Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2025
Quase não existem modelos por menos de R$ 75 mil e a situação não deve melhorar ao longo deste ano
Após anos de constantes aumentos após a pandemia do Covid 19 e a crise mundial de fornecimento de chips e outros recursos da indústria, virou praticamente rotina noticiarmos matérias de aumentos de carros aqui no Motor1.com Brasil. Apesar disso, os valores parecerem ter chegado a uma certa estabilidade nos últimos tempos e os aumentos tem sido menores.
Mesmo assim, quem ainda estiver disposto a comprar um veículo 0km hoje terá que se preparar para abrir o bolso, já que o modelo mais barato desta lista não sai por menos de R$ 74.990, com diversos modelos já ultrapassando a barreira dos R$ 80 mil e R$ 90 mil, onde estão os modelos mais conhecidos - e vendidos - como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.
Para ajudar nossos leitores, decidimos fazer uma lista com as versões mais baratas de cada modelo, de forma a evitar repetições. Também evitaremos modelos que estão em fim de linha e sendo vendidos somente com sobre de estoque. Além disso, vale destacar que os valores abaixo são os de tabela, mas é possível encontrá-los com descontos nas partes de ofertas das montadoras e/ou nas concessionárias.
O carro mais barato de 2025 é o..
Fiat Mobi
- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço: R$ 74.990
- Motor: 1.0 Fire 8V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 74 cv e 9,7 kgfm
Lançado em 2016, o subcompacto da marca italiana já mostra sinais da idade, mas acabou encontrando seu espaço por ser bem barato, sempre concorrendo com o Renault Kwid pelo carro mais barato do país. É bem espartano, com ar-condicionado, direção (ainda hidráulica), controle de estabilidade, pré-disposição para rádio, rodas de aço com calotas e vidros dianteiros elétricos.
Seu motor é ainda é 1.0 Fire 8V, sendo o único carro da marca que ainda o utiliza. Gera 74 cv e 9,7 kgfm, operando com câmbio manual de 5 marchas. Pode voltar a ter em breve o motor 1.0 Firefly, que ele já utilizou nos seus primeiros anos de vida.
Renault Kwid
- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço: R$ 76.090
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
Modelo mais barato da Renault e, a depender da promoção da semana, também modelo mais barato do Brasil, o Kwid é equipado com controle de estabilidade desde a última atualização, também possui também direção elétrica, ar condicionado, quatro airbags, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED, monitoramento de pressão dos pneus, sistema start-stop e assistente de partida em rampas . É equipado com o 1.0 SCe 12V de 71 cv e 10 kgfm, em conjunto a um câmbio manual de 5 marchas.
Também é vendido na versão elétrica E-Tech, por R$ 99.990, que deve receber novidades em breve, acompanhando as novidades de seu primo Dacia Spring.
Citroën C3
- Versão: Citroën C3 Live 1.0
- Preço: R$ 77.590
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Primeiro fruto do projeto C-Cubed, o C3 faz parte da nova filosofia da Citroën dentro do grupo Stellantis de focar em carros de custo e benefício, tendo preço mais acessível e maior espaço interno que seus concorrentes.
A versão de entrada Live vem somente com ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão de pneus, vidros e travas elétricas, e rodas de aço com calotas. Como quase todos os demais carros de entrada da Stellantis, utiliza o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm desenvolvido pela Fiat, sempre com transmissão manual de 5 marchas.
Fiat Argo
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço: R$ 89.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Apesar de um tanto defasado comparado aos seus concorrentes - o Argo foi lançado em 2017 e suas únicas mudanças visuais foram a troca da grade e do para-choque dianteiro, em 2021 e 2023 - mas ainda é uma opção para quem busca um hatch de baixo custo e de fácil manutenção, já que compartilha o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm com outros modelos do grupo Stellantis.
Na sua versão de entrada, que não tem nome, traz de série ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rodas de aço com calotas aro 14, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, e volante com ajuste de altura.
Renault Stepway
- Versão: Renault Stepway Zen 1.0
- Preço: R$ 86.999
- Motor: 1.0 SCe 16V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,2 kgfm
A situação do Stepway é curiosa, desde o ano passado, com a chegada do Kardian e o fim do Logan, muitos achavam que ele não passaria a virada de 2025 entre nós, mas o hatch aventureiro continua firme e forte entre os modelos mais baratos do mercado atuando como intermediário em tamanho entre o subcompacto Kwid e o Kardian. Ainda sim, seu futuro é incerto.
Vendido em versão única, a Zen 1.0, traz ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, quatro airbags e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Assim como o Kwid, tem um motor 1.0, porém mais potente, com 82 cv e 10,5 kgfm.
Peugeot 208
- Versão: Peugeot 208 Active 1.0
- Preço: R$ 88.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Reestilizado no fim do ano passado, o 208 ganhou leves modificações visuais na dianteira, o novo logo da Peugeot e mudanças nos nomes de suas versões. A antiga versão de entrada, até então chamada de Like, passou a ser chamada de Active. Na motorização nada mudou, permanece com o motor 1.0 Firefly de outros carros do grupo Stellantis, que gera até 75 cv e 10,7 kgfm.
Em relação à versão que substitui, recebe elementos como maçanetas pintadas na cor da carroceria e lanternas de LED. As rodas permanecem de aço com 15" de diâmetro e o hatch sai de fábrica com 4 airbags. O 208 Active conta ainda com o opcional Pack Tech, que acrescenta volante multifuncional, duas entradas USB (A e C) na dianteira, multimídia com tela de 10,3" e ar-condicionado digital.
Hyundai HB20
- Versão: Hyundai HB20 Sense Plus 1.0
- Preço: R$ 90.690
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
Com duas reestilizações bem próximas nos últimos anos, o HB20 já não tem mais o mesmo fôlego dos primeiros anos no fator novidade. Ainda assim, é um automóvel bem atraente para o bolso, contando com ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna, controle de cruzeiro e mais. É equipado com o motor 1.0 Kappa de 80 cv e 10,2 kgfm.
Volkswagen Polo
- Versão: Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço: R$ 92.990
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
Se um dia o Polo já foi um compacto premium e deixava o papel de carro de volume para o Gol, esses dias ficaram no passado. Com o Polo Track, o modelo chegou ao topo de vendas no país, mesmo já passando da casa dos R$ 90 mil.
Entre seus atributos, traz apenas o básico, como ar-condicionado manual, direção elétrica, controle de estabilidade, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, rádio com Bluetooth e USB, e quatro airbags, além do motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm.
Chevrolet Onix
- Versão: Chevrolet Onix 1.0
- Preço: R$ 93.190
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
Outro compacto que já começa a se aproximar dos R$ 100 mil, o Onix não teve grandes novidades desde seu lançamento. Durante o ano de 2025, ele deve ganhar um facelift e injeção direta. Até lá, permanece com o mesmo motor 1.0 aspirado que rende 82 cv e 10,6 kgfm.
De série, a versão de entrada traz ar-condicionado, controle de estabilidade, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, vidros e travas elétricas, direção elétrica e seis airbags.
Fiat Cronos
- Versão: Fiat Cronos 1.0
- Preço: R$ 95.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Queridinho dos frotistas e motoristas de aplicativo, a versão mais barata do Cronos é também o sedã mais barato do Brasil hoje. Para manter seu preço baixo, a receita da Fiat foi simplificar ao máximo o modelo, deixando-o apenas com o essencial: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas, alarme, rodas de 14" com calotas, banco do motorista com ajuste de alta e preparação para rádio.
Na motorização, traz o mesmo motor de outros compactos da Stellantis: O 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm aliado ao câmbio manual de 5 velocidades. A vantagem aqui é o porta-malas, que tem 525 litros.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Renault 5 E-Tech Electric é o carro do ano de 2025
Lista: os carros globais que devem sair de linha em 2025
Citroën C3 e Aircross 2025/2025 chegam às lojas mais equipados
Adeus 2024: os carros que saíram de linha nesse ano
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Não foi só o Aircross: veja carros que também tiraram 0 em segurança