Apresentada como carro-conceito há pouco dias no Salão de Paris, a próxima geração do Citroën C5 Aircross caminha para chegar ao mercado em versão final no ano que vem. A marca já tem o projeto do carro bastante adiantado e deverá seguir com fidelidade as linhas adiantadas pelo protótipo. É o que mostra projeção publicada pelo site Motor.es e elaborada recentemente já com base no conceito.

A renderização suaviza os exageros típicos de protótipos de exibição e revela o C5 Aircross 2026 com linhas elegantes e alinhadas aos lançamentos mais recentes da Stellantis. A pegada geral será mantida, o que inclui medidas como 4,65 m de comprimento (15 cm a mais em comparação com o C5 Aircross atual) e 1,66 m de altura. Na dianteira, o capô será alto e os faróis serão estreitos, com destaque para as luzes diurnas de LED.

Conceito Citroen C5 Aircross

Estruturalmente, o C5 Aircross 2026 será baseado na plataforma STLA Medium. A nova arquitetura é recém-desenvolvida e acabou de estrear nas novas gerações de Peugeot 3008 e Opel Grandland na Europa. Oferece suporte para diferentes tipos de motorização, podendo acomodar powertrains tradicionais, híbridos e até totalmente elétricos. Será a mesma usada também pela próxima geração do Jeep Compass, a ser revelada em breve.

Conceito de Citroen C5 Aircross (2024)
Citroën

A estrutura da base permite arquitetura elétrica de 400 volts e suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, indicando que a versão EV do modelo seguirá por esse caminho. Além disso, tem capacidade de carregamento de 20% a 80% em 27 minutos e acomoda baterias de até 98 kWh, entregando autonomia de 500 km a 700 km. No 3008, a Peugeot já oferece essas características e certamente não será diferente no C5.

O mercado europeu continuará sendo o foco da nova geração e o lançamento por lá deverá acontecer em meados de 2025.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com