O Grupo Volkswagen inverteu a ordem de apresentação de seus novos hatches médios na atual geração. Desta vez, o Audi A3, que havia sido o responsável por estrear a plataforma MBQ no modelo anterior, ficou por último: chegou depois do VW Golf 8 e dos seus primos Skoda Octavia e Seat León. A quarta geração do hatch médio da Audi era para ter sido uma das estrelas do Salão do Genebra. Mas, como a mostra acabou não ocorrendo por conta da pandemia da Covid-19, felizmente agora nossos colegas do Motor1.com Alemanha conseguiram dirigir o novo A3 Sportback 2020.
Como seus pares de plataforma, o A3 perdeu a opção da carroceria de 3 portas - mas em compensação o novo A3 Sedan ficou ainda mais elegante. Ambos são esperados para venda no Brasil em 2021, como importados. A Audi já avisou que este será o último ano de produção do atual A3 Sedan em São José dos Pinhais (PR).
Do ponto de vista estético, os designers da Audi foram bastante conservadores, tanto que num primeiro olhar o novo A3 parece um velho conhecido (tamanha a semelhança com o modelo anterior). Um olhar mais atento revela que, no entanto, a carroceria ganhou um aspecto um pouco mais angulado. Sem dúvida, a parte que mais chama atenção é a enorme grade frontal, flanqueada por faróis de LED com formato irregular, tendo as pontas mais largas que o centro.
A traseira, por sua vez, parece ainda mais convencional, com um estilo que nos recorda aos mais recentes lançamentos da marca de Ingolstadt. Nossa unidade de testes está equipada com o acabamento S Line Edition, que inclui bancos esportivos (assombrosamente cômodos), e também veio com a pintura vermelha Tango Red Metallic, que deixa o conjunto inegavelmente atraente.
Por outro lado, as mudanças na cabine foram bem mais significativas. Com aspecto mais tecnológico e materiais de alta qualidade, além de uma montagem de primeira linha, o interior do novo A3 Sportback está à altura do esperado para um hatch premium.
Desde a instrumentação até o console central, tudo está mais orientado ao motorista do que, por exemplo, no BMW Série 1. A grande tela do sistema multimídia central, com 10,1", obrigou a Audi a reposicionar as saídas de ar para cima, sendo que elas cumprem sua função de refrigeração do ambiente a perfeição. Ademais, a ergonomia interior do novo A3 é mais interessante que a do Golf 8. Ao mesmo tempo, apreciamos os materiais de maior qualidade que no novo A1 Sportback. Ou seja, as sensações iniciais são bem positivas.
Uma grande diferença em relação ao Golf 8 é que, no Audi, os controles do sistema de climatização são feitos por meio de comandos físicos, algo que agradecemos. Fora isso, o volume do som agora se maneja mediante um comando sensível ao tato, o que requer um período de adaptação. Dito isso, é mais capaz que usemos os comandos do volante multifunções mesmo.
Em termos de espaço, os lugares traseiros são confortáveis e mais largos, no entanto, não há muita distância para as pernas dependendo da posição do banco da frente. Na verdade, a habitabilidade do hatch alemão não mudou muito, fundamentalmente porque o entre-eixos e a altura não mudaram em relação ao modelo anterior. O novo A3 cresceu apenas 3 cm, tanto em comprimento quanto em largura.
Tivemos uma hora para dirigir o novo A3 Sportback 2020. Usamos o modelo 35 TDI, a versão a diesel mais potente disponível por enquanto. Vem equipada com um motor 2.0 turbodiesel que entrega 150 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, associado a transmissão automatizada de dupla embreagem S-Tronic de 7 marchas.
Para andar, basta um toque no pequeno seletor do câmbio até a posição D (o sistema lembra o do novo Porsche 911). A primeira coisa que chama atenção é a carga tecnológica do hatch. Através da multimídia percebo um dado que me chama a atenção. Ele me mostra que o semáforo vai ficar vermelho em 26 segundos. Se eu circular a 50 km/h, posso chegar a este semáforo ainda no verde.
Desfrutar desta tecnologia é um opcional e devemos levar o pacote Audi Connect Navigation & Infotainment, que vem com o sistema de reconhecimento de placas de trânsito baseado em câmeras. Na Alemanha, além de Ingolstadt, apenas Düsseldorf oferece essa possibilidade. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, já há mais de 10.000 semáforos deste tipo espalhados pelo país.
Saio um pouco da cidade e pego uma estrada de mão dupla para experimentar a força do motor 2.0 TDI. A aceleração é progressiva, enquanto o câmbio S-Tronic faz seu trabalho de forma eficaz e discreta, ainda que falte um pouco mais de agilidade nas mudanças quando a gente resolve pisar fundo.
A resposta do chassi é acima da média, como esperado, mas se eu fosse um cliente do A3 Sportback estou certo que pediria dois opcionais imprescindíveis: a suspensão adaptativa, mediante o controle dinâmico de condução Audi drive select, e a direção assistida progressiva.
Com estes aliados, o A3 exibe qualidades de primeiro nível. Nos modos Comfort e Auto, a carroceria mostra solidez, ainda que o carro esteja equipado com enormes rodas aro 18". No entanto, ao ativar o modo Dynamic, apreciamos uma condução mais firme e precisa, sobretudo ao abordar as curvas. Uma magnífica base para os futuros S3 e RS3 que virão...
Quanto ao consumo, nosso breve contato de 70 km teve o computador de bordo mostrando uma média de 18,2 km/litro, um valor bem razoável - apenas um pouco acima da cifra oficial que diz a fabricante, segundo o ciclo de homologação WLTP.
Mesmo na Europa, o novo A3 Sportback não será para qualquer um. Na Espanha, por exemplo, esta versão 35 TDI tem preço inicial de 33.480 euros (o que equivale a mais de R$ 202 mil) e o pacote de itens de série é decepcionante. Para levar este pacote esportivo S Line Edition será preciso somar mais 3.350 euros e, para configurar o carro a seu gosto, a conta rondará os 40.000 euros (R$ 242.000), senão mais...
Previsto para 2021 no Brasil, o A3 de nova geração deverá receber o motor 1.4 TFSI flex para atuar em nosso mercado, como aconteceu com o novo Q3. Preços deverão ser compatíveis com o rival BMW Série 1, que hoje parte de R$ 179.950 com motor 1.5 turbo.
Audi A3 Sportback 35 TDI S tronic 2020
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