As vendas no varejo foram responsáveis por 50,2% dos 223.196 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em agosto. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, a Fiat liderou entre as montadoras com 15,72% de participação, seguida por uma disputa apertada entre Volkswagen (12,27%) e Chevrolet (12,23%). Toyota (10,06%) e Hyundai (7,54%) vieram em seguida.
Com nada menos do que 14 representantes entre os 20 primeiros colocados, o segmento de SUVs e crossovers teve o Chevrolet Tracker (4.793) no topo, seguindo de perto pelo Hyundai Creta (4.496), preferido em julho. VW Polo (4.461) e Chevrolet Onix (4.039), terceiro e quarto colocados respectivamente, foram os “intrusos” no top 10. O VW, ressalte-se, teve quase 70% de seus registros através de vendas diretas.
Caoa Chery Tiggo 7 Sport 2025
O grande destaque do mês foi a 5ª posição do Caoa Chery Tiggo 7 (3.961), líder entre os SUVs médios e com quase 99% de suas unidades no varejo – em julho, vale destacar, o modelo havia entrado no top 10 pela 1ª vez. Único elétrico entre os 20 primeiros, o BYD Dolphin Mini (2.021) vendeu mais do que modelos como Fiat Pulse (1.988) e Renault Kardian (1.831).
Varejo em agosto: carros de passeio mais vendidos
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO.24 (A) |
1º | CHEVROLET TRACKER | 4.793 | 74,70% | 6.416 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.496 | 75,41% | 5.962 |
3º | VW POLO | 4.461 | 31,25% | 14.274 |
4º | CHEVROLET ONIX | 4.039 | 44,79% | 9.018 |
5º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 3.961 | 98,63% | 4.016 |
6º | HONDA HR-V | 3.956 | 87,10% | 4.542 |
7º | VW T-CROSS | 3.444 | 48,38% | 7.118 |
8º | JEEP RENEGADE | 3.383 | 61,32% | 5.517 |
9º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.160 | 73,18% | 4.318 |
10º | FIAT FASTBACK | 3.106 | 70,46% | 4.408 |
11º | VW NIVUS | 2.868 | 64,33% | 4.458 |
12º | NISSAN KICKS | 2.755 | 51,45% | 5.355 |
13º | HYUNDAI HB20 | 2.742 | 38,60% | 7.103 |
14º | FIAT ARGO | 2.544 | 32,75% | 7.768 |
15º | TOYOTA COROLLA | 2.544 | 72,38% | 3.515 |
16º | JEEP COMPASS | 2.519 | 62,90% | 4.005 |
17º | BYD SONG PLUS | 2.379 | 94,55% | 2.516 |
18º | BYD DOLPHIN MINI | 2.021 | 87,95% | 2.298 |
19º | FIAT PULSE | 1.988 | 55,94% | 3.554 |
20º | RENAULT KARDIAN | 1.831 | 80,91% | 2.263 |
21º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.745 | 36,03% | 4.843 |
22º | HONDA CITY | 1.654 | 93,60% | 1.767 |
23º | GWM HAVAL H6 | 1.638 | 77,56% | 2.112 |
24º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.564 | 65,38% | 2.392 |
25º | PEUGEOT 208 | 1.464 | 76,49% | 1.914 |
26º | HONDA CITY HATCH | 1.454 | 94,23% | 1.543 |
27º | TOYOTA SW4 | 1.308 | 96,11% | 1.361 |
28º | FIAT CRONOS | 1.155 | 30,73% | 3.759 |
29º | VW VIRTUS | 1.135 | 38,79% | 2.926 |
30º | BYD DOLPHIN | 1.023 | 96,88% | 1.056 |
31º | VW TAOS | 1.011 | 60,76% | 1.664 |
32º | CITROËN C3 | 990 | 52,13% | 1.899 |
33º | JEEP COMMANDER | 966 | 57,74% | 1.673 |
34º | HYUNDAI HB20S | 943 | 26,25% | 3.592 |
35º | FIAT MOBI | 872 | 18,28% | 4.771 |
36º | CHEVROLET SPIN | 786 | 29,84% | 2.634 |
37º | CITROËN C3 AIRCROSS | 639 | 60,92% | 1.049 |
38º | RENAULT DUSTER | 559 | 54,86% | 1.019 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 556 | 92,82% | 599 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 541 | 88,25% | 613 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 535 | 74,62% | 717 |
42º | RENAULT KWID | 531 | 11,49% | 4.622 |
43º | TOYOTA YARIS SEDAN | 389 | 16,57% | 2.347 |
44º | GWM ORA 03 | 353 | 92,41% | 382 |
45º | NISSAN VERSA | 352 | 40,55% | 868 |
46º | BYD KING | 346 | 90,10% | 384 |
47º | HONDA ZR-V | 322 | 99,38% | 324 |
48º | BMW 320i | 273 | 96,81% | 282 |
49º | FORD TERRITORY | 258 | 55,01% | 469 |
50º | VW JETTA | 246 | 96,85% | 254 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat assegurou dobradinha com Strada (5.323) e Toro (2.256). Com 1.704 unidades, a Ford Ranger se aproximou da Toyota Hilux (2.117) pela 3ª posição – no mês anterior, a desvantagem havia sido superior a mil unidades. 10ª, a Ford Maverick (354) vendeu mais do que o dobro da recém-lançada Fiat Titano (168), 14ª.
Varejo em agosto: comerciais leves mais vendidos
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | AGO.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 5.323 | 32,41% | 16.423 |
2º | FIAT TORO | 2.256 | 40,66% | 5.549 |
3º | TOYOTA HILUX | 2.117 | 44,76% | 4.730 |
4º | FORD RANGER | 1.704 | 61,25% | 2.782 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 1.359 | 57,54% | 2.362 |
6º | RAM RAMPAGE | 1.005 | 48,81% | 2.059 |
7º | CHEVROLET S10 | 628 | 29,93% | 2.098 |
8º | MITSUBISHI L200 | 372 | 39,83% | 934 |
9º | VW SAVEIRO | 359 | 6,50% | 5.519 |
10º | FORD MAVERICK | 354 | 70,66% | 501 |
11º | KIA K2500 | 316 | 94,89% | 333 |
12º | HYUNDAI HR | 240 | 93,39% | 257 |
13º | RENAULT MASTER | 206 | 20,16% | 1.022 |
14º | FIAT TITANO | 168 | 24,35% | 690 |
15º | FIAT FIORINO | 161 | 8,67% | 1.856 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 150 | 100,00% | 150 |
17º | EFFA V21 | 140 | 100,00% | 140 |
18º | RENAULT OROCH | 140 | 14,43% | 970 |
19º | IVECO DAILY | 110 | 100,00% | 110 |
20º | IVECO DAILY 30-130 | 95 | 100,00% | 95 |
21º | NISSAN FRONTIER | 87 | 10,15% | 857 |
22º | RAM 1500 | 86 | 92,47% | 93 |
23º | VW / MAN EXPRESS | 86 | 54,43% | 158 |
24º | PEUGEOT EXPERT | 73 | 71,57% | 102 |
25º | RAM 3500 | 68 | 53,97% | 126 |
26º | CHEVROLET SILVERADO | 55 | 96,49% | 57 |
27º | FORD TRANSIT | 55 | 16,32% | 337 |
28º | CITROËN JUMPY | 53 | 88,33% | 60 |
29º | EFFA V22 | 51 | 100,00% | 51 |
30º | RAM 2500 | 43 | 29,25% | 147 |
31º | IVECO DAILY 35-180 | 40 | 100,00% | 40 |
32º | FIAT DUCATO | 34 | 26,77% | 127 |
33º | RAM CLASSIC | 34 | 87,18% | 39 |
34º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 | 31 | 100,00% | 31 |
35º | PEUGEOT PARTNER | 30 | 49,18% | 61 |
36º | VW AMAROK | 22 | 4,59% | 479 |
37º | CITROËN JUMPER | 20 | 68,97% | 29 |
38º | FIAT SCUDO | 20 | 3,80% | 527 |
39º | JAC EJV12 | 15 | 100,00% | 15 |
40º | PEUGEOT BOXER | 11 | 73,33% | 15 |
41º | FORD F150 | 10 | 71,43% | 14 |
42º | EFFA V25 | 9 | 100,00% | 9 |
43º | VW KOMBI | 8 | 100,00% | 8 |
44º | ARROW ONE | 7 | 100,00% | 7 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 6 | 100,00% | 6 |
46º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 | 6 | 100,00% | 6 |
47º | HITECH ECOCARGO | 3 | 100,00% | 3 |
48º | MON PROTOTIPO | 2 | 100,00% | 2 |
49º | RENAULT KANGOO | 2 | 1,06% | 188 |
50º | SHINERAY P TRUCKS | 2 | 100,00% | 2 |