Ayrton Senna é homenageado com Lotus Emira especial
Fabricante britânico cria série especial com as cores dos seus carros de Fórmula 1
A Lotus tem uma longa tradição no automobilismo europeu - e mundial - e como forma de prestar uma homenagem a sua história, a britânica acaba de apresentar uma edição limitada do Emira, o último esportivo lançado pela marca com um motor a combustão, em 2023, e entre as cores disponíveis nessa série, uma delas é mais do que especial.
Baseada na versão equipada com o motor 2.0 de quatro cilindros, a edição especial se distingue por cinco pinturas exclusivas, cada uma delas inspirada nos carros da Lotus do passado e produzida em apenas 12 unidades por design. Disponível em 12 mercados europeus selecionados, a série presta homenagem ao lendário número '12', usado pelo piloto brasileiro e tricampeão Ayrton Senna durante seu tempo com a Lotus na Fórmula 1. O preço? 111.000 euros (cerca de R$ 707.007).
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 97T de Ayrton Senna
Homenagem às lendas
Cada uma das edições limitadas do Emira apresenta detalhes sob medida e acabamentos feitos à mão, com as pinturas - aplicadas internamente na fábrica de Hethel, em Norfolk, na Inglaterra - ecoando as cores dos carros de Fórmula 1 da equipe britânica.
Cada exemplar apresenta os logotipos da Lotus em preto e placas de identificação "Emira Limited 1/12" nos pilares B e no painel de instrumentos. Completando o pacote, há ainda um certificado de autenticidade que atesta a exclusividade do modelo, aumentando seu valor para os colecionadores.
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 99T
Lotus Emira Limited Edition, a variante de tributo ao Type 97T
Lotus Emira Limited Edition, a homenagem ao Type 86
A primeira variante é a inspirada no Type 99T (o carro em que Ayrton Senna triunfou em Mônaco e Detroit em 1987), com pintura amarela enriquecida com detalhes em azul e o número '12' visível nas laterais do carro, combinado com aros e pinças de freio pretos.
Há ainda o Emira "baseado" no Type 97T, cuja pintura combina uma base Shadow Grey com detalhes dourados para celebrar o carro de 1985, no qual Senna obteve sua primeira vitória em um Grande Prêmio. O número "12" dourado decora as laterais, enquanto a bandeira Union Jack adorna as asas dianteiras. Continuando, encontramos uma homenagem ao Type 86 de 1980, com cor azul e listras vermelhas e prateadas, bem como o número 11 nas laterais.
Início do programa de personalização da Lotus
Entre as edições limitadas do Emira, também há espaço para uma homenagem ao Type 78, o monoposto de 1977 que foi um dos primeiros a explorar o "efeito solo", tornando o carro aerodinamicamente muito mais potente. O número "5" - em homenagem a Mario Andretti - está presente nas laterais do Lotus.
Por fim, há uma homenagem ao Type 25, com uma pintura verde escura com listras amarelas, lembrando o monoposto de 1963 que permitiu a Jim Clark vencer o campeonato mundial. O interior em Alcantara preto com costura amarela completa a homenagem.
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 78
Edição limitada do Lotus Emira inspirada no Type 25
Cada um dos Emiras é movido por um motor 2.0 turbo de 365 cv e 43,8 kgfm desenvolvido pela Mercedes-AMG e personalizado pela Lotus. Associada à transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades, essa unidade de potência permite uma aceleração de 0 a 100 km/h de 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 283 km/h.
Finalmente, vale a pena destacar que essa Edição Limitada é uma espécie de aperitivo para o programa de personalização Chapman Bespoke, que será lançado em 2025 e oferecerá aos clientes a oportunidade de modificar seu Lotus em vários detalhes.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Toyota Corolla 2025 é lançado; veja os preços e o que muda
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Lamborghini explica porque matou o motor V10
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?
Vídeo: escute o ronco do novo V16 do Bugatti Turbillion