As vendas de carros elétricos continuam passando por dificuldades na Europa. E como sabemos, várias marcas estão revisando seus planos de produtos, botando o pé no freio na transição para produtos totalmente zero emissões, voltando seus planos para uma linha que ofereça também outros tipos de sistema de propulsão.
E com a Porsche não é diferente. De acordo com a Automotive News, o diretor financeiro da empresa, Lutz Meschke, disse: "No segmento premium e de luxo, há uma clara tendência para carros com motores de combustão interna, portanto, reagiremos [a isso] em nosso ciclo de produção".
Como a publicação apontou, a participação de carros elétricos nas vendas da Porsche caiu para 7,3% em setembro, ante 12% em setembro de 2023, especialmente devido ao declínio nas vendas mundiais do Taycan, juntamente ao mercado chinês (-29%). A meta estabelecida para 2025 era de 50% das vendas representadas por modelos elétricos. De acordo com Meschke, na China, maior mercado de carros elétricos do mundo, os compradores de modelos de marcas de luxo simplesmente preferem não optar por elétricos.
Porsche Taycan
Porsche Panamera
A intenção da Porsche de continuar acreditando nos modelos movidos a gasolina já era conhecida, com o desenvolvimento do novo Cayenne com um motor a combustão, que irá fazer companhia a versão puramente elétrica que chegará entre o final de 2025 e o início de 2026. O Panamera também está longe de ser aposentado. O SUV e o sedã contarão com motores plug-in e combustão, com o V8 ainda mais aprimorado para reduzir as emissões.
Teste do novo Porsche Cayenne com motor a combustão
A grande novidade foi anunciada por Meschke.
"Atualmente, estamos analisando a possibilidade de os veículos originalmente pensados para serem totalmente elétricos acomodem também propulsão híbrida ou a combustão pura. No momento, estamos no meio do processo de tomada de decisão. O que está claro é que continuaremos a usar o motor a combustão por muito mais tempo do que o planejado".
Nada se sabe, no entanto, sobre a chegada do Porsche K1. Trata-se de um grande SUV elétrico de 7 lugares que deve ser lançado em breve. Ele será baseado na nova plataforma elétrica SSP Sport, com baterias de 900 Volts e - ao que parece - potência de mais de 1.000 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
“Nissan tem 12 ou 14 meses para sobreviver”, alerta executivo
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
BYD lança Song Plus Premium 2025 com 324 cv por R$ 299.800
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche