Após apresentação do renovado Territory 2025 em setembro, a Ford oficializa agora na China a reestilização do equivalente maior e mais espaçoso da família: o Equator 2025. Assim como o irmão vendido no Brasil (que no mercado chinês se chama Equator Sport), o modelo recebe importantes atualizações no design e ganha inédita versão híbrida plug-in (PHEV) para representar a marca no concorrido mercado chinês de SUVs eletrificados.
No visual, o Equator PHEV 2025 segue a mesma receita de novidades do Territory/Equator Sport já revelado. Na dianteira, o formato dos faróis é o mesmo nos dois modelos, mas apenas o maior conta com barra de LED fazendo a interligação entre as duas peças. Além disso, há exclusividades no desenho da grade (incluindo malha interna) e nos moldes do para-choque. Nas laterais há diferenças de vincos e desenho dos vidros, mas as rodas são as mesmas nos dois carros.
Na traseira, as lanternas continuam interligadas, mas agora têm design bem mais delgado e chamativo. Toda a iluminação é composta por LEDs, assim como já acontece com os faróis na dianteira. No mais, as mudanças externas incluem novas opções de cores para a carroceria. Já por dentro, há volante com novo design e materiais de melhor qualidade no acabamento. O esquema de painel digital com sistema multimídia integrado foi mantido.
Em termos dimensionais, o Equator 2025 possui 4.920 mm de comprimento (aumento de 15 mm), 1.943 mm de largura e 1.753 mm de altura, além de distância de entre-eixos de 2.865 mm. Para efeito de comparação, o irmão menor Territory mede 4.630 mm de comprimento, 1.935 mm de largura, 1.706 mm de altura e 2.726 mm de entre-eixos. Internamente, é possível acomodar até 8 passageiros em três fileiras de bancos (contra apenas 5 lugares e duas fileiras do Territory).
Mecanicamente, o destaque fica por conta do conjunto híbrido PHEV composto por motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv associado ao propulsor elétrico de 218 cv, além da bateira CATL. Dados de fábrica indicam potência combinada de 367 cv e torque de 56,6 kgfm. Dados sobre autonomia ou consumo, porém, ainda não foram revelados. O Equator anterior tinha motor 2.0 turbo a gasolina sem eletrificação com 224 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem.
O Equator Sport/Territory também ganhou versão híbrida na recente reestilização, porém com conjunto diferente. Neste caso, o pacote inclui motor 1.5 a gasolina de 150 cv e motor elétrico de 82 cv associado, resultando 218 cv de potência combinada. No Brasil, o Territory é vendido ainda com visual anterior e somente na variante a combustão com motor 1.5 turbo de 169 cv (5.500 rpm) e torque de 25,4 kgfm (1.500 a 3.500 rpm).
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