Uma das presentes na segunda edição brasileira do Electric Days, a Renault reforçou seu posicionamento frente à responsabilidade socio-ambiental da indústria automotiva brasileira. Durante o evento, a marca anunciou a contemplação do primeiro Selo Ouro de ESG para uma concessionária brasileira. O prêmio foi dado à Renault Barigüi - Parque, em Curitiba (PR).
Para ter direito a ter o Selo Ouro, nível mais alto e de maior exigência da marca, a concessionária precisou tomar uma série de atitudes. O objetivo da Renault é que, até 2030, todas as lojas no Brasil sejam certificadas. Hoje, 40% dos grupos de revendedores usam energia limpa, 13 trabalham com captação de água de chuva, 47 têm estrutura E-TECH de atendimento a veículos elétricos (incluindo carregador) e 67% já usam o conceito de Pós-Venda 4.0. Os processos são certificados pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Para chegar ao Selo Bronze, a loja precisa cumprir com 9 exigências, cada uma com pontuação, sendo necessário atingir 30 pontos. as exigências são:
Um acima, o Selo Prata demanda mais 2 exigências específicas e que a concessionária atinja um mínimo de 40 pontos no total:
Critérios Bronze+
O Selo Ouro, é o mais exigente:
Critérios Bronze + Prata +
Renault Kardian - São José dos Pinhais (PR)
As exigências que a filial brasileira cobra de sua rede de concessionárias são altas, mas refletem a atitude da própria montadora com a sua produção local. A linha de montagem da Renault em São José dos Pinhais (PR). O Complexo Ayrton Senna mantém em seu terreno 40% do espaço coberto por mata preservada. Toda a energia elétrica da fábrica vem de fonte fotovoltáica (solar). Entre 2022 e 2023, atingiu-se a redução de 5% no consumo de energia e mantém-se um inventário carbono neutro.
Renault - Concessionária 100% feminina
Já em maio do ano passado, a Renault também abriu sua primeira concessionária com 100% do quadro de funcionários formado por mulheres. Batizada de Women@RPoint, a unidade conta com área de 548 m² e fica localizada no bairro da Casa Verde, em São Paulo (SP). O espaço é completo e conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.
Desde o atendimento de vendas até a oficina mecânica, todo o quadro de funcionários da loja é feminino. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda. As funcionárias foram formadas pelo centro de treinamento Renault Academy e as mecânicas também receberam a capacitação do Senai.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas