Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Inspirado na antiga versão original da VW, van tem foco no campo e traz motorização eletrificada de 324 cv
A indústria chinesa evoluiu muito nos últimos anos e todos sabemos disso, mas às vezes, algumas marcas parecem insistir em ''esquecer'' a existência do registro de patentes e fazem suas próprias versões de alguns modelos icônicos de carros de marcas tradicionais, como é o caso desta van da Songsan Motor Summer.
Não é preciso dizer que se trata de uma cópia grosseira da lendária Volkswagen Kombi de primeira geração, conhecida como corujinha no Brasil, embora a um preço ligeiramente inferior ao de algumas unidades bem preservadas da van alemã.
Songsan Motor Summer, com teto elevável
Songsan Motor Summer, roda sobressalente
Especificamente, o modelo asiático é comercializado pelo equivalente a R$ 229 mil, enquanto unidades da Kombi podem demandar mais de R$ 488 mil em bom estado de conservação por lá.
A "Kombi da Shopee" inclui duas portas laterais deslizantes, bem como carroceria em dois tons e uma roda sobressalente pendurada na traseira. Os faróis e as luzes, bem como as rodas de aço, têm um visual retrô, é claro. A diferença aqui, além das proporções, é a mistura do design com outras vans de de época, como a Chevrolet Astro.
Kombi 1950, chamada de T1 pela Volkswagen
A motorização, por outro lado, é bem mais moderna, usando um conjunto híbrido plug-in com 324 cv combinados de um motor turbo a gasolina de 1,5 litro e uma unidade elétrica alimentada por uma bateria de 16 kWh. Esse sistema permite que a van acelere de 0 a 100 em apenas 5 segundos. A autonomia elétrica é desconhecida, embora não seja muito alta. O interior apresenta três fileiras de assentos. O assento do meio na segunda fileira pode ser convertido em uma mesa com porta-copos. Há também um teto retrátil para aumentar o número de lugares para dormir.
A Summer mede 4.950 milímetros de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.880 mm de altura, tendo ainda opção de transformá-la em uma espécie de trailer, como você pode ver no vídeo abaixo.
Mas certamente a parte mais bizarra dessa Kombi chinesa é sua parte dianteira, que lembra um sapato ou algo saído diretamente de um desenho animado. Diferente da VW Kombi original, que tem frente curta. E aí, o que achou do design da Kombi made in china?
PARTICIPE DO ELECTRIC DAYS 2024 - INGRESSOS PARA LEITORES DO MOTOR1.COM
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
CONFIRA O 2º DIA DO ELECTRIC DAYS 2024
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Em breve no Brasil, GAC já é famosa na América Latina com outros nomes