Um Porsche Taycan como esse nunca foi visto antes, não tanto em termos de especificações técnicas ou desempenho, mas na cor que cobre sua carroceria. O Celestial Jade foi desenvolvido sob encomenda da subsidiária chinesa da empresa pelos especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur - o departamento de personalização da marca.
Uma tonalidade única que usa pela primeira vez uma tinta pigmentada especial que muda de cor dependendo do ângulo da luz. Um supercarro iridescente inspirado na pedra jade, que na cultura chinesa indica nobreza, perfeição, constância, felicidade e imortalidade.
Longo desenvolvimento
Para criar o esquema de cores incomum, a Porsche misturou duas tintas de efeito Chromaflair diferentes: a Urban Bamboo, de tom verde brilhante com amarelo e dourado, e a Shifting Carbon, um cinza escuro com tons de preto e azul. Essas duas tonalidades contêm "flocos" particularmente finos, que consistem em uma camada central de alumínio fosco e reflexivo cercada por uma camada semelhante a vidro com apenas 0,001 mm de espessura, 1/50 da espessura de um fio de cabelo humano. Uma composição especial que dá à carroceria um efeito de camaleão, mudando sua cor, como mencionado acima, dependendo do ângulo do qual é vista.
No entanto, é mais fácil falar do que fazer: as fases de preparação e implementação levaram cerca de um ano para alcançar o efeito desejado pela marca, depois que a amostra foi feita, a pintura, que foi feita à mão, levou 80 horas.
Outros detalhes também tornam esse Taycan Turbo S único, como o logotipo inspirado no "LongMa", um cavalo alado lendário com escamas de dragão que, na mitologia chinesa, e símbolo de bom presságio, colocado nas soleiras das portas e nos apoios de cabeça, além de ser projetado no chão pelos espelhos quando as portas são abertas.
O Porsche Taycan Turbo S Celestial Jade estreou em um evento dedicado em Singapura e, a partir daí, iniciará uma turnê por vários locais no Sudeste Asiático, antes de ser leiloado pela Porsche - cuja renda será doada para caridade - em 2025.