Já dirigimos Audi RS3 Sedan 2018 - O compromisso sem compromisso
A guerra civil foi reiniciada. Audi vs. BMW vs. Mercedes. Só que desta vez é a Audi quem dá as cartas.
Nota do Editor: Enquanto a Audi ainda não oferece o novo RS3 Sedan no Brasil, este "Primeiras impressões" é uma cortesia de nosso time da edição recentemente lançada no Reino Unido. Teremos um teste em solo brasileiro assim que o carro chegar por aqui.
– Salalah, Oman
Transformar carros médios e compactos em máquinas de alto desempenho com dupla personalidade não é novidade. A longevidade do Volkswagen Golf GTI prova a veracidade deste pensamento. No entanto, inevitavelmente, há aqueles que querem provar que podem fazer ainda melhor.
Conhecemos o BMW M3. Mais tarde, apareceu o Audi RS4, mas os seus irmãos menores são mais recentes - e verdadeiros jogadores que mudarão o jogo. Audi RS3, BMW M2 e Mercedes-AMG A45 e CLA45 possuem o tipo de poder e desempenho que até recentemente eram exclusividade de modelos muito mais caros. Embora não seja necessariamente difícil fazer carros menores e mais leves realmente rápidos, mantê-los em linha reta e estáveis é mais um desafio. A eletrônica embarcada consegue corrigir tudo isso. Bem-vindos os novos pretendentes.
Este novo RS3 é em grande parte o modelo anterior com melhorias - além de, pela primeira vez, um sedã ter uma versão mais apimentada como o Sportback. Portanto, há o motor de 2.5, cinco cilindros com turbocompressor que agora tem mais 33 cv, o sistema tração Quattro e a transmissão S-tronic de dupla embreagem com sete marchas. Assim, o novo RS3 e seus 400 cv batem os 370 cv do M2 e os 381 cv do A45 - pelo menos até que a BMW e a Mercedes lancem novidades.
A dinâmica é afiada e bem aguçada, muito ajudada pelo motor mais leve, agora com bloco de alumínio em vez do ferro fundido. Junto com outros componentes renovados, há uma redução de 26 kg no total. Também existem algumas melhorias internas úteis. Mas se você acha que por 45.000 Libras (no Reino Unido) receberá um RS3 totalmente equipado, pense novamente. Há uma série de "opcionais-chave" que você vai querer adicionar à equação.
Já o design muito bem acertado, quase como um leve disfarce de RS3 sobre o A3. O cromo preto dá um olhar suave, quase sinistro, enquanto o pacote de titânio traz a abundância de detalhes que ajudam a acentuar a enorme grade e as entradas de ar escandalosamente grandes abaixo dos faróis.
O único turbocompressor trabalha com 1,35 bar, mas há pouca sensação de estar sempre ligado ou desligado, apenas uma sólida parede de força até a rotação máxima.
Na parte traseira, o sedã tem difusor no para-choque que integram as grandes saídas de escape e um discreto - bem discreto - aerofólio na tampa do porta-malas. Já as rodas de liga leve são de 19" e seu desenho com 5 braços a faz relativamente discreta, mas é provável que as opções maiores sejam mais populares entre os compradores.
O RS3 sempre foi o mais sofisticado dos três rivais - rápido, elegante e relativamente barato. Isso é comprovado pelo "Audi Virtual Cockpit", sem dúvida o melhor painel que existe hoje no mercado. A tela especial 'RS' tem um conta-giros que domina outras exibições - torque, potência de saída e forças G - que podem ser configuradas em torno dele.
O "Virtual Cockpit" é o diferencial, sendo que o resto do interior podemos classificar como adequado. No Sportback, o espaço é tão bom quanto qualquer um dos seus rivais, abrigando quatro adultos com certo conforto. No sedã, o interior é o mesmo dimensionalmente, mas a sensação para quem vai atrás é marginalmente menor. A unidade testada estava equipada com os bancos esportivos RS com detalhes diamante em couro Nappa, que dão todo o apoio que você poderia desejar.
Os LEDs atendem todos os requisitos, desde dar um design mais sofisticados aos faróis, bem como o melhor desempenho na maioria das condições, especialmente quando a visibilidade é ruim.
O único turbocompressor trabalha com 1,35 bar, mas há pouca sensação de estar ligado ou desligado, apenas uma sólida parede de força até a rotação máxima. O Launch Control dá ênfase à este cenário. Assim que o motorista solta o freio para a largada, os passageiros grudam nos bancos e soltam palavrões. A aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos diz tudo.
A transmissão de dupla embreagem S-tronic de sete velocidades é uma grande parceira para este motor. Vamos admitir, a Audi é muito boa em ajustar os detalhes dinâmicos, então aqui os pontos de trocas sempre parecem afiados e no momento certo, seja realmente acelerando ou simplesmente passeando pela cidade. Mudanças nas borboletas no volante te darão um pouco mais de diversão quando você quiser, mas, honestamente, existem opções suficientes dentro dos modos de condução, além do controle manual, onde você pode simplesmente selecionar o modo Sport e deixar que o carro faça o trabalho.
Enquanto o RS3 pode, sem dúvida, sentir falta da crueldade do Mercedes ou da proeza de pista de um M2, ele é o mais equilibrado com alguma margem.
Se é moda ter um bom som de escapamento, a Audi teve um trabalho fácil para fazer o RS mais distintivo. Cinco cilindros, com uma ordem de ignição de 1-2-4-5-3, é tudo que você precisa para construir uma trilha sonora de caráter. Quando o modo de condução está em Dynamic, o som do escapamento é simplesmente sublime - pegue uma estrada onde seja possível pisar fundo no acelerador do RS3 e sentirá a vibração descendo por sua espinha. Em contraste, o A45 é simplesmente grosseiro.
A última geração da tração integral quattro tem uma embreagem multi-disco leve e com capacidade de vetorização de torque, com mais precisão na forma como a potência é enviada para as rodas traseiras. É notavelmente reconfortante e um dos fatores que dá ao RS3 seu ponto de venda único - é igualmente bom tanto como um carro da cidade quanto um poderoso esportivo contornando curvas de uma montanha.
Essa tranquilidade se traduz em uma habilidade de mudança de ambiente absurdamente rápida. Em um instante pega uma curva, depois uma acelerada ao longo de uma reta, nenhum sinal de fadiga no freio, e então entra estável através das curvas em proibitivas velocidades elevadas. O sistema de controle de estabilidade desempenha seu papel aqui, naturalmente, mas basta desligá-lo e o RS3 escorrega sua cauda como um carro esportivo de tração traseira.
Existem algumas opções aqui que adicionam diversão. Os freios cerâmicos dianteiros trazem uma capacidade melhorada de redução de alta velocidade. A suspensão magnética aperfeiçoa o equilíbrio para obter o melhor desempenho possível na cidade combinado com a agilidade em conduções mais rápidas. E você pode ampliar a velocidade máxima, passando de 250 para 280 km/h.
Mas você deve comprar um? Você precisa ser convencido de que o brilhante Golf R ou Ford Focus RS simplesmente não são bons suficientes para você. Enquanto eles podem ser bons, com o Audi RS3 você entrará em uma diferente dimensão de classe e qualidade percebida.
E é improvável que você se decepcione. Enquanto o RS3 pode, sem dúvida, sentir falta da crueldade do Mercedes ou da proeza de pista de um M2, ele é o mais equilibrado com alguma margem. A capacidade deste Audi para percorrer longas distâncias em velocidade muito alta, com tranquilidade, e ao mesmo tempo com muito entretenimento, é algo a ser cobiçado. Igualmente, com a suspensão certa, você pode esquecer sua habilidade de alta velocidade esmagadora quando você está info fazer compras ou deixar as crianças na escola. O RS3 é o compromisso sem compromissos.
Fotos: Audi
Galeria: Audi RS3 Sedan 2018 - Primeiras impressões
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