BMW iX 2025 muda pouco no visual, mas ganha autonomia, potência e torque
Com novas baterias e gestão de energia, SUV evolui em diversos sentidos
Lançado globalmente em 2021 e no Brasil em 2022, o BMW iX recebe sua primeira reestilização. Apesar de mudanças leves no visual, o SUV tem maior autonomia e potência, o que justifica as mudanças nas nomenclaturas e distribuição de versões: saem os xDrive40, xDrive50 e M60, entram em cena as xDrive45, xDrive60 e M70.
O BMW iX 2025 não muda em suas dimensões. Para ver o que mudou visualmente, o melhor é colocá-los lado a lado, onde os novos faróis realmente aparecem, com um novo formato e assinatura luminosa, e as novas entradas de ar verticais e menos recortes e vincos para dar um visual mais limpo ao SUV elétrico já pouco discreto.
O parachoque também foi ligeiramente modificado, de modo que a entrada de ar inferior agora parece maior. A grade vertical em forma de rim também foi mantida, mesmo que a moldura e o estilo interno agora sejam mais delicados. No entanto, a iluminação de contorno da grade, que fez sua estreia no BMW i7 e agora está gradualmente abrindo caminho em toda a linha de modelos, foi adicionada como uma nova opção.
De acordo com a BMW, o parachoque traseiro foi redesenhado; o M70 e o pacote esportivo M oferecem um difusor integrado. A comparação com a versão antiga é dificultada pelo fato de haver diferentes variantes visuais, por isso há quatro fotos, três do novo e uma do antigo iX:
No interior, a BMW está se afastando do volante de formato estranho, como mostram as fotos de comparação abaixo. No entanto, a tela dupla ligeiramente curvada (com dimensões não exatamente impressionantes) permanece. Pouco parece ter mudado no restante do visual também.
O Sistema Operacional BMW 8.5 foi projetado para permitir uma operação particularmente intuitiva. Isso inclui controle de voz, streaming de vídeo e jogos no carro. As antenas de telefone celular 5G permitem conectividade otimizada.
Baterias e motores
Como antes, todas as três variantes do iX têm tração nas quatro rodas e somente motores síncronos com excitação por corrente são usados. As razões para o aumento do alcance são obviamente diferentes: uma bateria significativamente maior é instalada na xDrive45. Em contraste, as novas baterias nas duas variantes superiores têm praticamente o mesmo tamanho; no entanto, o consumo reduzido é perceptível aqui. Ele foi reduzido por inversores de carboneto de silício, rolamentos de roda otimizados para atrito e pneus com o selo de eficiência A. Entretanto, a versão topo de linha M70 ainda consome significativamente mais do que as duas variantes básicas.
iX xDrive45 | iX xDrive60 | iX M70 xDrive | |
Potência e torque | AWD 408 cv, 71,4 kgfm | AWD 544 cv, 78 kgfm | AWD 660 cv, 103,5 kgfm |
0-100 km/h / velocidade máxima | 5,1 seg. / 200 km/h | 4,6 seg. / 200 km/h | 3,8 s / 250 km/h |
Consumo de energia (WLTP) | 21,8 kWh | 21,9 kWh | 23,5 kWh |
Bateria líquida | 94,8 kWh | 109,1 kWh | 108,9 kWh |
Alcance WLTP | 490-602 km | 563-701 km | 521-600 km |
Máx. Potência de carregamento AC/DC | 11 (opcional 22) / 175 kW | 22 / 195 kW | 22 / 195 kW |
Tempo de carregamento DC 10-80% | 34 min | 35 min | 35 min |
Velocidade de carregamento DC | 2,0 kWh/min | 2,2 kWh/min | 2,2 kWh/min |
Com 408 cv em vez de 326 cv, a versão básica agora é significativamente mais potente e a bateria armazena consideravelmente mais energia, ou seja, 94,8 em vez de 71,0 kWh líquidos. Esse salto de cerca de 30% foi possível graças a uma "nova tecnologia de célula de bateria"; faltam detalhes mais precisos. No entanto, isso também parece ter alterado o peso da bateria, já que a BMW escreveu algo sobre uma distribuição de peso alterada devido à nova tecnologia de bateria.
Até onde sabemos, a química NCM foi usada anteriormente para a bateria pequena, mas a NCA (níquel, cobalto e alumínio) foi usada para as baterias grandes. É possível que a bateria pequena também tenha sido convertida para NCA; se o metal pesado cobalto tiver sido substituído por alumínio leve, é plausível que o peso da bateria tenha mudado. Mas isso continua sendo especulação.
Os 490-602 km WLTP são agora possíveis com o modelo básico. A potência extra encurta a aceleração em exatamente um segundo, para 5,1 segundos. No entanto, o desempenho mais elevado do sistema aparentemente não tem nada a ver com os motores, pois com 258 cv na dianteira e 272 cv na traseira, eles são ainda mais fracos do que antes (272 e 340 cv, respectivamente).
O mesmo hardware de motor foi usado anteriormente na versão intermediária e na básica. O novo xDrive60 agora usa a mesma unidade de 258 cv na dianteira, mas um motor de 313 cv na traseira. A saída do sistema aumenta moderadamente de 524 para 544 cv, enquanto o tamanho da bateria aumenta apenas ligeiramente de 108,6 para 109,1 kWh. No total, agora é possível percorrer de 563 a 701 km, em vez de um máximo de 633 km.
Estranhamente, a versão topo de linha M70 tem uma capacidade de armazenamento ligeiramente diferente de 108,8 kWh em comparação com a versão intermediária. Um máximo de 600 km é agora possível aqui, em vez de 563 km. O propulsor agora oferece 660 cv em vez de 618 cv. No entanto, esse valor de potência só se aplica ao "MyMode Sport". Um motor de 258 cv também é usado na dianteira, mas um motor com 490 cv na traseira - o hardware obviamente não mudou aqui. O alto torque da versão superior ainda é notável. Ele é de nada menos que 103,5 kgfm (ou 112,2 kgfm com o Launch Control ativado).
Recarga
A bateria da versão de entrada agora pode ser carregada com um máximo de 175 kW em vez de 150 kW. Embora o tempo de carregamento AC aumente em três minutos, isso não é surpreendente, dada a capacidade de armazenamento significativamente maior. A velocidade de carregamento calculada por nós a partir das especificações do fabricante é reduzida: 2,0 em vez de 1,7 quilowatts-hora podem agora ser carregados por minuto de tempo de carregamento (média na faixa de SoC entre 10 e 80%).
A capacidade de carga, os tempos de carga e as velocidades de carga não mudam significativamente para a bateria grande. No entanto, vale a pena mencionar que a versão intermediária agora pode carregar com até 22 kW de corrente alternada como padrão, enquanto a versão básica é, no mínimo, opcional. O modelo superior ainda pode fazer isso.
Galeria: BMW iX (2025)
De acordo com a BMW, a suspensão foi adaptada ao aumento da potência e à distribuição de peso alterada. A versão topo de linha ainda tem suspensão a ar como padrão; ela está disponível como opcional para as variantes mais acessíveis. As duas versões médias são equipadas com pneus de 20 polegadas como padrão e a M70 com pneus de 22 polegadas. A novidade é que os pneus de 23 polegadas agora também estão disponíveis para o iX. Os tamanhos de roda de 22 e 23 polegadas são fornecidos com pneus com absorvedores de espuma integrados para isolamento de ruído.
O equipamento de série inclui faróis de LED adaptativos, bancos e volante aquecidos, controle de cruzeiro adaptativo (ACC, chamado de "Driving Assistant Plus" na BMW), um head-up display ("BMW Live Cockpit Professional") e um sistema de som surround da Harman Kardon. O M70 oferece Direção Ativa Integral, suspensão a ar, grade iluminada, o "M Sport Package Pro" e vidros laterais escuros como padrão.
Os extras incluem um teto de vidro panorâmico, portas com fechamento suave, ventilação dos bancos e uma barra de reboque eletricamente extensível. Um destaque é o"assistente de autoestrada com funcionalidade Level2". Esse é provavelmente o sistema que fez sua estreia no i5, que permite que você tire as mãos do volante por um período ilimitado de tempo na autoestrada a até 130 km/h.
Fonte: BMW (per E-Mail)
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