Por conta do processo de transição para eletrificação vivido atualmente, a Jaguar deverá ficar sem vender carros em diversos mercados até 2026. Os modelos F-Type, XE e XF já estão praticamente mortos e os crossovers I-Pace e E-Pace devem ter produção encerrada já no mês que vem. Com isso, apenas o F-Pace seguirá em linha e, mesmo assim, não por muito tempo: será descontinuado em 2025 para encerrar de vez a era da combustão dentro da marca.
Diante de todo esse desfalque no portfólio, a Jaguar efetivamente deixará de vender veículos em alguns países. É o caso do Reino Unido, sua terra natal, onde a pausa comercial já foi anunciada. Já outros mercados continuarão sendo atendidos através de unidades oriundas dos estoques formados nessa fase final de produção. "O F-Pace continuará disponível em alguns mercados até o primeiro trimestre de 2026, mas em volumes menores", explicou o CEO da JLR, Adrian Mardell.
No mercado britânico e em outras regiões da Europa, a Jaguar só voltará a comercializar seus veículos em 2026 e, dessa vez, já em fase totalmente eletrificada. O primeiro carro dessa nova jornada será apresentado como conceito no próximo dia 2 de dezembro e atualmente está sendo projetado em fase de testes. As vendas serão iniciadas na metade de 2026. Ao que tudo indica, o modelo será esportivo, elétrico do tipo dedicado e pensado para brigar com o Porsche Taycan.
Jaguar F-Type
O projeto de renovação inclui ainda dois SUVs, também dedicados e sustentados pela plataforma Jaguar Electrified Platform. Os três novos veículos serão responsáveis por materializar o plano de posicionar a Jaguar em um novo patamar na era elétrica. Ao que tudo indica, a marca subirá de nível e se aproximará da Bentley como montadora de alto luxo com veículos de design exótico, deixando de rivalizar com BMW, Mercedes-Benz e Audi.
No Brasil, o site da Jaguar continua anunciando os modelos I-Pace, F-Pace e F-Type. Dois já estão praticamente mortos lá fora e devem sair de linha aqui logo logo. Já o F-Pace seguirá em produção por mais tempo e, ao contrário do que aconteceu no Reino Unido, poderá continuar em oferta aqui por mais tempo. A ver.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Jaguar estava com ótimos carros, mas tudo ruiu; o que aconteceu?