Desde que o X2 Concept foi revelado pela primeira vez, no Salão de Paris em 2016, o visual foi uma das virtudes mais elogiadas. Surgia um modelo que poderia ser enquadrado como SUV compacto, mas com estilo cupê e pegada esportiva capaz de atrair os olhares de quem sempre gostou de hatches. Dois anos depois, o BMW X2 chega praticamente com o mesmo visual do conceito, mecânica refinada e argumentos para conquistar quem ainda não está afim de um SUV, mas, por questões de mercado, não quer ficar fora da onda. Entendeu? Dirigimos a configuração brasileira para poder explicar melhor.
![BMW X2 2019](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O que é?
A BMW sempre foi referência em dirigibilidade com seu hatch médio e seus sedãs de tração traseira. Mas uma nova plataforma, lançada pelo novo X1, aposta na racionalidade da tração dianteira. O novo X2 é um SUV com estilo cupê que tem no visual o seu principal trunfo. Se nas fotos chama a atenção, posso garantir que ao vivo ele é ainda mais bonito.
A dianteira tem a grade um pouco mais bicuda e amplas entradas de ar na parte inferior do para-choque. Seu conjunto óptico full-LED com as linhas anguladas do capô conferem o estilo cara fechada. Mas é de perfil que ele te conquista. A linha de cintura ascedente e o teto mais baixo deixam a silhueta do X2 moderna e esportiva. Não tem como não imaginava-lo como um hatch bombado, embora com mais espaço. O emblema BMW na coluna C convida a dar uma espiada na traseira, de lanternas horizontais com assinatura em LED de risco simples.
![BMW X2 2019](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Por dentro, traz tudo que você pode esperar de um BMW moderno. Acabamento com materiais de ótima qualidade, com direito a uma faixa que lembra fibra de carbono e uma faixa de LED que se integra com os painéis das portas, painel digital e teto solar panorâmico. Os bancos dianteiros têm formato esportivo com ajustes elétricos e ar-condicionado automático digital com duas zonas. Vem ainda com câmera de ré, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensor de estacionamento, 6 airbags e pneus run-flat.
Como anda?
Nossa primeira convivência com o X2 no Brasil se deu num trajeto de cerca de mais de 250 quilômetros por estradas bem sinuosas no interior de São Paulo, roteiro escolhido propositadamente. Ao entrar no X2, a sensação é de estar num hatch. A começar pelo para-brisa curto e teto baixo, o posto de comando não lembra em nada o de um SUV, sem posição elevada.
Construído sobre a plataforma UKL, compartilhada com a Mini e o irmão X1, estreia o motor 2.0 TwinPower turbo de nova geração que entrega 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e torque de 28,6 kgfm entre 1.350 e 4.600 rpm. O propulsor tem novos ajustes em relação ao utilizado no X1, como o coletor de escape fundido ao bloco e pistões com menor diâmetro e maior curso, o que resulta em redução de vibração e aspereza. Trabalha em conjunto com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, Getrag de caixa seca, que transmite a força para as rodas dianteiras.
![BMW X2 2019](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Indo ao que interessa, o X2 chama a atenção pelo silêncio interno. Ao rodar em velocidades legais, o coeficiente aerodinâmico de apenas 0,28 oferece qualidade acústica elogiável para um carro rotulado como SUV. Ao pisar no acelerador, articulado a partir do assoalho, a resposta é rápida e a velocidade aumenta como desejamos. Ao optar pelo modo de condução Sport (há ainda o Eco e Comfort), a direção elétrica fica um pouco mais firme, assim como a suspensão, enquanto o motor passa a trabalhar em giros mais elevados para respostas mais dinâmicas. Isso permite conduzir em velocidades germânicas com extrema segurança, inclusive observando a inclinação mínima da carroceria em entradas de curva mais vigorosas. Em trechos sinuosos, a sensação novamente é a de se guiar um hatch.
Embora tenha opção mais potente, como a que avaliamos nos Estados Unidos (veja aqui), este conjunto oferece nível de esportividade aceitável, com agilidade quando necessário e vigor suficiente para ultrapassagens. A direção elétrica é afiada e responde prontamente ao comando, enquanto as trocas de marchas são extremamente rápidas e feitas no momento esperado. Para quem curte, há opção de troca pelas borboletas no volante.
![BMW X2 2019](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Quanto custa?
A versão de entrada é a sDrive20i GP e custa R$ 211.950. Esta versão que você vê nas fotos é a X2 sDrive20i M Sport X e seu preço é de R$ 246.950. No visual, tem mais estilo com as rodas de 19 polegadas e as molduras plásticas nas caixas de rodas e na parte inferior, o que contrasta bem com esta cor dourada. O para-choque traseiro também é mais robusto, com destaque para as duas saídas de escape com o mesmo diâmetro das utilizadas no X6. Traz ainda uma central multimídia de 8,8 polegadas, head-up display, teto solar panorâmico, abertura das portas e tampa do porta-malas por proximidade e retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento.
Suas dimensões são interessantes. Mede 4,36 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura. Em relação ao X1, é 60 mm mais curto 90 mm cm mais baixo. O porta-malas tem capacidade para 470 litros, bom número para sua proposta, e cresce para 1.255 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Afinal, SUV ou hatch? O X2 é muito mais hatch do que SUV. Na minha opinião, o X2 só é um SUV por questões de mercado. É o tipo de rebelde que, apesar de ser classificado como utilitário esportivo, insiste em se comportar como um modelo menor de dirigibilidade mais afiada. Para quem gosta de dirigir, é uma boa causa.
Ficha técnica - BMW X2 sDrive20i M Sport X
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.998 cm3, 16 válvulas, duplo comando variável, turbo, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 192 cv a 5.000 rpm; Torque: 28,5 kgfm a 1.350 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 19" com pneus 235/45 R19 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.535 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.360 mm, largura 1.824 mm, altura 1.543 mm, entre-eixos 2.670 mm |
CAPACIDADES | tanque 51 litros, porta-malas 470 litros |
PREÇOS | R$ 211.950 |