Quando dinheiro não é problema, você pode ter basicamente qualquer carro imaginável, mesmo que ele ainda não exista. Essa "minivan" (entre muitas aspas) não está no mesmo nível dos carros especiais do Sultão de Brunei, mas um Porsche extralongo é certamente uma coisa diferente para ser vista.

Não se trata do SUV elétrico de três fileiras que será lançado no final desta década. Em vez disso, estamos diante de um Cayenne Turbo GT esticado, encomendado por Mark Zuckerberg para sua esposa.

Priscilla Chan queria uma minivan e, como a Porsche não vende uma, o cofundador do Facebook quis resolver o problema com suas próprias mãos. Em um post publicado no Instagram, Zuckerberg diz que ele mesmo projetou essa chamada minivan, completa com portas deslizantes elétricas. Embora não seja o primeiro a ter esse recurso, modelos como Toyota Century e Kia Carnival também tem portas deslizantes.

 

Zuckerberg fez uma parceria com a West Coast Customs para tornar sua ideia em realidade. Ele também encomendou um 911 GT3 Touring com adaptação de caixa de câmbio manual. Seu Cadillac CT5-V Blackwing também tem três pedais. Não se sabe quanto custou todo o projeto da minivan Cayenne Turbo GT, mas o modelo normal já começa em pouco mais de US$ 200.000 (cerca de R$ 1,1 milhão). No Brasil, o Cayenne parte de R$ 770.000 na versão E-Hybrid e chega aos R$ 1.300.000 na versão Turbo E-Hybrid.

Por mais maluca que essa minivan da Porsche pareça, existe de fato uma minivan oficial da Porsche. Não estamos falando da Porsche B32 da década de 1980, pois ela era basicamente uma Volkswagen Kombi de 3ª geração com o motor do 911 Carrera e outras atualizações. Em 2018, a Porsche criou o Vision Renndienst como uma minivan exclusiva, embora fosse apenas um conceito. O elétrico tinha seis assentos, o que seria suficiente para a família Zuckerberg, já que eles têm três filhos.

Esse Cayenne feito sob medida não tem a disposição incomum dos assentos do Vision Renndienst. A minivan projetada pela Porsche em 2018 tinha um assento central do motorista seguido por dois assentos de passageiros à la McLaren F1, Speedtail ou Gordon Murray T.50. O Turbo GT parece ter dois assentos na frente, outros dois no meio e provavelmente pelo menos mais dois na terceira fileira.

Não se sabe se o grande SUV elétrico da Porsche, que chegará em 2027, terá seis ou sete assentos, mas um layout de três fileiras está planejado. Não ficaremos lá muito surpresos se o futuro SUV familiar substituir a engenhoca alongada do Cayenne Turbo GT da família Zuckerberg.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com