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Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado

Facelift inclui novidades no visual, atualizações na cabine e, principalmente, considerável redução de preços

Jeep Meridian Facelift (Commander)
Foto de: Jeep

A Jeep acaba de oficializar na Índia o lançamento da linha 2025 do Commander com importantes novidades. Chamado localmente de Meridian, o modelo chega às lojas com atualizações no visual, melhorias de acabamento na cabine e portfólio ampliado com novas versões. De quebra, ficou consideravelmente mais barato a partir da variante de entrada. Ficou devendo, porém, opção de motorização mais potente (o 2.0 Hurricane segue exclusivo do Brasil).

No catálogo, a chegada da configuração Longitude com 5 lugares deixou o Meridian significativamente mais acessível. A variante custa a partir de 2,49 milhões de rúpias (cerca de R$ 168.000 em conversão direta sem impostos), contra 3,12 milhões de rúpias (R$ 211.000) da versão mais acessível até então. As demais opções do portfólio são Longitude Plus, Limited (O) e Overland - todas com 5 ou 7 lugares, dependendo da escolha do cliente.

Jeep Meridian Facelift (Commander)

No visual, o Meridian renovado incorpora grade frontal com elementos ligeiramente atualizados (mantendo as características 7 lâminas), apliques na porção inferior dos faróis me cor contrastante com a carroceria e rodas de até 18 polegadas com layout inédito. Na cabine, o painel agora conta com acabamento em camurça e detalhes cor de cobre (substituindo o prateado de até então), além de bancos com estofamento bege.

Entre os equipamentos, seguem painel de instrumentos digital de 10,25", sistema de entretenimento de 10,1", sistema de áudio Alpine de 9 alto-falantes, carregamento sem fio e assentos dianteiros ventilados. O Overland ganha ainda ADAS de Nível 2 com controle de cruzeiro adaptativo, aviso de colisão frontal com frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa e assistência de manutenção de faixa.

Jeep Meridian Facelift (Commander)
Foto de: Jeep

Sob o capô, o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,6 kgfm de torque continua sendo oferecido como única opção de motorização. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 9 relações, com tração 4x2 ou 4x4. Havia expectativa em torno da oferta do 2.0 Hurricane de 272 cv, mas não foi essa vez. 

De todo modo, o motor deve passar a ser oferecido em breve, já que a própria Jeep da Índia confirmou que promoverá atualizações constantes no modelo a fim de acompanhar o agitado ritmo do mercado local. Por lá, o Meridian tem vendido em média apenas 175 unidades mensais e ficado bem abaixo das expectativas. O mesmo vale para o Compass, que tem alcançado média de apenas 280 unidades/mês.

Jeep Compass Black Shark - Índia
Foto de: Jeep

Compass Black Shark na Índia

“Aprendemos que o mercado indiano precisa de novidades frequentemente. Diferentemente da estratégia de 18-24 meses aplicada nos mercados europeus, na Índia precisamos introduzir mudanças a cada 6 meses", disse CEO da Stellantis Índia, Shailesh Hazela. As atualizações serão baseadas especificamente no gosto do consumidor indiano e desenvolvidas pela rede local de P&D do grupo.

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