Sedãs médios equipados com câmbio manual estão se tornando cada vez mais escassos, salvo representantes como o VW Jetta Trendline 1.4 TSI e o Civic Sport 2.0 - o Corolla só possui caixa manual na versão para frotistas). E para aumentar esse time a Citroën lançou recentemente o C4 Lounge Origine 1.6 THP com a caixa manual de seis marchas. Confira a seguir o nosso teste instrumentado com ele.
O que é?
Com a aposentadoria do motor 2.0 16V na linha, esta versão, que alia motor 1.6 turbo e transmissão manual de seis velocidades, se tornou a opção mais barata do portfólio do sedã franco-argentino. Mesmo sendo a variante de entrada, o visual externo não difere muito dos modelos mais caros, a não ser pelas rodas de liga leve aro 16" (em vez das de 17") e ausência da opção de pintura perolizada.
Considerando o conjunto mecânico apurado, bem que o modelo poderia receber um visual com maior apelo esportivo, a exemplo do Civic Sport. Todavia, o C4 Lounge básico se vale do bom custo benefício e traz equipamentos como ar-condicionado manual, luzes de neblina dianteiras e traseiras, saídas de ar para o banco traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores elétricos, controles de estabilidade e tração (ESP/ASR), volante multifuncional e assistente de partida em rampas.
O interior segue o bom padrão de acabamento e montagem das versões mais caras, mas nesta opção o sedã da Citroën peca pela ausência de uma central multimídia (que não é oferecida nem como opcional) e também do sensor de estacionamento, desejável em um carro deste porte. O ponto negativo fica por conta do pequeno display com iluminação na cor laranja que engloba as funções do rádio (MP3 e Bluetooth) e do computador de bordo, que lembra carros mais antigos da PSA como o Peugeot 307. Além disso, o quadro de instrumentos é mais simples e possui apenas o velocímetro digital, em vez do combinado digital/analógico.
Como anda?
Desempenho nunca foi problema para o C4 Lounge desde que ele recebeu o motor 1.6 THP, inicialmente com transmissão automática. Mas, ao acelerar esta versão, logo de cara fica evidente a boa disposição do sedã, mesmo com seus quase 1.400 kg. A sensação de agilidade é bem maior que na versão automática, embora na prática os números sejam bem próximos. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, ele cumpriu a tarefa em 9,0 segundos, com etanol no tanque.
Como esperado, uma das vantagens mais visíveis do câmbio manual é aproveitar o torque máximo que chega bem cedo, logo acima da rotação marcha lenta. No uso diário, o único porém fica por conta do pedal de embreagem um tanto brusco, que obriga o motorista a dosar bem o pé nas saídas.
Na estrada fica ainda mais agradável explorar o bom torque por meio das mudanças de marcha. A disposição é tanta que o sedã consegue retomar bem mesmo em sexta, em velocidades de cruzeiro entre 110 km/h e 120 km/h. Tudo isso aliado a rodagem macia, com baixo nível de ruído e ótimo isolamento acústico.
Se o desempenho empolga, o volante grande, o banco macio e o câmbio com engates um pouco longos estão ali para lembrar que o C4 Lounge não tem pretensões esportivas. Além disso, a suspensão tem foco no conforto, deixando a carroceria rolar com alguma intensidade, ainda que sem comprometer a segurança.
Já o consumo foi razoável na cidade e bom na estrada. Poderia ser melhor em função da força disponível e da ausência do conversor de torque, mas o alto peso do modelo joga contra.
Quanto custa?
A nova versão do C4 tem o menor preço cobrado por um sedã médio com motor turbo no país: R$ 75.590. Acima dele, o VW Jetta Trendline 1.4 TSI manual sai por R$ 80.740 e o Honda Civic Sport manual custa mais, partindo de R$ 87.900, em que pese o fato de os rivais serem mais equipados.
Bem disposto e até divertido de acelerar, o C4 Lounge Origine 1.6 THP manual se destaca mesmo pela boa relação entre preço, motor, porte e equipamentos. Pesam contra o interior, que já mostra os sinais da idade, e também a desvalorização acima da média dos rivais.
A garantia é de 3 anos e pacote de revisões até os 60.000 km custa ao todo R$ 4.267.
Ficha técnica:
MOTOR
dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.598 cm3, 16 válvulas, duplo comando variável, injeção direta e turbo, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE
166/173 cv a 6.000 rpm / 24,5 kgfm a 1.400 rpm
TRANSMISSÃO
câmbio automático de seis marchas, tração dianteira;
DIREÇÃO
eletro-hidráulica
SUSPENSÃO
Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS
liga leve aro 16" pneus 205/55 R16
PESO
1.360 kg
PORTA-MALAS
450 litros
DIMENSÕES
comprimento 4.621 mm, largura 1.789 mm, altura 1.505 mm, entreeixos 2.710 mm