Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Transmissão, que também é utilizada por outras marcas, é uma evolução da atual AQ250 utilizada na maioria dos carros do grupo
Segundo o site Autocar India, os carros do Grupo Volkswagen adotarão uma nova transmissão de 8 velocidades em breve. O câmbio passará a ser uma caixa com mais relações fabricada pela japonesa AISIN, que já produz as atuais transmissões automáticas de 6 marchas no Brasil, e será oferecida em toda a linha de produtos da marca, desde Polo até o SUV médio Taos. Na Índia, atenderá principalmente aos modelos da Skoda.
Essa transmissão, chamada de AQ300, é uma evolução da atual AQ250, utilizada em praticamente toda a linha VW desde o fim da oferta do câmbio automatizado I-Motion, utilizada na época em UP!, Gol e na linha Fox, e deve chegar inclusive a outros fabricantes, já que a mesma transmissão AISIN também é fornecida para a Stellantis, que a utiliza em modelos com motor 1.3 e 1.3 Turbo, como Pulse, Toro, Renegade e Compass. A produção da novai caixa ainda deve continuar sendo nacional.
Novo Volkswagen Tera deverá ser um dos primeiros a utilizar o câmbio de 8 marchas
Ainda segundo a publicação, A Skoda-VW espera que outras montadoras de lá, como a Maruti-Suzuki e a MG Motor India, que atualmente também usam a caixa de câmbio AQ250, atualizem para sua transmissão unidade AQ300 para criar um caso de negócios para a produção local da nova unidade de 8 velocidades.
Petr Janeba, diretor de marca da Skoda Índia, disse em uma interação recente com a Autocar Índia:
“Assim que encontrarmos a escala com a caixa de câmbio de próxima geração, convidaremos todos (outras montadoras) a se juntarem à festa para fazer isso aqui na Índia para o cliente indiano”.
Segundo a publicação, na Índia, a adoção dessa nova transmissão deve ser feita a partir de 2026, quando os modelos atuais vendidos pela Volkswagen de lá, como Virtus e Taigun (a versão local do T-Cross, com visual diferente do T-Cross) receberem sua reestilização de meio de ciclo de vida.
Por aqui, é possível que a transmissão chegue na mesma época, e já com o sistema de propulsão hibrido-leve que o fabricante alemão está planejando. Tanto a nova transmissão quanto o sistema híbrido serão importantes para ajudar o grupo a atingir as novas metas de emissão de CO² mais rígidas do novo Proconve L8, que entra em vigor no próximo ano.
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Fonte: Autocar India
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