No fim de 2019, a Volkswagen oficializou o fim do Golf GTI no Brasil. Com produção local, o GTI MK 7,5 já estava desatualizado a nível global e na época já se ventilava a possibilidade da chegada do MK8 ao país, o que acabou não acontecendo. Em 2023, Honda e Toyota viram esse nicho de mercado vazio e apresentaram Civic Type R e GR Corolla, acima dos R$ 400 mil cada.

Em 2023, os esportivos japoneses emplacaram 112 unidades juntos e, até setembro deste ano, o Civic Type R chegou a 69 felizes garagens no Brasil. Parecem números fracos, mas estamos falando de esportivos acima dos R$ 400 mil que, para suas fabricantes, geram bons lucros e ainda reforçam a imagem de marca diante de consumidores com bolsos profundos. Isso explica o motivo para a Volkswagen voltar a importar o Golf GTI MK8,5?

O Golf GTi é a melhor escolha?

Em 2019, o então presidente da VW no Brasil, Pablo Di Si, já falou sobre a vinda do Golf MK8 ao Brasil durante uma entrevista ao Motor1.com. Naquele momento, o MK8 era novidade e o GTi MK7,5 estava perto de seu fim na planta do Paraná. Em novembro de 2023, foi a vez de Ciro Possobom, sucessor de Pablo, falar ao Motor1.com que o Golf, voltaria em versão GTI ou R, a mais apimentada.

Depois da aparição no Rock in Rio, finalmente a Volkswagen bateu o martelo e confirmou a volta do Golf GTI ao Brasil. Só que falar que é um concorrente do Civic Type R não é exatamente a certa, já que a briga com a versão mais extrema da Honda fica a cargo do Golf R em diversos mercados do mundo, deixando o GTI um degrau mais abaixo em esportividade e preço. E isso não deverá ser diferente no Brasil. 

Volkswagen Golf GTI 2024

Se seguir as especificações globais, o VW Golf GTI chegará com 265 cv e 37,7 kgfm de torque no 2.0 turbo e câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e tração dianteira. Para o Brasil, o Honda Civic Type R teve o 2.0 turbo amansado, indo aos 297 cv e 42,8 kgfm e câmbio manual de 6 marchas - no exterior, são 330 cv, mas nossa gasolina obrigou a Honda a suavizar o mapa em altas rotações para evitar quebras, porém tuners já estão colocando o esportivo japonês em sua potencia original. 

Para essa briga, o ideal seria o Golf R. São 333 cv e 42,8 kgfm de torque no 2.0 turbo, mas que se diferencia principalmente por um ajuste de suspensão e direção ainda mais esportivos e um sistema de tração integral automática, que trabalha junto com o câmbio de dupla embreagem e 7 marchas. Nesse ponto, o Golf GTI está mais para o Civic Si, um esportivo mais pensado para uso normal que pistas que o Type R, assim como o GTI está para o R. 

Preço de Type R ou algo mais "acessível"?

A pergunta que vale o prêmio do momento: quanto custará o Golf GTI? A própria VW tem dois caminhos a seguir, baseado no que observamos em mercados onde o GTI e o R tem a companhia do Si e Type R, como os Estados Unidos. Ela pode seguir a mesma média de valores para as respectivas versões ou assumir uma posição com o GTI semelhante ao que a Honda trouxe. 

Nos Estados Unidos, o Golf GTI começa em US$ 31.965, enquanto um Honda Civic Si, sedã, começa em US$ 29.950. Quando vamos para cima, o Golf R abre a tabela por US$ 45.665, enquanto o Type R custa US$ 44.795, o que nos dá o cenário para pensar um dos caminhos da VW do Brasil se for alinhar as expectativas com o mundo: o Golf GTI pode ficar bem abaixo dos R$ 429.900 do Honda Civic Type R, mas ainda acima dos R$ 300 mil. 

Por outro lado, o Golf GTI chega aos US$ 40.505 com a versão mais completa. Se no Brasil a marca decidir por um pacote assim, podemos ter um Golf GTI por R$ 400 mil e perto do Type R, mesmo que não tenha a potência e preparação para uso extremo do japonês, mas conte com a usabilidade de um carro mais suave e o câmbio automatizado, um ponto que ajudou o GTI a vender mais que o Si no Brasil lá no passado. 

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