Teste Toyota RAV4 Hybrid SX - Virada híbrida

Agora somente com propulsão eletrificada e 222 cv de potência, o SUV médio da Toyota espera renascer no mercado brasileiro

Toyota RAV4 Hybrid SX 2020 (BR) Toyota RAV4 Hybrid SX 2020 (BR)

Um dos primeiros SUVs com proposta mais urbana que utilitária, o RAV4 chegou ao Brasil em 1999 ainda em sua primeira geração, mas foi a segunda (de 2001 a 2005) e a terceira (de 2006 a 2012) que tornaram o modelo mais conhecido por aqui. A mais recente tinha muitas características que depois foram replicadas no atual Corolla, porém, o preço elevado e a pobre lista de equipamentos fizeram dele um mero coadjuvante no segmento de SUVs médios.

Agora, a quinta geração promete passar uma borracha no passado recente. Se o primeiro RAV4 revolucionou ao apostar na racionalidade da construção monobloco, enquanto seus rivais Suzuki Vitara e Kia Sportage ainda usavam chassi (o nome Recreational Active Vehicle sugeria um carro mais recreativo do que propriamente off-road), o novo modelo inova por oferecer apenas motorização híbrida. Desta forma, ele traz um conjunto com nada menos que 222 cv de potência e ainda consegue consumo acima de 17 km/litro, como comprovamos neste teste. Ah, e desta vez ninguém vai reclamar de falta de itens de comodidade e segurança.

O novo RAV4 chega importado do Japão em duas versões: S e SX, sendo esta última a que você vê aqui. O SUV já vem de série com ar digital de duas zonas, rodas aro 18", bancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação, chave presencial, faróis full-LED, partida por botão, 7 airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, painel de instrumentos com display TFT de 7”, freio de estacionamento eletrônico, e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

A versão SX ainda adiciona teto solar panorâmico, abertura e fechamento da tampa do porta-malas elétrica (com sensor debaixo do para-choque traseiro), carregador wireless para smartphones, paddle-shift para trocas manuais de marcha e o pacote de segurança Safety Sense, que inclui sistema pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa com condução assistida, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo.

Como típico Toyota, apesar de totalmente novo, o RAV4 é facilmente identificado como um SUV do Corolla, seja pelos materiais ou pela disposição dos comandos - menos o velho reloginho digital, que agora foi incorporado na multimídia. Se por fora a dianteira aposta num desenho mais agressivo que não agrada a todos (eu curti), o interior é familiar aos demais carros da marca e antecipa o que veremos em breve no novo Corolla, como volante, cluster e alguns outros componentes.

Embora seja um SUV de quase R$ 190 mil, o interior é apenas bem-acabado, sem luxos. O painel é feito em espuma injetada e as portas têm forração de couro, mas há falhas bobas como falta de cobertura plástica na junção da porta com o painel (que deixa o metal aparente ao lado da quina do para-brisa) e ausência de iluminação nos comandos da porta (exceto o vidro elétrico do motorista). A luz do porta-malas também deixa a desejar. Ou seja, se você procura algo mais refinado, o primo rico Lexus UX 250h também é híbrido e faz melhor figura neste sentido.

Ainda por dentro, o RAV4 surpreende pelo espaço. Por se tratar de híbrido, era esperado que tivesse assoalho elevado ou o porta-malas reduzido. Mas, graças à plataforma TNGA que já previa a eletrificação, nada disso afeta o SUV. Embora tenha 4 motores (1 a combustão e 3 elétricos), ele oferece o mesmo espaço de um modelo somente a combustão. Isso significa ampla liberdade de movimentos para dois adultos no banco traseiro (três ficam mais justos) e mais um porta-malão de 580 litros, que ainda tem a comodidade da tampa elétrica que pode ser aberta ao se passar o pé sob o para-choque.

Na frente, a posição de dirigir é elevada sem exageros, proporcionando boa visibilidade geral, enquanto o novo volante oferece boa pegada e diversos comandos integrados. Também merecem citação os botões grandes e emborrachados do ar-condicionado, que facilitam o uso. A multimídia, porém, segue como ponto fraco dos Toyota. Apesar da tela em posição elevada e dos diversos botões de atalho nas laterais, o sistema exibe funcionamento lento e o display fica devendo uma resolução melhor - um verdadeiro contraste com o cluster digital colorido. Para completar, também não há conexão Android Auto nem Apple CarPlay, somente espelhamento de celular.

É em movimento, no entanto, que o RAV4 mais encanta. Os três motores elétricos garantem força suficiente (120 cv e 20,6 kgfm) para partir e andar suavemente sem acionar o motor 2.5 a combustão (178 cv e 22,5 kgfm), totalizando 222 cv quando os quatro estão em ação. Na cidade, você consegue fazer muitas coisas somente no modo EV, chegando a superar os 20 km/litro de consumo em algumas situações - quanto mais trânsito, mais ele rende. Nossa média urbana ficou em 17,2 km/litro, usando o modo ECO de condução.

Já na estrada, mesmo no ECO, o motor 2.5 é mais exigido e isso reduziu a média para 15,7 km/litro. Aliás, embora a transição entre os motores não seja sentida, o propulsor a combustão "grita" com vontade nas situações onde é preciso de força, chegando a incomodar pelo ruído na cabine - especialmente porque se trata de um carro que quase não faz barulho no modo elétrico. Mas o que não falta é vontade para arrancar e fazer ultrapassagens. Usando o modo Sport (acionado por um botão giratório ao lado do câmbio), o RAV4 chegou aos 100 km/h em apenas 8,1 segundos e retomou de 80 a 120 km/h em 6,2 segundos. Também impressionou nas frenagens, parando em somente 36,5 metros quando vindo a 100 km/h.

Mesmo com bons números, o RAV4 não tem nenhuma aspiração esportiva - bem diferente do VW Tiguan R-Line 2.0 TSI, por exemplo. O SUV japonês investe numa suspensão macia e na suavidade de rodagem proporcionada pelo câmbio CVT, aliada ainda a uma direção elétrica bastante leve. Os freios, apesar de eficientes, são um pouco borrachudos (como na maioria dos elétricos/híbridos). Em outras palavras, o modelo da Toyota anda bem, mas sua dirigibilidade convida a passear - afinal, estamos num SUV familiar. Ele absorve muito bem os impactos do solo e a direção é ágil, tornando-o muito confortável no uso urbano. Nas curvas, a carroceria inclina de forma acentuada, mas depois que assenta vai bem. Já as transições rápidas de direção são seu ponto fraco: o SUV balança demais e pede a intervenção do controle de estabilidade, que poderia atuar um pouco mais cedo nesses casos.

Na terra, o RAV4 se vale da tração traseira elétrica para complementar a dianteira e torná-lo um 4x4, por meio da tecla Trail à frente do seletor dos modos de condução. Não que o SUV se transforme num devorador de trilhas, pois sua altura livre do solo é baixa (190 mm), mas uma estradinha enlameada do sítio não deverá ser problema.

Em suma, a nova geração do modelo nipônico tem o diferencial do conjunto híbrido para se destacar no concorrido segmento de SUVs médios. Rivais principais em preço passam pelo VW Tiguan R-Line (R$ 187.990), Chevrolet Equinox Premier (R$ 170.390) e Honda CR-V (R$ 194.900), mas fica com o RAV4 a melhor equação entre desempenho e eficiência energética, sem falar no elogiado pós-venda da Toyota. Não à toa que a marca já fala em vender 5 mil unidades do novo modelo no Brasil por ano - e já tem loja com fila de espera...

Fotos: Daniel Messeder/Motor1.com   

Ficha Técnica - Toyota RAV4 Hybrid SX

MOTOR dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 2.487 cm3, comando duplo variável, gasolina (combustão) + 3 motores elétricos
POTÊNCIA/TORQUE

178 cv a 5.700 rpm; 22,5 kgfm a 3.600 rpm (combustão) + 120 cv e 20,6 kgfm (elétrico); 222 cv de potência total

TRANSMISSÃO câmbio automático CVT com simulação de 6 marchas, tração 4×2 (dianteira) e 4x4 elétrica (eixo traseiro com motor elétrico)
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e double wishbone na traseira
RODAS E PNEUS liga-leve aro 18" com pneus 225/60 R18
FREIOS discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP
PESO 1.725 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.600 mm; largura 1.855 mm; altura 1.685 mm; entre-eixos 2.690 mm
CAPACIDADES porta-malas 580 litros; tanque 55 litros
PREÇO  R$ 185.990
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina)
    Toyota RAV4 Hybrid
  Aceleração  
  0 a 60 km/h 3,7 s
  0 a 80 km/h 5,7 s
  0 a 100 km/h 8,1 s
  Retomada  
  40 a 100 km/h em S 6,6 s
  80 a 120 km/h em S 6,2 s
  Frenagem   
  100 km/h a 0 36,5 m
  80 km/h a 0 22,5 m
  60 km/h a 0 12,7 m 
  Consumo  
  Ciclo cidade 17,2 km/l 
  Ciclo estrada 15,7 km/l
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