Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
SUV grande da marca sueca continuará oferecendo motorização elétrica e a combustão, caso consumidores queiram
Você deve se lembrar que a Volvo foi a primeira montadora tradicional a anunciar planos para uma linha totalmente elétrica. Revelada em março de 2021, a ambiciosa estratégia previa o fim dos carros com motores a combustão até 2030. No entanto, há alguns meses, a marca sueca, que hoje pertence à Geely, revisou sua meta excessivamente otimista, dizendo que os carros a combustão continuarão após esta década, coexistindo com equivalentes eletrificados.
Agora, estamos descobrimos também que seu SUV mais luxoso (e beberrão) ainda durará um bom tempo de mercado. Em entrevista à revista britânica Auto Express, um funcionário da Volvo disse que os suecos "continuarão atualizando o XC90 enquanto houver demanda". O maior SUV a gasolina da marca completará 10 anos no próximo ano, após um facelift introduzido em 2019 e outra atualização em setembro passado. Embora exista um EX90 totalmente elétrico, ele coexistirá pacificamente com o modelo que consome (muita) gasolina.
A geração anterior do XC90 também teve um ciclo de vida excepcionalmente longo, de 14 anos. Ele foi colocado à venda em 2002 e só foi descontinuado em 2016, quando o XC Classic foi retirado do mercado chinês. Parece que seu sucessor terá, pelo menos, a mesma vida útil prolongada do modelo anterior. Apesar de estar envelhecendo, o XC90 continua sendo o terceiro produto mais vendido da empresa, atrás apenas dos mais baratos e menores XC60 e XC40.
De acordo com um porta-voz da empresa citado pela Auto Express, o XC90 não canibalizará as vendas do EX90 porque os dois SUVs atraem clientes diferentes. Isso faz sentido em termos de preço, considerando que o XC90 mais barato nos EUA custa a partir de US$ 58.695 (R$ 337.102), enquanto o EX90 é quase US$ 23.000 (R$ 132.017) mais caro.
Uma terceira opção seria adquirir o XC90 híbrido plug-in por US$ 73.195 (R$ 420.131), mas ele oferece apenas 50 km de autonomia elétrica. Estima-se que o EX90, somente elétrico, percorra até 500 km. No Brasil, apenas o XC90 Recharge (híbrido plug-in) por R$ 621.950, entregando 462 cv de potência e os mesmos 50 km de autonomia puramente elétrica.
Volvo XC90 Facelift (2025)
Ainda é muito cedo para dizer se o XC90 viverá para ver uma terceira geração. A última atualização promovida no SUV grande sugere que o modelo atual permanecerá por mais alguns anos. A Volvo diz que continuará a atualizar o modelo, mas isso pode significar um terceiro facelift em vez de um veículo completamente novo. Considerando que o foco da Volvo mais recente é que os híbridos plug-in e os veículos elétricos respondam por 90-100% do total de entregas até 2030, um investimento maciço em um SUV a gasolina parece improvável.
Isso é especialmente verdadeiro considerando que a Volvo ainda quer que a União Europeia siga seu plano de proibir as vendas de carros novos com motores a combustão até 2035. Tendo já encerrado a produção de motores a diesel, que faziam mais sentido em veículos grandes e pesados como o XC90, a Volvo acredita que o modelo a gasolina seja um substituto ''tampão'', enquanto as leis de emissões (e os consumidores) assim o permitirem existir.
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Fonte: Auto Express
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