ao padrão 296 GTB.

O pacote Assetto Fiorano inclui amortecedores Multimaticor de ajuste fixo, molas de titânio, apêndices de fibra de carbono de alta carga no pára-choque dianteiro que oferecem até 10 kg a mais de downforce e, entre outras otimizações, uma pintura especial inspirada nos 250 Le Mans está disponível apenas para esta variante.

Galeria: Ferrari 296 GTB, teste especial do Motor1.com

Ferrari 296 GTB

Comprimento e entre-eixos 4.565 mm
Largura 1.958 mm
Altura 1.187 mm
Peso 1.470 kg (Assetto Fiorano)
Motor 3.0L - V6 Biturbo - 120° - Carter secco
Potência e torque 830 cv combinado (663 cv térmico)
Torque máximo 740 Nm (75,5 kgfm)
Motor elétrico 122 kW (167 cv)
Transmissão Câmbio F1 DCT com 8 marchas
Aceleração 2,9 segundos
Velocidade Máxima 330+ km/h
Bateria 7,45 kWh - 80 células
Preço de entrada 269.000 euros (R$ 1.488.915)
Envie seu flagra! flagra@motor1.com