O departamento de design da BMW deverá passar por importantes mudanças a partir do próximo mês de outubro. Em comunicado, a própria marca confirmou que trocará o comando de diversos setores, adicionará novos profissionais à equipe e se despedirá de nomes conhecidos. É o caso de Domagoj Dukec, que lidera a equipe de design da empresa desde abril de 2019 e agora caminha para os quadros da Rolls-Royce, onde assumirá a mesma função.
Dukec é croata nascido em Frankfurt (ALE) e foi responsável pelos últimos lançamentos da marca, incluindo a atual geração do Série 7 e o SUV XM. Alguns deles foram considerados bastante polêmicos pela opinião pública, mas Dukec disse quando questionado que "um bom design não é sobre ser bonito ou feio". Na época, o executivo explicou que boa parte dos clientes tem o desejo de chamar atenção nas ruas e se destacar diante da habitual normalidade, principalmente nos segmentos esportivo e de alto luxo.
Com a saída de Dukec, os próximos carros da BMWs serão projetados por outros dois profissionais. No setor de modelos considerados intermediários e de alto luxo, a responsabilidade recairá sobre Maximilian Missoni, que já trabalhou no setor de design da Polestar, do grupo Volvo, e nos últimos anos vinha atuando em outros setores dentro da BMW.
Já no caso dos carros compactos e médios, todos os novos desenhos ficarão a cargo de Oliver Heilmer, chefe de design da Mini desde 2017. Heilmer também será responsável pelo visual dos carros M. A vaga aberta na Mini será ocupada por Holger Hampf, ex-chefe da divisão Designworks. Posteriormente, o ex-chefe de design da Rolls-Royce, Anders Warming, liderará o Designworks, bem como os "tópicos de design avançado".
Além disso, a BMW nomeou Claudia Braun como líder de um novo departamento multimarcas para Color and Material Design para BMW, Mini e Rolls-Royce. Christian Bauer continua como líder da experiência digital do cliente. Além disso, o comando de toda a equipe ainda continua sob a batuta de Adrian van Hooydonk.
Apesar do design polarizador, o fato é que a BMW está vendendo carros como nunca. Com crescimento de 2,3% na comparação com igual período do ano passado, a BMW fechou o primeiro semestre de 2024 como marca premium mais vendida do mundo. Ao todo, a fabricante alemã entregou globalmente 1.096.486 veículos e deixou para trás as principais rivais compatriotas. A Mercedes-Benz, em segundo lugar, vendeu 960.000 unidades (queda de 8%) e a Audi, em terceiro, somou 833.000 veículos emplacados (recuo também de 8%).
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