Toyota Supra 2023 ganha versão com câmbio manual e mais leve
Nova versão do cupê esportivo com pedal de embreagem acabou perdendo peso com a nova transmissão
Depois de três anos, o Supra finalmente ganha sua versão com câmbio manual e pedal embreagem na linha 2023. Mesmo antes de entrar na cabine, você pode saber que ali se trata da versão manual de 6 marchas pelo nome "Supra" pintado de vermelho no para-choque traseiro. Anunciada como um novo desenvolvimento, a caixa de câmbio foi concebida especialmente para o motor de 3.0 turbo, que todos nós sabemos que vem de uma certa fabricante alemã.
Embora não seja mencionado no comunicado de imprensa do Supra nos Estados Unidos, o documento da Europa menciona que o esportivo ficou quase 40 quilos mais leve. Isso porque na Europa o Supra manual está recebendo uma versão leve com rodas de 19 polegadas, que acabam resultando nessa "dieta". A redução de peso também passou pela remoção do revestimento de couro dos bancos, do suporte lombar, entre outros. Além disso, o sistema de som foi alterado, com isso, toda essa dieta fez o Supra perder 38,3 kg na balança.
A Toyota diz que a "Transmissão Manual Inteligente" (iMT) tem um software sob medida para priorizar o desempenho. Mas como isso realmente funciona? De acordo com a marca, o torque do motor é ainda mais otimizado quando você pisa e depois solta o pedal da embreagem durante as trocas de marcha. O "Desempenho consistente" é entregue quando há reduções de marcha, mas é possível desligar o iMT ativando o modo Sport.
Enquanto o Supra automático tem uma relação de transmissão final de 3,15, ela foi encurtada na nova versão manual para 3,46 para melhorar o desempenho em arrancadas nas trocas de marchas. A Toyota chega a descrever até o pomo da alavanca de câmbio, que pesa apenas 200 gramas, enquanto a relação da alavanca foi desenvolvida para minimizar o esforço necessário para mudar de marcha.
Para o Supra manual, a localização do seletor de modo de condução foi ligeiramente alterada para criar uma folga de 1,7 polegada entre os botões e o pomo da alavanca. Lembre-se que o Supra manual está disponível somente com motor de seis cilindros, já que o modelo de quatro cilindros é vendido apenas com caixa automática. Você pode ter três pedais nas versões 3.0 e 3.0 Premium, que também são oferecidas com uma transmissão automática opcional.
Uma edição limitada chamada de Supra A91-MT Edition vem exclusivamente com o câmbio manual e soma todos os equipamentops da Premium, mas se diferenciando pelo revestimento de couro Cognac e a manopla de câmbio revestida de Alcantara. O modelo especial é limitado a 500 carros pintados nas cores Matte White (branco) e CU Later Gray (cinza). O A91-MT Edition será vendido apenas nos EUA na linha 2023 e vem com um novo sistema de som JBL com 12 alto-falantes - disponível como padrão na versão Premium.
Toyota Supra 2023 Manual
Além da novidade do câmbio manual e a edição especial na linha 2023, a Toyota afirma que o esportivo traz mais mudanças dinâmicas, como suspensão e direção recalibradas, bem como o modo Track para facilitar os drifts. No mais, há agora uma função chamada Hairpin+, que permite as rodas patinarem mais durante o contorno de curvas em descida, deixando o motorista curtir mais o esportivo em estradas sinuosas.
O Toyota Supra 2023 chegará nas concessionárias no final deste ano, com a tabela de preços devendo ser revelada em breve.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
A Toyota não tem planos de acabar com o Supra
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Toyota Supra ganhará versão preparada com motor de 500 cv da BMW
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Toyota não planeja fazer mais modelos esportivos, diz engenheiro-chefe