Ninguém discorda que a Toro foi a melhor sacada da Fiat nos últimos anos. Porém, havia um ponto contestável na estratégia da FCA: enquanto o Jeep Renegade estreou nas versões 1.8 com câmbio manual e automático, a picape ficava devendo uma opção de entrada com três pedais, dada sua maior vocação para o trabalho do que o SUV da Jeep. Agora na linha 2020, a "confusão" foi desfeita. A Toro enfim recebeu uma configuração com motor 1.8 e câmbio manual e o Renegade agora só tem versão automática.
Hora então de trocar as marchas da Toro 1.8 e ver as diferenças para o modelo automático.
A nova versão de entrada Endurance tem basicamente o mesmo acabamento da Freedom, exceto pela lista mais enxuta de itens de série. Como faz parte da linha 2020, já traz o para-choque dianteiro redesenhado, com uma espécie de "quebra-mato" embutido, e também a nova central multimídia com tela de 7" (opcional). O sistema é bem melhor que o antigo de 5", trazendo GPS nativo e ainda as conexões Apple CarPlay e Android Auto, além da câmera de ré e dos comandos do som no volante, justificando com sobras os R$ 3 mil cobrados à parte.
O outro pacote opcional, de R$ 3.500, agrega faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, iluminação da caçamba e retrovisores elétricos. Com todos os itens, o preço de R$ 94.990 salta para R$ 101.490. Achou caro? A Fiat também. Então há uma promoção no próprio site da marca que baixa esse valor de entrada para R$ 76.990 dando seu carro usado na troca - preço que, convenhamos, nos parece bem mais razoável para uma versão de entrada com câmbio manual.
O câmbio, em si, é o mesmo que equipava o finado Renegade 1.8 manual, com 5 marchas. A alavanca tem engates um pouco longos, mas precisos, e a embreagem tem peso mediano - parece leve no começo, mas cansa depois de umas horas de trânsito. No geral, a Toro é uma picape que se comporta como um Renegade no uso urbano, exceto na hora de estacionar. Apesar de comprida, ela não é exageradamente larga, tem a direção leve e a suspensão é bem calibrada, engolindo bem os buracos e segurando a rolagem da carroceria das curvas. Já o desempenho...
Bem, a Toro 1.8 nunca foi exemplo de agilidade. O câmbio manual melhora um pouco as sensações por colocar você no comando, mas, nos testes, revelou números piores do que a versão automática. A explicação pode estar na marcha a menos. Com 6 relações, a caixa automática tem as primeiras marchas mais curtas e as últimas mais longas, o que permite aproveitar melhor o motor. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, a manual precisou de 14,3 segundos, contra 13,9 s da automática.
Na estrada, a quinta marcha curta faz o motor 1.8 trabalhar a elevadas 3.500 rpm para manter os 120 km/h legais. O reflexo aparece no consumo, com médias também piores que no modelo automático: 9,2 km/litro no ciclo rodoviário e 6,1 km/litro no urbano, contra 6,5 e 9,6 km/litro da versão AT, sempre com etanol.
As respostas da Toro 1.8 manual mudam de acordo com o botão Sport. Sem ele, a picape fica com o ânimo de um urso no inverno, pesada e lenta. Basta apertar a tecla mágica que as coisas melhoram significativamente, com uma resposta de acelerador muito mais pronta. Eu diria até que o Sport deveria ser o modo Normal, e o Normal deveria ser rebatizado como Econômico. Também há a função stop-start para ajudar a reduzir o consumo. Mas o fato é que se trata de um motor defasado e economia de combustível não é seu ponto forte.
Enquanto o futuro 1.3 turboflex não chega (previsão é 2021), a Toro se defende com o 1.8. Esta versão manual é interessante pelos R$ 77 mil da promoção, principalmente se for comprada para o trabalho - leva 5 funcionários e tem 820 litros de caçamba para cargas. Já se a ideia for uso pessoal, melhor ficar com o conforto e (quem diria?) eficiência da automática mesmo.
Fotos: autor e arquivo Motor1.com
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
135/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 16" com pneus 215/65 R16 |
FREIOS | discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
PESO | 1.619 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm |
CAPACIDADES | tanque 60 litros, caçamba 820 litros, 650 kg |
PREÇO | R$ 94.990 (R$ 101.490 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Fiat Toro 1.8 MT | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 6,5 s | |
0 a 80 km/h | 9,9 s | |
0 a 100 km/h | 14,3 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em 3ª | 12,3 s | |
80 a 120 km/h em 4ª | 12,2 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,1 m | |
80 km/h a 0 | 25,2 m | |
60 km/h a 0 | 14,1 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 6,1 km/l | |
Ciclo estrada | 9,2 km/l |
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