Praticamente empatadas com o varejo, as vendas diretas foram responsáveis por 49,8% dos 223.196 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em agosto de acordo com os números da Fenabrave. Com 28,64% de participação, a Fiat completou 13 meses seguidos na liderança entre as montadoras, com a Volkswagen (20,88%) e a Chevrolet (12,87%) completando o pódio. A Hyundai (7,65%) foi a 4ª, com Toyota e Renault dividindo a 5ª posição com 6,84% cada.
Os seis primeiros colocados no ranking de automóveis foram hatches, com o VW Polo (9.813) bem à frente dos demais – Fiat Argo e Chevrolet Onix vieram em seguida, com menos de 300 unidades separando ambos (5.224 x 4.979). Atrás do Hyundai HB20 (4.361), o Renault Kwid (4.091) teve quase 90% de suas unidades dependentes da modalidade, algo incomum nos últimos anos.
Volkswagen T-Cross 200 TSI
Dominantes no varejo, os SUVs e crossovers tiveram apenas o VW T-Cross (3.674) entre os dez primeiros. Chevrolet Onix Plus (3.098) e Fiat Cronos (2.604) representaram os sedãs no pelotão superior. Apenas três modelos tiveram menos de 10% de seus registros fora do varejo: BYD Song Plus (137) e os Honda City (113) e City Hatch (89). Em situação oposta, todos os Volvo EX30 (314) foram comercializados através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO.24 (A) |
1º |
VW POLO |
9.813 |
68,75% |
14.274 |
2º |
FIAT ARGO |
5.224 |
67,25% |
7.768 |
3º |
CHEVROLET ONIX |
4.979 |
55,21% |
9.018 |
4º |
HYUNDAI HB20 |
4.361 |
61,40% |
7.103 |
5º |
RENAULT KWID |
4.091 |
88,51% |
4.622 |
6º |
FIAT MOBI |
3.899 |
81,72% |
4.771 |
7º |
VW T-CROSS |
3.674 |
51,62% |
7.118 |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.098 |
63,97% |
4.843 |
9º |
HYUNDAI HB20S |
2.649 |
73,75% |
3.592 |
10º |
FIAT CRONOS |
2.604 |
69,27% |
3.759 |
11º |
NISSAN KICKS |
2.600 |
48,55% |
5.355 |
12º |
JEEP RENEGADE |
2.134 |
38,68% |
5.517 |
13º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.958 |
83,43% |
2.347 |
14º |
CHEVROLET SPIN |
1.848 |
70,16% |
2.634 |
15º |
VW VIRTUS |
1.791 |
61,21% |
2.926 |
16º |
CHEVROLET TRACKER |
1.623 |
25,30% |
6.416 |
17º |
VW NIVUS |
1.590 |
35,67% |
4.458 |
18º |
FIAT PULSE |
1.566 |
44,06% |
3.554 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.486 |
37,10% |
4.005 |
20º |
HYUNDAI CRETA |
1.466 |
24,59% |
5.962 |
21º |
FIAT FASTBACK |
1.302 |
29,54% |
4.408 |
22º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.158 |
26,82% |
4.318 |
23º |
TOYOTA COROLLA |
971 |
27,62% |
3.515 |
24º |
CITROËN C3 |
909 |
47,87% |
1.899 |
25º |
TOYOTA YARIS HATCH |
828 |
34,62% |
2.392 |
26º |
JEEP COMMANDER |
707 |
42,26% |
1.673 |
27º |
VW TAOS |
653 |
39,24% |
1.664 |
28º |
HONDA HR-V |
586 |
12,90% |
4.542 |
29º |
NISSAN VERSA |
516 |
59,45% |
868 |
30º |
GWM HAVAL H6 |
474 |
22,44% |
2.112 |
31º |
RENAULT DUSTER |
460 |
45,14% |
1.019 |
32º |
PEUGEOT 208 |
450 |
23,51% |
1.914 |
33º |
RENAULT KARDIAN |
432 |
19,09% |
2.263 |
34º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
410 |
39,08% |
1.049 |
35º |
RENAULT LOGAN |
369 |
98,93% |
373 |
36º |
RENAULT SANDERO |
356 |
87,68% |
406 |
37º |
PEUGEOT 2008 |
353 |
96,98% |
364 |
38º |
VOLVO XC60 |
325 |
99,69% |
326 |
39º |
VOLVO EX30 |
314 |
100,00% |
314 |
40º |
NISSAN SENTRA |
280 |
57,73% |
485 |
41º |
BYD DOLPHIN MINI |
277 |
12,05% |
2.298 |
42º |
MITSUBISHI PAJERO |
252 |
78,26% |
322 |
43º |
FORD TERRITORY |
211 |
44,99% |
469 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
182 |
25,38% |
717 |
45º |
BYD SONG PLUS |
137 |
5,45% |
2.516 |
46º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
131 |
74,43% |
176 |
47º |
CHEVROLET EQUINOX |
128 |
35,16% |
364 |
48º |
HONDA CITY |
113 |
6,40% |
1.767 |
49º |
VOLVO XC90 |
105 |
99,06% |
106 |
50º |
HONDA CITY HATCH |
89 |
5,77% |
1.543 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (11.100) foi novamente a campeã geral da modalidade, emplacando mais do que o dobro da rival VW Saveiro (5.160), esta última muito mais dependente das vendas diretas. Assim como em julho, a Ford Ranger (1.078) teve menor participação na modalidade do que a Toyota Hilux (2.613), 4ª colocada.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO.24 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
11.100 |
67,59% |
16.423 |
2º |
VW SAVEIRO |
5.160 |
93,50% |
5.519 |
3º |
FIAT TORO |
3.293 |
59,34% |
5.549 |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.613 |
55,24% |
4.730 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.695 |
91,33% |
1.856 |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.470 |
70,07% |
2.098 |
7º |
FORD RANGER |
1.078 |
38,75% |
2.782 |
8º |
RAM RAMPAGE |
1.054 |
51,19% |
2.059 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.003 |
42,46% |
2.362 |
10º |
RENAULT OROCH |
830 |
85,57% |
970 |
11º |
RENAULT MASTER |
816 |
79,84% |
1.022 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
770 |
89,85% |
857 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
562 |
60,17% |
934 |
14º |
FIAT TITANO |
522 |
75,65% |
690 |
15º |
FIAT SCUDO |
507 |
96,20% |
527 |
16º |
VW AMAROK |
457 |
95,41% |
479 |
17º |
FORD TRANSIT |
282 |
83,68% |
337 |
18º |
RENAULT KANGOO |
186 |
98,94% |
188 |
19º |
FORD MAVERICK |
147 |
29,34% |
501 |
20º |
RAM 2500 |
104 |
70,75% |
147 |
21º |
FIAT DUCATO |
93 |
73,23% |
127 |
22º |
VW / MAN EXPRESS |
72 |
45,57% |
158 |
23º |
RAM 3500 |
58 |
46,03% |
126 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
31 |
50,82% |
61 |
25º |
PEUGEOT EXPERT |
29 |
28,43% |
102 |
26º |
HYUNDAI HR |
17 |
6,61% |
257 |
27º |
KIA K2500 |
17 |
5,11% |
333 |
28º |
CITROËN JUMPER |
9 |
31,03% |
29 |
29º |
CITROËN JUMPY |
7 |
11,67% |
60 |
30º |
RAM 1500 |
7 |
7,53% |
93 |
31º |
RAM CLASSIC |
5 |
12,82% |
39 |
32º |
FORD F150 |
4 |
28,57% |
14 |
33º |
PEUGEOT BOXER |
4 |
26,67% |
15 |
34º |
RENAULT KWID |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
3,51% |
57 |
36º |
RENAULT KANGOO E-TECH |
2 |
50,00% |
4 |
37º |
BYD T3 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
GMC SIERRA |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
JAC IEV330P |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro