Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Batizado de Tera, novidade usará a base do Polo e configuração mais simples do motor 1.0 turbo flex
Ontem, o novo Volkswagen Tera foi flagrado na Argentina completando testes na terra. Hoje, a nova tentativa da marca de oferecer um SUV mais em conta segue sendo alvo das lentes, agora no Brasil mesmo. Com lançamento programado para o ano que vem, o modelo continua com os testes em ritmo acelerado.
As imagens foram enviadas ao Motor1.com Brasil com exclusividade por nosso colunista Jason Vogel, que cruzou com o VW Tera camuflado na região de Campos do Jordão (SP), cidade relativamente próxima à fábrica da marca em Taubaté (SP). Um dos pontos mais interessantes do VW Tera é a linguagem de design diferente do T-Cross e do Nivus. A dianteira tem faróis Full LED, mas eles são diferentes dos encontrados no Nivus. Com as luzes diurnas na parte superior, não há grade iluminada conectando os dois lados. No para-choque, há uma grande área preta para dar uma sensação de robustez, algo que a marca introduziu no Tiguan europeu.
Novo Volkswagen Tera acelera testes antes do lançamento no Brasil
As linhas laterais são inspiradas no novo Tiguan também. Os para-lamas têm vincos e, ao contrário dos modelos atuais, não há uma linha na parte superior das portas. Os para-lamas apresentam os apliques plásticos usuais tão característicos dos SUVs em todo o mundo, juntamente com rodas de 17".
Produzido em Taubaté (SP), o novo modelo da VW usará a plataformaMQB-A0, a mesma do Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Como o Renault Kardian e o Fiat Pulse, ele será menor que o T-Cross e o Nivus, com cerca de quatro metros de comprimento.Herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm. Para efeito de comparação, os rivais Pulse e Kardian medem 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.
Volkswagen Tera
Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. Segundo rumores, o propulsor será usado na configuração de 116 cv de potência (a mesma do Polo) para se distanciar dos primos Nivus e T-Cross, que adotam a versão mais potente de 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas a partir da intermediária.
O Volkswagen Tera deve estrear no mercado brasileiro no ano que vem. Seu preço deve ficar parelho com seus atuais 2 rivais de Fiat e Renault, começando por volta de R$ 107 mil.
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
ACOMPANHE O ELECTRIC DAYS AO VIVO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Novo Tiguan ganha kit de performance da H&R na Alemanha