page ad skin

Afinal, quem vendeu mais: Renegade ou Compass?

Após quase uma década, mdelos frutos da FCA viraram queridinhos do público no Brasil, mas qual deles emplacou mais nesses anos todos?

Comparativo: Jeep Renegade S x Jeep Compass Sport - estática dianteira

É inegável que as gerações atuais do Jeep Compass e do Renegade são verdadeiros sucessos em suas respectivas categorias. O primeiro, um SUV médio, nasceu como patinho feio nos anos 2000 quando a Jeep ainda fazia parte da Daimler Chrysler, parceria entre as marcas estadunidense e a alemã que gerou alguns dos piores e mais enfadonhos carros daquela década.

Nem é preciso dizer que vendeu pouco. No total, durante o tempo em que foi vendido no Brasil, de 2013 até agosto de 2016, emplacou somente 1892 unidades. A segunda geração do Compass chegou pensada no mercado global, já feita sobre a fusão entre a Fiat e a Chrysler, que começou em 2014. Com ela, chegou também o compacto Renegade, que só pôde virar realidade graças ao seu compartilhamento de plataforma, motores e outros com outros modelos da marca italiana, como o Fiat Punto, o que diminuiu - e muito - os custos de desenvolvimento na época.

Jeep Compass de primeira geração era figurante no segmento
Foto de: Motor1 Brasil

Jeep Compass de primeira geração era patinho feio no segmento

Com bom acabamento, opções de motor diesel e tração 4x4, o ''Renê'' logo se destacou num segmento que ainda não contava com tantos concorrentes como hoje - em 2015, as referências de SUVs compactos eram o Ford Ecosport, que recém tinha ganhado sua segunda geração, e o Renault Duster, ainda na primeira geração.

Mas, depois de passados quase dez anos dos lançamentos dos dois SUVs da marca americana, fica a pergunta: qual deles emplacou mais? 

Jeep Compass Backhawk
Foto de: Jeep

Jeep Compass 

renegade-longitude-1

Jeep Renegade 

Analisando os números da Fenabrave desde o lançamento do Renegade, em 2015, é possível ver que a trajetória dos dois modelos é bem curiosa: quando um costuma ir mal nas vendas, o outro costuma ter um bom mês. A explicação para isso são as promoções que a Stellantis costuma fazer que deixam os modelos bem mais baratos que seus concorrentes diretos, principalmente quando vendidos por CNPJ. 

Jeep Compass Limited T270 2025
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Jeep Compass 

Ainda sim, a liderança absoluta de seu segmento foi mantida apenas pelo SUV maior, o Compass, que começou a se ver ameaçado apenas recentemente pelos modelos CAOA Chery Tiggo 7 e Toyota Corolla Cross, mas ainda com uma boa diferença nos números totais, como visto no ranking de 2024. Com 50.046, o modelo da Jeep emplacou 19.154 unidades a mais que o Tiggo 7 (19.154), mas apenas 2.262 unidades a mais que o da Toyota (47.784). No total, desde o lançamento da segunda geração até dezembro de 2024, o Jeep Compass emplacou 466.391 unidades. 

Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025
Foto de: Motor1.com

Jeep Renegade

No caso do Renegade, com a chegada de vários novos concorrentes como Honda HR-V, Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Hyundai Creta e outros, a concorrência ficou mais acirrada e o modelo perdeu a preferência em 2020, quando o modelo da Volkswagen foi líder pela 1ª vez. Ainda sim, desde 2015, o compacto da Jeep emplacou nada menos que 527.296 unidades.

Comparação de Vendas: Jeep Renegade vs. Jeep Compass (2017-2024)

Ano Vendas Renegade Vendas Compass Modelo Mais Vendido
2015 38.776 (**) Renegade
2016 51.600 (**) Renegade
2017 38.348 49.196 Compass
2018 46.355 60.297 Compass
2019 68.737 60.371 Renegade
2020 56.867 52.973 Renegade
2021 73.927 70.923 Renegade
2022 51.318 63.467 Compass
2023 47.399 59.118 Compass
2024 53.879 50.046 Renegade
TOTAL 527.206 466.393 Renegade

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com