page ad skin

Novo motor 2.0 turbo de 300 cv da Toyota será usado pela Hilux, diz site

Propulsor inédito está em desenvolvimento e equipará em série de novos veículos no próximos anos

Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste
  • A Toyota está investindo em uma nova geração de motores a combustão que promete ser mais compacta, mais leve e mais potente do que as versões atuais.
  • A picape Hilux é um dos modelos que deverá receber os novos motores, com destaque para o motor 2.0 turbo, que promete oferecer um desempenho superior ao atual 2.8 turbodiesel.
  • Marca está desenvolvendo esses novos motores para integrá-los a sistemas híbridos e torná-los compatíveis com diversos tipos de combustíveis.

Considerado um dos projetos técnicos mais promissores da indústria nos últimos anos, os novos motores de quatro-cilindros desenvolvidos pela Toyota prometem 'virar o jogo' no campo da combustão interna. Os propulsores serão usados por praticamente todos os próximos lançamentos da marca e, em especial, pela picape Hilux. Pelo menos é o que revela o site Karuma News, especializado em notícias de montadoras do Japão.

De acordo com a publicação, a Hilux usará especificamente o motor 2.0 turbo a gasolina da nova família, assim como as novas gerações dos esportivos MR2 e Celica. O propulsor está sendo desenvolvido para entregar diferentes ajustes de potência e torque e, no caso da picape, tudo indica que será adotada uma versão com 300 cv e 40,8 kgfm. Haverá ainda uma variante 400 cv e 56 kgfm para outros modelos e um ajuste específico de 600 cv para veículos de competição.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste

O que não ficou claro é se a Hilux ganhará o novo motor na carroceria de hoje ou somente na próxima geração, aguardada para 2025. A segunda hipótese vem sendo apontada como a mais provável, ainda mais levando em conta que a picape atual está no fim de seu ciclo de vida. Com isso, o novo propulsor deverá chegar na próxima linhagem como um diferencial técnico importante da Hilux diante da concorrência.

Outra dúvida diz respeito à versão que usará o novo propulsor. Nesse sentido, os principais rumores convergem para a versão GR-Sport (com preparação de fábrica) em substituição ao propulsor 2.8 turbodiesel de 204 cv usado atualmente.

Novos motores da Toyota

Novos motores da Toyota

Desenvolvida em parceria com as também japonesas Mazda e Subaru, a nova geração de motores a combustão da Toyota promete gerar avanços importantes em termos de construção e eficiência. Os propulsores estão sendo desenvolvidos dentro da abordagem multi-vias da marca (descentralizada em relação à eletrificação total) e chegarão ao mercado com a missão de manter powertrains a combustão vivos por mais alguns anos.

A Toyota diz que os novos motores funcionarão tanto com combustíveis fósseis habituais (gasolina e diesel) quanto com combustíveis neutros em carbono, incluindo hidrogênio líquido, combustíveis sintéticos e biocombustíveis (etanol). Todos estão sendo desenvolvidos principalmente para aplicação em conjuntos híbridos, já que a tecnologia é a principal aposta da Toyota para os próximos anos (mais até do que a eletrificação total incentivada por outras montadoras).

Novos motores da Toyota

O 2.0 turbo em questão está sendo pensado para suceder o 2.4 turbo usado em alguns modelos hoje. Será cerca de 10% menor, significativamente mais potente e até 30% mais eficiente. A família terá ainda um 1.5 de aspiração natural e uma versão turbo do mesmo 1.5 aproximadamente 30% mais eficiente do que os 2.5 aspirados usados atualmente. Os três são do tipo quatro cilindros em linha. A Toyota nutre bastante expectativa em torno das novidades e fala em 'virada de jogo' para a indústria.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com