Considerado um dos nomes mais lembrados do portfólio da Jeep, o icônico Cherokee caminha para voltar ao mercado completamente reformulado após dois anos fora de linha. Prova disso foi confirmada recentemente pela própria marca através do CEO Antonio Filosa. Em entrevista concedida durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, o executivo adiantou que o modelo terá nova geração em 2025 e retornará ao catálogo agora como híbrido.
Embora demais detalhes não tenha sido revelados, tudo indica que o novo Cherokee adotará sistema híbrido do tipo convencional (HEV) e dispensará aplicações do tipo plug-in (PHEV). Em setembro, o vice-presidente de planejamento global de produtos da Jeep, Matthew Nyquist, disse à Automotive News que a montadora está buscando priorizar a partir de agora híbridos convencionais (tipo de motorização cada vez mais popular entre SUVs e quase inexistente hoje nos modelos da marca).
“Entre o plug-in e o HEV (híbrido), há um custo associado considerável, pois temos o motor e uma bateria de tamanho razoável no híbrido plug-in”, disse Nyquist. "Nos EUA, há muitos HEV em vários segmentos. Então, é definitivamente algo que estudaríamos em todos os segmentos para fornecer o preço certo e o tipo certo de economia de combustível para nossos compradores", completou.
Além disso, o Cherokee não terá versões elétricas como os primos Wagoneer S e Recon. “Não no começo”, disse Filosa quando perguntado. Diante disso, fica claro que o foco da Jeep em relação ao modelo será voltado para a oferta da motorização híbrida, considerada mais barata e acessível. A estratégia será posicionar o próximo Cherokee como um SUV de volume para brigar com Toyota RAV4, Honda CR-V e Nissan X-Trail, especialmente em mercados da América do Norte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Próximo Jeep Cherokee deve ficar maior e ter versão de luxo Wagoneer
Kia renova Stonic na linha 2025 contra o Fiat Pulse Hybrid
Conheça um motor funcional de Lego que precisa de seu apoio
Oficial: Volkswagen confirma planos para fechar fábricas na Europa
Sobreviventes: Palio Weekend, Montana, Fiesta Sedan e outros que seguem nas lojas
Flagra: Novo BYD Song Plus é visto em SP
Salão de SP: Novo Jeep Cherokee 2019 troca visual polêmico