Por conta do processo de transição para eletrificação vivido atualmente, a Jaguar deverá ficar sem vender carros em diversos mercados até 2026. Os modelos F-Type, XE e XF já estão praticamente mortos e os crossovers I-Pace e E-Pace devem ter produção encerrada já no mês que vem. Com isso, apenas o F-Pace seguirá em linha e, mesmo assim, não por muito tempo: será descontinuado em 2025 para encerrar de vez a era da combustão dentro da marca.
Diante de todo esse desfalque no portfólio, a Jaguar efetivamente deixará de vender veículos em alguns países. É o caso do Reino Unido, sua terra natal, onde a pausa comercial já foi anunciada. Já outros mercados continuarão sendo atendidos através de unidades oriundas dos estoques formados nessa fase final de produção. "O F-Pace continuará disponível em alguns mercados até o primeiro trimestre de 2026, mas em volumes menores", explicou o CEO da JLR, Adrian Mardell.
No mercado britânico e em outras regiões da Europa, a Jaguar só voltará a comercializar seus veículos em 2026 e, dessa vez, já em fase totalmente eletrificada. O primeiro carro dessa nova jornada será apresentado como conceito no próximo dia 2 de dezembro e atualmente está sendo projetado em fase de testes. As vendas serão iniciadas na metade de 2026. Ao que tudo indica, o modelo será esportivo, elétrico do tipo dedicado e pensado para brigar com o Porsche Taycan.
Jaguar F-Type
O projeto de renovação inclui ainda dois SUVs, também dedicados e sustentados pela plataforma Jaguar Electrified Platform. Os três novos veículos serão responsáveis por materializar o plano de posicionar a Jaguar em um novo patamar na era elétrica. Ao que tudo indica, a marca subirá de nível e se aproximará da Bentley como montadora de alto luxo com veículos de design exótico, deixando de rivalizar com BMW, Mercedes-Benz e Audi.
No Brasil, o site da Jaguar continua anunciando os modelos I-Pace, F-Pace e F-Type. Dois já estão praticamente mortos lá fora e devem sair de linha aqui logo logo. Já o F-Pace seguirá em produção por mais tempo e, ao contrário do que aconteceu no Reino Unido, poderá continuar em oferta aqui por mais tempo. A ver.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Opinião: críticas à Ferrari F80 serão irrelevantes com o passar do tempo
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Veja quais foram os sedãs mais vendidos do Brasil em outubro
Jaguar estava com ótimos carros, mas tudo ruiu; o que aconteceu?
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Jaguar: transição para elétricos tem sido "muito frustrante"