O grupo BMW está realizando um mega-recall para três de suas marcas: BMW, Mini e Roll-Royce. Os números assustam, pois a campanha envolve 1,2 milhão de carros em todo o mundo, incluindo o Brasil. A questão envolve a atualização de um software de monitoramento do sistema de freios. Em casos extremos, o defeito pode levar a falhas dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do ABS.
De acordo com a ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V), maior clube automotivo da Europa, diz que as informações da BMW dão conta de que, em alguns casos, podem ocorrer interferências de sinal na eletrônica dos freios, podendo gerar riscos de segurança para os usuários. De acordo com a entidade, cerca de 3% a 5% dos componentes, fornecidos pela Continental, estão apresentando este defeito. Além dos 1,2 milhão de unidades convocadas, a BWM precisará retardar a entrega de outras 320.000 unidades, que serão arrumadas antes de chegarem aos donos.
BMW 530e iPerformance
O BMW Group Brasil está convocando desde 11 de outubro os proprietários dos modelos BMW 520i, 530e M Sport, i5 M60, i7 xDrive60 M Sport, iX1 eDrive20 X-Line, iX1 xDrive30 M Sport, iX2 xDrive30 M Sport, X1 sDrive18d, X1 sDrive18i, X1 sDrive20i, X2 sDrive20i M Sport, X5 xDrive30d, X5 xDrive50e, X6 40i M Sport, X6 M Competition, X7 M60i, X7 xDrive40i e MINI Cooper S 3P Exclusive, MINI Cooper S 3P Top, MINI Countryman SE ALL4 Exclusive e MINI Countryman SE ALL4 Top, fabricados entre 2022 e 2024, para uma atualização imediata no software de monitoramento do sistema de freios integrado.
De acordo com a filial brasileira, a atualização visa prevenir potenciais falhas no sistema de freios. Ao todo, 9.806 veículos do BMW Group Brasil estão envolvidos no recall, sendo 9.793 unidades da marca BMW e 13 unidades da marca MINI. Caso a falha seja identificada, os proprietários deverão comparecer a uma concessionária BMW autorizada para a substituição do módulo de freios integrado.
Em caso de falha, o sistema de freios entra em modo de emergência, exigindo maior distância e força para frear, sem comprometer a frenagem total. O freio eletrônico de estacionamento será ativado automaticamente para auxiliar, e o sistema de emergência de distribuição de frenagem manterá a estabilidade e controle do veículo. No entanto, funções como o ABS e o controle dinâmico de estabilidade (DSC) poderão ser desativadas.
Os proprietários dos veículos com software desatualizado serão alertados pelo sistema automático do próprio veículo. Para verificar se seu veículo está no recall, consulte os chassis no site oficial de cada uma das marcas na aba "Recall". A marca ainda disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW/MINI, exclusivo para recalls, no telefone 0800 019 7097, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A atualização remota do software de monitoramento leva em média uma hora.
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