A Ferrari apresenta o seu futuro no automobilismo além da Fórmula 1 com o 296 GT3, versão para as pistas da 296 GTB e que irá suceder a 488 GT3. Assim como a variante para as ruas, terá um motor turbo de seis cilindros e competirá não só no FIA GT3, como no IMSA.

A 296 GT3 será o retorno de um motor central de seis cilindros da Ferrari ao mundo do motorsport. Assim como a 246 SP, a 296 GT3 terá um V6 turbo com cilindros em um ângulo de 120°. Construído para atender as necessidades das "equipes, pilotos profissionais e 'gentlemen drivers'", o esportivo foi desenvolvido nos mínimos detalhes para atender as novas regras da FIA para a categoria GT3.

Galeria: Ferrari 296 GT3

Como dissemos, o coração da 296 GT3 será uma versão de corrida do mesmo motor usado no modelo de rua. É um V6 com turbocompressores posicionados dentro do "V", o que traz benefícios em termos de centro de gravidade e peso. A motorização foi modificada para reduzir o consumo de combustível ao máximo possível sem sacrificar a performance - uma das medidas foi o alternador, que está acoplado à caixa de transmissão, para deixar o sistema mais compacto.

O motor é combinado a uma nova transmissão desenvolvida especialmente para o carro de corrida. A caixa incorpora uma embreagem monodisco de atuação eletrônica e com seis marchas. O volante tem paddle shifters, entregando uma nova forma de trocar as marchas comparado com o seu antecessor.

O que deve ter trazido mais trabalho durante o desenvolvimento foi a aerodinâmica. Para atender as regras de GT3 da FIA, a carroceria precisa gerar 20% mais downforace do que o modelo anterior da Ferrari na categoria. Outro destaque no novo esportivo é o cockpit, que oferece visibilidade e acessibilidade para os pilotos, sendo desenhado do zero com a opinião dos pilotos da fábrica e clientes do automobilismo.

O primeiro conceito do projeto que daria origem ao 296 GT3 foi apresentado no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ferrari em 2020, quando as primeiras simulações foram divulgadas. Agora em sua fase final de testes, a máquina já completou dezenas de milhares de quilômetros em Fiorano, onde está a pista de desenvolvimento da marca. A sua estreia acontecerá nas 24 Horas de Daytona de 2023, em janeiro.


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