Com o Citroën C4 e o C4X completamente renovados, os franceses pretendem estabelecer novos padrões neste segmento. Apresentados no Salão de Paris, serão vendidos na Europa a partir de 2025. O Citroën C4 se apresenta como a versão mais elegante até o momento, enquanto o C4 X, com sua silhueta fastback, tem como objetivo oferecer um interior espaçoso.

O design é uma evolução do conceito original. A dianteira de ambos é idêntica e foi redesenhada, assim como a traseira. No interior, os novos bancos Citroën Advanced Comfort e um novo display de instrumentos de 7 polegadas garantem o conforto típico da marca.

Galeria: Citroën C4 (2025)

Um destaque é a introdução da tecnologia híbrida de 48 volts, que está disponível tanto no C4 quanto no C4 X. Essa tecnologia combina um motor a gasolina PureTech com uma caixa de câmbio eletrificada de dupla embreagem e um motor elétrico. A bateria de 48 volts é carregada durante a condução e possibilita o fornecimento de torque adicional em baixas rotações do motor. É algo que veremos no Brasil em breve, mas não com um motor PureTech. Sob condições adequadas, os veículos podem completar até 50% das viagens no trânsito urbano de forma puramente elétrica, o que reduz o consumo de combustível em quase 20%.

O conforto ao dirigir é determinado pela suspensão macia e pela carroceria bem isolada. O conjunto é ajustado para compensar com eficiência os solavancos na estrada, garantindo uma condução suave e agradável. O isolamento acústico no interior também foi aprimorado para que o ruído do motor e da direção seja quase imperceptível.

Galeria: Citroën C4 X (2025)

Em termos de sistemas de segurança e assistência, o Citroën C4 e o C4 X também são bem equipados. Ambos são equipados com vários sistemas de assistência modernos que apoiam o motorista e garantem segurança adicional. Isso inclui um sistema de aviso de saída de faixa, assistência de frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Esses sistemas ajudam a minimizar o risco de acidentes e aumentam o conforto ao dirigir.

Além da versão híbrida, o C4 e o C4 X também estão disponíveis com sistemas eficientes a gasolina, diesel e elétrico. A variante elétrica, o ë-C4, oferece uma autonomia de até 420 quilômetros no ciclo WLTP e, portanto, é uma opção para motoristas preocupados com o meio ambiente. Os preços das novas variantes eletrificadas começam em 25.645 euros (R$ 157,9 mil) para o C4 e 26.045 euros (R$ 160,4 mil) para o C4 X.

No entanto, a Citroën tem muito mais a oferecer no Salão do Automóvel de Paris. A empresa francesa comemorou nada menos que quatro estreias mundiais, incluindo o C5 Aircross Concept e o novo Ami. O recém-apresentado C3 e seu irmão C3 Aircross também podem ser vistos lá. Isso significa que a Citroën está cumprindo seu anúncio de renovar quase 80% de sua linha de produtos em pouco mais de um ano.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

OFICINA DO FUTURO? PROGRAMA RENAULT PÓS-VENDA 4.0 DIGITALIZA CONCESSIONÁRIAS E ACABA COM PAPEL
Envie seu flagra! flagra@motor1.com