Quando foi apresentado em 2007, o BMW Série 1 Coupé homenageou o lendário 2002 de muitas formas. Dinâmica envolvente, carroceria de 2 portas e proporções que dão agilidade. Mas a substituição pelo Série 2 em 2014 o deixou um pouco mais estéril e desinteressante, exigindo um salto para o esportivo M2 para ter um pouco mais de diversão.
A boa notícia é que o BMW Série 2 2022 volta a ter um bom desempenho, mesmo como um cupê de entrada da marca, com uma dirigibilidade rápida e um motor que servem como resposta a qualquer um que duvide da capacidade da BMW moderna de fazer um carro que se envolva com o motorista. Tem até um belo design, com toques inteligentes que remetem ao compacto original dos anos 1960 e 1970. Os purista irão reclamar da ausência do câmbio manual e da tração integral no M240i, mas ele encontra uma maneira de misturar os bons atributos da BMW moderna, com dinâmica apropriada aos seus antecessores.
Embora sua grade dianteira não seja tão imponente (e polêmica) que as do Série 4, Série 7 ou X7, o BMW Série 2 tem seu estilo. Antes de tudo, é a primeira BMW de produção em décadas a não ter os dois elementos de luz nos faróis, guardando projetores simples em caixas triangulares. É uma forma de voltar no tempo, antes dos faróis quadruplos que se tornaram padrão na BMW. As proporções também lembram outras lendas da BMW, como a linha de cintura acima dos para-lamas dianteiros e traseiros remetem ao 2002 Turbo, assim como a linha dianteira inclinada.
Mas o Série 2 ainda segue bastante o DNA de design da BMW moderna, com vincos afiados e um capô volumoso. As aberturas nas laterais dos parachoques se diferem entre as versões: chamativas no M240i, mais discretas no 230i. Na traseira, cortes geométricos na parte inferior do parachoque, bem incomuns. A mistura entre o clássico e o moderno funciona bem, dando ao Série 2 uma bela postura e um visual bem resolvido. As exceções são as lanternas, desnecessariamente complexas, com um uso excessivo do preto brilhante e que as deixam maiores do que realmente são.
Por dentro, a BMW criou uma cabine que remete ao Série 3. O sistema multimídia está na parte superior do painel e voltada ao motorista, com um seletor do iDrive no console central. O Série 2 destaca os elementos de design conhecidos de outros modelos da marca, com detalhes como o couro preto com costura azil, assim como a iluminação ambiente até nas portas - e pode ser configurado nas três cores da BMW M, se quiser.
Com 96,7 cm de espaço para cabeça e 106,2 cm para as pernas, a dianteira é razoavelmente espaçosa para a maioria das pessoas, embora os bancos esportivos estreitos passem uma sensação de aperto após algumas horas. Na traseira, a história é diferente. Como na maioria dos cupês, o espaço para as pernas é apertado, com 82 cm, e o espaço para a cabeça reduz para 88 cm, 5,8 cm menos que a geração anterior com duas portas. Parece que a BMW prefere que você compre o Série 2 Gran Coupé, com tração dianteira, se tiver mais passageiros para levar.
Em vez disso, o Série 2 Coupé é mais adequado para transportar duas pessoas a locais distantes, de preferência aqueles que se encontram ao final de uma estrada estreita e cheia de curvas. Além dos modelos M, nenhum BMW recente se sentiu tão bem quanto o M240i que dirigimos nas montanhas ao redor de Thermal, na Califórnia. O coupé é delicioso nessas estradas, com crédito especial ao motor 3.0, 6-cilindros em linha, que fica sob o capô esculpido. Produz 340 cv e 51 kgfm de torque, com pouco turbo lag e curva de torque plana, que proporcionam um bom desempenho em quase todas as rotações, e o câmbio automático de 8 marchas faz um bom par aqui.
A BMW estima que o M240i vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com o belo ronco do 6-cilindros acompanhado do assovio do turbo pelo escape. Nos modos Sport e Sport Plus, o Série 2 é excitante, com respostas de acelerador afiadas até demais no modo Normal, mas muito bom se você gosta de dirigir. Por falar em acelerar, nosso carro estava equipado com um sistema de refrigeração de alta performance, que custa US$ 2.400 nos Estados Unidos, com radiador de óleo, ventoinha do motor mais potente e pneus mais esportivos.
O conjunto de motor e câmbio pode ser um dos pontos altos, mas o restante do M240i é muito bom também. A suspensão equilibra magistralmente o conforto em uma estrada mais acidentada com um excelente controle de carroceria em curvas, e o sistema de tração integral xDrive te dá aderência, mesmo que tenha errado a entrada da curva. São 2.740 mm de entre-eixos, ou 110 mm a menos que o Série 4, o que dá ao M240i mais agilidade que seu irmão maior (mesmo que seja 50 mm maior que o cupê atual).
Na verdade, o Série 2 pode te assustar se não estiver esperando suas respostas rápidas - não tem a traseira viva, mas o novo cupê da BMW é mais "brincável" que os outros modelos da marca. Os freios M Sport, de série no M240i, ajudam a segurar as coisas, com um pedal responsivo e firme, que transmite confiança. A direção rápida também é um trunfo, ajudando o atento motorista e manter a dianteira apontada na direção certa. Infelizmente, a direção elétrica ainda tem pouca sensibilidade, como a maioria dos BMW produzidos desde 2012.
Por mais ágil e agradável que seja em uma pista cheia de curvas, o BMW M240i também é agradável no uso diário. Ajuste o carro para o Eco Pro ou Comfort e todos os sistemas ficam consideravelmente mais suaves, com direção mais leve, uma condução mais fácil e respostas mais suaves no acelerador que torna o uso no trânsito mais fácil e suave (e um pouco lentas...). As colunas mais finas aliviam a ansiedade ao rodar na cidade, dando ao motorista uma boa visão em todas as direções. O conforto ao rodar em estradas abertas também é bom, absorvendo grandes buracos com um murro silencioso e passando pelos menores quase que totalmente quieto.
Graças ao estofamento opcional em couro, ao suporte de lombar ajustável, volante e bancos dianteiros aquecidos, head-up display, painel de instrumentos digital e assistências de condução, o Série 2 que dirigimos foi quase um viajante completo. Não temos certeza o quanto de conforto sacrificaríamos ao não optar por estes opcionais, mas como equipado, o BMW é bastante confortável (desde que você esteja nos bancos dianteiros).
Nos Estados Unidos, o BMW 230i, apenas com tração traseira, começa em US$ 37.345, enquanto o M240i xDrive já sobe para US$ 49.545. Entretanto, equipado com os bancos em couro (US$ 1.450), o pacote premium de US$ 2.750 e o pacote de assistências ao motorista de US$ 1.450, assim como a cor Thunder Night (US$ 545) e outros pequenos itens, nosso carro custa US$ 59.645. Não há como negar que é bastante dinheiro para um carro compacto que não seja um BMW M. Por lá, ele se vê perto de modelos como o Mercedes-AMG CLA 45 de US$ 56.950 e do novo Audi RS3, provavelmente abaixo dos US$ 60.000.
Consideramos deixar alguns itens de lado, como o pacote escurecido, já que o M240i já tem um belo acabamento cinza na grade e retrovisores. O pacote de refrigeração de alto desempenho também pode ser dispensado, principalmente pelos que moram em climas mais amenos ou que não irão para as pistas. No fim, o M240i com alguns equipamentos mais essenciais custa US$ 56.845.
Pelo orgão local, o EPA, são 9,8 km/litro na cidade, 13,6 km/litro na estrada e 11,1 km/litro no misto. Assim, o cupê é rápido e tem até um bom consumo, se você precisa de algo mais racional para justificar sua compra. O Audi S3 2022 teve a mesma classificação na cidade e estrada, mas uma combinada de 11,5 km/litro, enquanto Mercedes-AMG CLA 35 marcou 9,3 km/litro na cidade, 12,3 km/litro na estrada e 10,6 km/litro no combinado.
Ainda assim, a melhor razão para comprar um carro nunca aparecerá em uma lista de razões ou na ficha técnica. A agilidade do M240i e o estilo que remete ao passado nos lembrou mais de uma vez a era dourada da BMW, quando o envolvimento com o motorista era mais importante que o estilo e tecnologias. Sim, seu eu interior irá implorar por um câmbio manual (o nosso fez isso...), mas de outras formas significativas, o BMW M240i é um carro esportivo compacto, agradável e satisfatório.
Produzido no México, o BMW Série 2 Coupé deve chegar ao Brasil em 2022. A marca deverá apostar ao menos na M240i xDrive, mas não espere algo barato: o BMW M235i Gran Coupé custa R$ 398.950, com a tração xDrive, enquanto o M440i Coupé está etiquetado em R$ 609.950. Ao menos deveremos ter um pacote de equipamentos completo, não com opcionais como o testado pelos nossos colegas do Motor1.com EUA.
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