Não é a primeira vez que a Renault lança uma versão GT-Line do Sandero. Na verdade, desde a primeira geração que a marca francesa coloca um estilo esportivo no hatch e não foi diferente com a reestilização. Com os detalhes diferenciados, o Sandero GT-Line é oferecido com motor 1.6 e câmbio CVT e a testada aqui, 1.0 aspirada com o câmbio manual de 5 marchas.
Além do visual esportivo assinado pela Renault Sport, o Sandero GT-Line tem equipamentos a mais que o Sandero Zen 1.0, até então a versão mais completa com este motor, por R$ 2.500 a mais. Será que vale a pena? Veremos isso neste Prós e Contras com o Renault Sandero GT-Line 1.0 2021.
O Sandero GT-Line recebe alguns itens vindos do Sandero R.S., como o aerofólio traseiro, spoiler lateral e para-choque traseiro com difusor, além de rodas de 15" (as 16" das fotos são opcionais assim como os bancos). E isso chamou a atenção nas ruas e deu um estilo menos "simplório" ao hatch com motor 1.0 aspirado. É o único Sandero 1.0 com faróis de neblina de série.
Por dentro, a soleira com a inscrição Renault Sport, assim como os detalhes em azul no painel e os bancos com revestimento exclusivo o diferenciam dos demais. O acabamento em preto é item de série em todas as versões desde a reestilização.
Desde que apresentou a família SCe, elogiamos estes motores, seja o 1.6 ou o 1.0. No caso do Sandero GT-Line aqui testado, o "milzinho" é bastante valente apesar do tamanho do carros para seus até 82 cv e 10,5 kgfm de torque. É ajudado por um câmbio manual de 5 marchas com relações curtas, o que ajuda bastante na cidade, mas afeta seu consumo na estrada - sendo 9,6 km/l e 11,7 km/l, respectivamente, com etanol.
Vale também uma menção honrosa ao conjunto da suspensão. Conhecido como robusto no Sandero (e Logan), segue eficiente em filtrar o que passa no solo e com poucos barulhos mesmo nas piores situações. Não a toa que é um dos favoritos de motoristas de aplicativos e empresas em geral.
Mesmo não sendo o hatch compacto mais moderno do mercado, o Renault Sandero ainda se destaca pelo espaço interno. Ajudado principalmente pela largura e uma carroceria mais alta, leva os ocupantes com certo conforto tanto na frente quanto atrás. No porta-malas, capacidade de 320 litros, uma das maiores do segmento.
Apesar de reestilizado em 2019, o Renault Sandero sente o peso da idade em alguns pontos. O principal é o sistema de direção ainda eletrohidráulico, que apenas substitui a função de girar a bomba hidráulica do motor para um motor elétrico. É mais pesado que o sistema elétrico e menos refinado no uso. Outro ponto é o acabamento que, apesar de feito com plásticos bem encaixados e de boa qualidade, não passam uma boa impressão.
Quando reestilizado, o Sandero recebeu os 4 airbags como item de série em todas as versões. Seria perfeito se os controles de tração, disponíveis para as versões com câmbio CVT e para o esportivo R.S, estivessem disponíveis ao menos como um pacote opcional para as versões com motor 1.0, como a Hyundai faz com o HB20, por exemplo. A plataforma permite o equipamento, basta a Renault querer
A Dacia já apresentou a nova geração do Sandero na Europa. O que isso tem a ver com o nosso? Tudo, afinal tudo indica que a Renault já trabalha na versão local do hatch (e do sedã Logan), com um porém: eles devem mudar de nome, ficar mais refinados e há chances de conviverem com os atuais. Mas é algo que vamos saber apenas em 2021 ou 2022.
Fotos: Leo Fortunatti (Motor1.com)
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm³, duplo comando variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 79/82 cv a 6.300 rpm / 10,2/10,5 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de cinco marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve de 16" com pneus 195/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS e EBD |
PESO | 1.035 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.070 mm, largura 1.730 mm, altura 1.520 mm, entre-eixos 2.590 mm |
CAPACIDADES | Porta-malas 320 litros; tanque 50 litros |
PREÇO | R$ 64.090 (R$ 64.990 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Renault Sandero 1.0 MT5 | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,8 s | |
0 a 80 km/h | 9,8 s | |
0 a 100 km/h | 14,5 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em 3a | 13,5 s | |
80 a 120 km/h em 4a | 14,2 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,9 m | |
80 km/h a 0 | 25,2 m | |
60 km/h a 0 | 14,2 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 9,6 km/l | |
Ciclo estrada | 11,7 km/l |
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