Lamentamos informar, caso você ainda não saiba, que a A90 Final Edition é o começo do fim para a geração atual do Supra. É uma edição especial europeia e japonesa voltada para as pistas que dispensa o sufixo "GRMN" que a maioria de nós espera.
A produção do cupê japonês será limitada a 300 unidades, cada uma com uma série de atualizações em relação ao modelo de seis cilindros no qual se baseia o modelo desenvolvido em conjunto pela BMW e Toyota. Embora alguns tenham especulado que a alemã poderia permitir que a Toyota usasse o potente motor S58 da divisão M, o Supra final terá o mesmo motor B58 de versões convencionais. No lado positivo, a potência aumentou significativamente, de 382 cv para 429 cv. O torque também aumentou, de 51 kgfm para 58,1 kgfm.
A BMW nem sequer vende um carro com essa versão melhorada de seu 3.0 litros turbo, mas o mercado de reposição mostrou que o seis cilindros em linha da fabricante bávara tem um imenso potencial em termos de ganho de potência.
Edição final do Toyota Supra A90 de 2025 (Europa)
Como resultado, a potência foi aumentada em 97 cv e 7,1 kgfm em comparação com o modelo de especificação europeia. A diferença se deve ao fato de que a Toyota teve que tirar potência do motor na Europa para atender a regulamentações de emissões mais rígidas, forçando a empresa a vender o cupê de tração traseira com apenas 335 cv.
O Supra A90 Final Edition apresenta freios dianteiros Brembo com rodas maiores de 19" na dianteira e de 20" na traseira, uma suspensão KW ajustável e um silenciador Akrapovič de titânio para garantir uma trilha sonora mais agressiva.
A Toyota instalou rodas leves da marca TGR. Os novos "sapatos" são calçados com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 265/35Z1R19 na dianteira e 285/30ZR20 na traseira; pneus 10% mais largos do que os usados no Supra padrão.
Oferecido pela Toyota estritamente com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, o modelo de corrida apresenta outras atualizações. O pacote aerodinâmico recém-desenvolvido inclui um spoiler dianteiro e um spoiler traseiro tipo pescoço de ganso, ambos feitos de fibra de carbono. Outras atualizações vão desde os canards dianteiros e o spoiler central até um duto de fibra de carbono no capô. Esse último tem um duto interno que pode ser removido durante um dia de pista quando for necessário um resfriamento adicional.
Toyota Supra Lightweight Evo
O Supra final tem o mesmo suporte de alumínio para o subchassi traseiro que o carro de corrida GT4, além de um reforço na cúpula dianteira e um piso inferior dianteiro adicional. Os engenheiros da Toyota também ajustaram a direção e alteraram o ângulo de curvatura para melhorar a aderência. No interior, o A90 Final Edition apresenta bancos Recaro de fibra de carbono, cintos de segurança vermelhos e muitas superfícies revestidas com tecido Alcantara. Completando as mudanças, há detalhes em vermelho na costura do banco e no botão da alavanca de câmbio.
Separadamente, a Toyota também lançará um Supra 3.0 revisado para os mercados globais, incluindo a Europa, onde será chamado de Lightweight Evo. Disponível para encomenda a partir de janeiro de 2025, juntamente com a A90 Final Edition, o modelo "parcialmente atualizado" apresenta freios dianteiros Brembo mais potentes e um assoalho traseiro inferior reforçado. O alumínio reforçado foi usado nos estabilizadores dianteiro e traseiro, enquanto a fibra de carbono foi escolhida para o spoiler traseiro.
Fonte: Toyota
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