O SUV compacto da Toyota está com passaporte carimbado para o Brasil. Segundo Rafael Chang, presidente da marca no país, o Yaris Cross deverá começar sua produção em dezembro de 2024, com fabricação em Sorocaba (SP) e lançamento durante o ano de 2025.
A versão escolhida pela Toyota do Brasil para representar a marca no segmento é a asiática, que utiliza plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu, e que tem porte maior, mais próximo dos líderes do segmento nesse quesito.
Já na Europa, o Yaris Cross leva outra vida, tendo sido lançado em 2021 e já tendo recebido uma reestilização de meia-vida. Por lá, já se fala em uma segunda geração, agora com visual que pode ficar próximo do novo Prius, como sugere a projeção do designer Digimods Design.
Basta olhar para a frente do carro para ver de onde vem a inspiração. A lembra lembra muito a identidade que chegou na marca japonesa com o Prius, mas aqui com divisão em dois blocos, com uma assinatura de luz inclinada na parte superior e um módulo inferior nas laterais.
A grade, por sua vez, traz alguma semelhança com a que acabamos de ver no Corolla Cross reestilizado. Isso significa que o novo Yaris Cross poderia ter um visual mais vanguardista e menos conservador.
Olhando para a traseira do carro, as lanterna seguem o padrão de lentes finas, como nos Lexus e na lateral, o mesmo arco entre as portas e caixas de roda, mantendo um padrão evolutivo em algumas partes do modelo.
Diferente do Yaris Cross que virá ao Brasil, com foco maior em famílias, o Yaris europeu tem proposta mais aspiracional e deve permanecer com dimensões menores que seu equivalente asiático. Hoje o modelo vendido na Indonésia é maior em todas as medidas, com destaque para o comprimento (4,31 m x 4,18 m) e entre-eixos (2,62 cm x 2.56 cm).
O que também deverá ser mantido são as motorizações híbridos, que provavelmente serão mais potentes e, por sua vez, mais eficientes, algo que a Toyota costuma fazer muito bem. Mas será que haverá também um Yaris Cross 100% elétrico? Isso faria todo o sentido, principalmente em países europeus.
Entretanto, com a reestilização deste ano, a nova geração do modelo é esperada por lá entre 2026 e 2027. Teremos que aguardar e, caso a Toyota solte alguma novidade sobre o SUV, você será o primeiro a saber.
Fonte: Digimods Design, via AutomagzTV
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação