VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
Acordo entre a Volkswagen e a ID.Metal inclui grandes novidades para o hatch
O acordo entre a Volkswagen e o sindicato dos metalúrgicos alemães IG Metal foi fechado, afastando o risco de demissões e fechamento de fábricas na Alemanha. No entanto, não faltam notícias, e entre elas está o futuro do Volkswagen Golf, o modelo mais vendido da história do fabricante alemão. Após uma carreira de 50 anos, ele está se preparando para deixar a fábrica de Wolfsburg e se mudar para o México. Ou melhor, voltar ao México.
Uma mudança importante que terá início em 2027, abrindo caminho para os modelos ID.3 e Cupra Born, que serão baseados na nova plataforma SSP, dedicada ao Volkswagen elétrico do futuro, incluindo o ID.Golf, a versão movida a bateria do carro compacto alemão, previsto para 2029.
Os motivos da escolha
Os comunicados de imprensa da Volkswagen e da IG. Metal não entram em detalhes sobre as razões por trás da decisão de transferir a produção do Golf (tanto de 5 portas quanto de station wagon) para o México, embora seja fácil imaginar: custos de mão de obra e energia.
Volkswagen Golf
O salário médio no México é, de fato, 350.000 pesos por ano, o equivalente a cerca de 17.000 euros (fonte: Joinhorizons.com). Na Alemanha, por outro lado, o salário médio de um operário de fábrica está entre 1.550 e 2.150 euros, dependendo da especialização(fonte: Eurostat), em um total anual entre 20.150 e 27.950 euros (calculando treze salários mensais). Mesmo no que diz respeito à energia, a diferença de preço é substancial, o que representa uma economia considerável que permitirá à Volkswagen reabastecer seus cofres. Com todo o respeito pelo carro-chefe "made in Germany" do Golf.
A mudança para o país da América Central não deve apresentar nenhum problema do ponto de vista da exportação, já que o México é um parceiro comercial da União Europeia há anos e não há taxas alfandegárias entre os dois mercados. Portanto, haveria apenas custos de transporte entre a América Central e o Velho Continente.
Volkswagen Golf, terceira e oitava gerações juntas
Fora com o velho, dentro com o novo
A outra grande notícia diz respeito ao novo Volkswagen Golf, ou melhor, ID.Golf, um acrônimo que indica de forma incontestável a natureza 100% elétrica da próxima geração do carro compacto alemão. A Volkswagen não está falando sobre isso, mas a IG.Metal, em seu comunicado à imprensa, menciona 2029 como o ano em que a produção começará, desta vez em Wolfsburg. Portanto, a sede ficará sem um Golf por dois anos, tempo suficiente para se modernizar e produzir modelos baseados na SSP a nova plataforma elétrica da VW anunciada em 2021 e planejada para 2026, mas que teve sua estreia adiada para 2028 devido a problemas no desenvolvimento.
A SSP será, na verdade, uma plataforma mecanotrônica, mesclando hardware e software em um nível mais profundo do que nunca. Nos planos da Volkswagen, ela terá que substituir a MEB e a PPE (as plataformas elétricas usadas atualmente) devido à sua capacidade de se adaptar a vários modelos. Seu principal lar será, como mencionado, a fábrica de Wolfsburg e o Golf será sua rainha.
Volkswagen Golf GTI, esboços da primeira e da oitava geração
Ainda estamos a mais de quatro anos de sua chegada e, naturalmente, ainda é muito cedo para saber como ele será. Embora, em uma entrevista conosco há alguns meses, Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen, tenha dito
"Acho que o que veremos é um design muito puro, muito simples e limpo. Queremos colocar toda a essência e os melhores detalhes da história do Golf. Um Golf sempre será um Golf, eu lhe garanto. E se removermos todos os emblemas, se não deixarmos nada no carro, você o reconhecerá como tal.
E o Brasil?
A volta do Golf, na versão esportiva GTI, já foi confirmada para 2025. O Golf já veio do México ao Brasil na terceira e sétima gerações e, a partir de 2027, acontecerá com a oitava. Se os acordos entre os dois países seguirem assim, o hatch deverá se beneficiar de isenções de alguns impostos de importação, além da facilidade logística quando comparado ao carro importado da Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Golf GTI com câmbio manual começa despedida na Itália
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Novo Volkswagen Golf GTI será lançado em 2026 e elétrico
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria