O SUV compacto da Toyota está com passaporte carimbado para o Brasil. Segundo Rafael Chang, presidente da marca no país, o Yaris Cross deverá começar sua produção em dezembro de 2024, com fabricação em Sorocaba (SP) e lançamento durante o ano de 2025.
A versão escolhida pela Toyota do Brasil para representar a marca no segmento é a asiática, que utiliza plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu, e que tem porte maior, mais próximo dos líderes do segmento nesse quesito.
Já na Europa, o Yaris Cross leva outra vida, tendo sido lançado em 2021 e já tendo recebido uma reestilização de meia-vida. Por lá, já se fala em uma segunda geração, agora com visual que pode ficar próximo do novo Prius, como sugere a projeção do designer Digimods Design.
Basta olhar para a frente do carro para ver de onde vem a inspiração. A lembra lembra muito a identidade que chegou na marca japonesa com o Prius, mas aqui com divisão em dois blocos, com uma assinatura de luz inclinada na parte superior e um módulo inferior nas laterais.
A grade, por sua vez, traz alguma semelhança com a que acabamos de ver no Corolla Cross reestilizado. Isso significa que o novo Yaris Cross poderia ter um visual mais vanguardista e menos conservador.
Olhando para a traseira do carro, as lanterna seguem o padrão de lentes finas, como nos Lexus e na lateral, o mesmo arco entre as portas e caixas de roda, mantendo um padrão evolutivo em algumas partes do modelo.
Diferente do Yaris Cross que virá ao Brasil, com foco maior em famílias, o Yaris europeu tem proposta mais aspiracional e deve permanecer com dimensões menores que seu equivalente asiático. Hoje o modelo vendido na Indonésia é maior em todas as medidas, com destaque para o comprimento (4,31 m x 4,18 m) e entre-eixos (2,62 cm x 2.56 cm).
O que também deverá ser mantido são as motorizações híbridos, que provavelmente serão mais potentes e, por sua vez, mais eficientes, algo que a Toyota costuma fazer muito bem. Mas será que haverá também um Yaris Cross 100% elétrico? Isso faria todo o sentido, principalmente em países europeus.
Entretanto, com a reestilização deste ano, a nova geração do modelo é esperada por lá entre 2026 e 2027. Teremos que aguardar e, caso a Toyota solte alguma novidade sobre o SUV, você será o primeiro a saber.
Fonte: Digimods Design, via AutomagzTV
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida