Depois de estrear no Brasil (com sucesso imediato e fila de espera de meses), o Commander não deve demorar mais do que poucos meses para ser lançado em outro importante mercado emergente: a Índia. Por lá, o modelo se chamará Meridian e chegará ao mercado por volta do mês de maio, sendo produzido localmente ao lado do Compass na fábrica de Ranjangaon. Terá basicamente o mesmo visual do irmão feito em Goiana (PE), mas com diferenças nas versões.

Segundo o Autocar India, o Meridian será oferecido unicamente com motor 2.0 turbodiesel e, assim como aconteceu recentemente com o Commander na Argentina, dispensará - pelo menos de imediato - o conhecido motor 1.3 turbo T270. O câmbio poderá ser manual de 6 marchas (opção indisponível por aqui, tendo em vista a baixa procura nesse segmento) ou automático de 9 marchas (o mesmo oferecido no Commander brasileiro). Dependendo da escolha, a tração poderá ser dianteira ou 4x4.

O que vem sendo especulada é a oferta de um conjunto híbrido moderado, provavelmente nas versões mais caras. Dessa forma, o conhecido motor 2.0 turbodiesel poderá vir associado a um sistema híbrido-leve de 48 volts que atuará principalmente em arrancadas. A promessa é entregar índices otimizados de emissão de poluentes e consumo de combustível, atendendo as mais recentes regras indianas contra poluição.

No mercado local, o Meridian brigará diretamente com Volkswagen Tiguan Allspace e Skoda Kodiaq, além de modelos com carroceria sobre chassi, como Toyota SW4 (por lá chamado de Fortuner) e MG Gloster. Do ponto de vista visual e de equipamentos, praticamente nada mudará em reação ao que já temos no Commander. Apenas a paleta de cores terá tons mais chamativos, como o vermelho da foto de abertura, de modo a atender o gosto local.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com