A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica em Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte do plano de investimento da Toyota, que prevê aporte de R$ 11 bilhões até 2030. De acordo com a empresa, a nova linha de montagem expandirá a capacidade produtiva de veículos e motores.
Além disso, a nova planta no interior paulista será responsável por introduzir dois novos modelos híbridos flex da Toyota. Hoje, somente Corolla e Corolla Cross oferecem a tecnologia dentro da linha da marca. O sedã passará por uma mudança, deixando de ser produzido em Indaiatuba (SP) até 2026 e terá a fabricação gradativamente transferida para Sorocaba também. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026.
A marca já prepara também a chegada do Yaris Cross. O SUV compacto que será comercializado abaixo do Corolla Cross deve movimentar os planos da Toyota nos próximos anos. Com o segmento aquecido, a Toyota pode estar preparando terreno para garantir maior capacidade produtiva com a nova fábrica, atendendo à futura demanda pelo SUV também.
As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m². Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos, incluindo estamparia, funilaria, pintura e montagem. A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar a exportação para 23 países.
Como resultado do ciclo de investimentos no Brasil, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030. Somente a expansão da fábrica de Sorocaba permitirá a criação de 500 novos postos a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
Segundo a marca, a expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex. A empresa ainda prevê que esta tecnologia, hoje usada em larga escala somente no Brasil, seja exportada futuramente.
O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil. "Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável", disse a empresa em comunicado sem citar o Yaris Cross nominalmente.
“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional