page ad skin

Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica

Novo SUV compacto deve ter produção iniciada em dezembro, enquanto nova unidade também em Sorocaba (SP) ampliará capacidade

Toyota Yaris Cross

A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica em Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte do plano de investimento da Toyota, que prevê aporte de R$ 11 bilhões até 2030. De acordo com a empresa, a nova linha de montagem expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores.

Além disso, a nova planta no interior paulista será responsável por introduzir dois novos modelos híbridos flex da Toyota. Hoje, somente Corolla e Corolla Cross oferecem a tecnologia dentro da linha da marca. O sedã passará por uma mudança, deixando de ser produzido em Indaiatuba (SP) até 2026 e terá a fabricação gradativamente transferida para Sorocaba também. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.

A marca já prepara também a chegada do Yaris Cross. O SUV compacto que será comercializado abaixo do Corolla Cross deve movimentar os planos da Toyota nos próximos anos. Com o segmento aquecido, a Toyota pode estar preparando terreno para garantir maior capacidade produtiva com a nova fábrica, atendendo à futura demanda pelo SUV também.

Galeria: Toyota lança pedra fundamental de 2ª fábrica em Sorocaba (SP)

As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m². Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos, incluindo estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar a exportação para 23 países.  

Como resultado do ciclo de investimentos no Brasil, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.

“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.  

Yaris Cross ficou para 2025

Segundo a marca, a expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex. A empresa ainda prevê que esta tecnologia, hoje usada em larga escala somente no Brasil, seja exportada futuramente.

O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. "Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável", disse a empresa em comunicado sem citar o Yaris Cross nominalmente.

“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários