A John Deere apresentou a nova série de tratores 6M e outras inovações, incluindo colheitadeiras, pulverizadores e tecnologias digitais para facilitar as operações de campo no Summer Field Camp 2024. O evento que permitiu à imprensa especializada ver em primeira mão e em ação todas as principais novidades para a Europa anunciadas pela John Deere entre o final de 2023 e a última primavera no Velho Continente.

Todos os olhares estavam voltados para os novos tratores da série 6M, completamente renovados e com equipamentos e tecnologia dignos da classe superior, mas também para as colheitadeiras S7, T5 e T6, os pulverizadores montados e autopropelidos e os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de orientação digital de campo.

Os novos 6Ms em ação

Conforme anunciado no lançamento do final de junho, a linha 6M foi implementada e aprimorada em termos de desempenho e oferta, com nada menos que 17 combinações de tamanhos de chassi, que passaram de quatro para cinco, e motores que vão do "básico" 95 ao poderoso topo de linha 250.

Em particular, a gama superior foi reforçada, com quatro novas versões de alta potência (de 220 a 250 cv), e a gama intermediária, ou seja, a área da lista de preços onde os modelos de quatro e seis cilindros se cruzam. Anteriormente bem separadas, essas duas gamas agora têm um elo duplo no modelo 150, o topo da gama com quatro cilindros e um chassi curto, e o 145 de seis cilindros, projetado para aqueles que precisam de um veículo com características estruturais superiores, mas com potência reduzida.

John Deere Field Summer 2024: novos tratores, colheitadeiras e pulverizadores
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John Deere Field Summer 2024: novos tratores, colheitadeiras e pulverizadores

Na verdade, começamos com os tratores 95, 105, 115 e 125 de quatro cilindros e 4,5 litros com distância entre eixos curta (2.400 mm), com motores de 105-116-126 e 138 cv nominais que, graças ao sistema IPM para fornecer maior potência hidráulica a implementos, podem ser aumentados para 120-130-140 e 150 cv ao transportar ou trabalhar com a tomada de potência dianteira (TDP). Em seguida, vêm as três versões 130-140 e 150 com um chassi "pequeno" de 2.580 mm de entre-eixos e motores de 143-154-165 cv (156-166-177 com IPM).

As ofertas de seis cilindros de 6,8 litros se encaixam aqui, com os modelos 145-155-165 e 175 equipados com o chassi médio de 2.765 mm e com potências nominais de 160-171-182-204 cv (171-182-192-213 com IPM), seguidos pelo "grande" 180-200, acompanhado pelo 220 e 240, com chassi de 2.800 mm e motores de 198-220-242-264 cv (com IPM 208-229-249-270). Todas as novidades são as variantes superiores 230 e 250 com chassi Extra Large de 2.900 mm de entre-eixos: a potência nominal é de 253 e 275 cv, com IPM 260 e 281.

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Diferentes transmissões estão disponíveis nas versões básicas, desde PowrQuad, CommandQuad e AutoQuad até a opção AutoPowr continuamente variável e contínua, que garante uma condução suave sem mudanças. Além disso, uma opção de 50 km/h para transferências rodoviárias está disponível em toda a linha. A gama de opções de pneus também foi ampliada

O sistema hidráulico inclui uma bomba básica de 114 l/min e vários acréscimos de até 156 e até 195 l/min nas versões de seis cilindros, até quatro válvulas hidráulicas traseiras e duas dianteiras de dupla ação. Os elevadores têm uma capacidade que varia de 5.700 a 9.900 kg. A novidade são os carregadores frontais, agora também equipados com uma prática caixa no lado esquerdo com coletor de sujeira.

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Na cabine, além do design renovado para melhorar a visibilidade, destaca-se também o novo visor na coluna direita. Os displays 5G e 5G Plus permitem o controle plano do equipamento com fio com o sistema Isobus e o uso das soluções de orientação da JD Precision Farming.

As novas colheitadeiras

A John Deere reformulou recentemente sua linha de máquinas de colheita, começando pela nomenclatura.  Agora que a palavra "série" desapareceu, a linha consiste nas famílias T5 e T6, S7 e X9, em que a primeira letra indica a tecnologia do separador (tambor, rotor simples e rotor duplo para o "X"), seguida de um primeiro dígito que indica a família.

Em seguida, há um código numérico adicional, em que o primeiro dígito, simples ou duplo, indica o nível de desempenho com base na capacidade máxima da máquina expressa na época com valores de 1 a 11.

Então, há mais dois dígitos, um zero duplo por enquanto, que servirá para distinguir as evoluções subsequentes desses modelos.

Em nível técnico, as principais novidades dizem respeito à arquitetura eletrônica, que permite novas soluções de comunicação via Ethernet e está preparada para acomodar futuros aprimoramentos tecnológicos.

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Os novos recursos comuns aos modelos T5, T6 e S7, e também compartilhados com o carro-chefe X9, incluem novas cabines com iluminação 100% LED e brilho 25% melhor, telas nos pilares de canto, compatibilidade com Apple Car Play/Android Auto, travamento de portas com acesso controlado eletronicamente e um sistema aprimorado de ar-condicionado e aquecimento com fluxo específico para pernas e pés. O conforto foi aprimorado com o aumento das áreas de armazenamento de objetos e porta-copos e há uma opção de massagem para os assentos.

As plataformas para colheitadeiras também foram renomeados, passando a ter uma designação de duas letras e dois dígitos: assim, 622R, 730X e 625F agora se tornam RA22, XA30 e FA25.

As novas T5 e T6

As colheitadeiras T5 e T6 oferecem uma gama dobrada em comparação com as Séries T5 e T6 anteriores: o novo T5 é dividido nas variantes T5 400, com um motor de 6,8 litros que produz 305 cv, e o T5 500-600-700 equipado com o motor de 9 litros que produz 348, 387 e 421 cv.

Esses últimos também estão no centro da linha T6, que é a versão com carroceria ampliada, para a qual, no entanto, há uma versão superior adicional, o T6 800, com motor de 466 cv.

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As novidades desses modelos incluem novos tanques de grãos opcionais de alta capacidade, que chegam a 11.500 litros para o T5 e 13.500 para o T6, ou seja, 15% a 23% maiores, e novos cabeçotes de corte FC ou XFC, o primeiro com 52 ou 68 facas e o segundo com 100 a 124 facas.

As lâminas têm o mesmo design dos modelos S7 e X9, enquanto o sistema de gerenciamento de resíduos apresenta contra-lâminas ajustáveis remotamente, engate da barra lateral sem ferramentas e uma função autoSwap.

O sistema de transferência de grãos agora tem um tubo de rosca sem-fim ampliado e um bico de duas posições (campo e descarga), além de uma roda de rolagem controlada. O gerenciamento de movimento também foi implementado: a peneira e o ventilador têm controle automático de velocidade para condução em declives.

O novo S7

O S7 com separador de rotor único talvez seja o modelo mais interessante para as necessidades dos produtores europeus: ele compartilha com o X9 várias tecnologias avançadas, como o sistema de gerenciamento de resíduos com acionamento mecânico e ventilação/descarga de ar secundária, Premium Powercast (PPC) e facas Xcel Chopper.

Sua linha inclui os modelos S7 700-800-850-900, o primeiro com motor 9X de 9,0 litros e os demais com uma unidade de 14 litros, com potências de 467, 647, 679 e 625 cv. Os motores foram otimizados para os requisitos específicos dessas máquinas, melhorando a eficiência em até 15% por meio do trabalho nos ventiladores de fricção viscosa, no turbocompressor e em vários outros componentes.

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Aqui também encontramos as mesmas melhorias no sistema de descarga de grãos do T5 e do T6, com uma capacidade de descarga aumentada de até 150 litros por segundo na configuração Hillmaster. O sistema de nivelamento para terrenos inclinados também foi aprimorado: a capacidade de compensação lateral varia de um mínimo de 7° na configuração básica a 14° ou 18° com kits específicos, até 22° na versão Hillmaster.

Um amplo espaço é dado aos sistemas automáticos de gerenciamento de movimentos, que agora podem ser baseados, graças aos novos sistemas seriais, em uma lógica preditiva que cruza dados de câmeras e sensores a bordo com dados de satélite processados e transmitidos pelo Centro de Operações John Deere.

Pulverizador, a estreia do 300M

Por ocasião do Sumer Field Camp 2024, a John Deere também mostrou os novos pulverizadores, em particular a série 300M que vem da marca dos modelos da empresa italiana Mazzotti, adquirida pela empresa dos EUA), e disponibilizada na Itália com a nova pintura "verde total". Há dois modelos: o 332M, com capacidade de 3.200 litros, barra de 28 metros e motor de quatro cilindros de 175 cv, e o 340M, com tanque de 4.000 litros, barra de 32 metros e motor de seis cilindros de 224 cv.

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Ele pode ser fornecido com dois tipos de motocultivador, um dos quais é equipado com uma manga de ar. Como padrão, inclui tecnologias de agricultura de precisão, inclusive o receptor Starfire 7500, a tela 5G Plus e a conexão JDLink. Dependendo disso, as lanças podem ser equipadas com sistemas individuais de ajuste de bicos INC para uma distribuição mais precisa e exata de produtos, especialmente fertilizantes e pesticidas.

Pacote Essential, agricultura de precisão para todos

Nas últimas gerações de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e todas as máquinas de campo em geral, a tecnologia digital para agricultura de precisão é agora um elemento indispensável.

No entanto, assim como outros fabricantes, a John Deere está se esforçando para disponibilizar os benefícios dessa tecnologia para o maior número possível de clientes. Para isso, criou um interessante kit de retrofit que permite que até mesmo modelos mais antigos interajam com as soluções de agricultura de precisão por meio de uma versão instalável no mercado de reposição dos principais componentes dos sistemas encontrados nos modelos mais recentes.

Chamado de "Precision Ag Essential Package" (Pacote Essencial de Agricultura de Precisão), ele oferece uma solução de hardware econômica por meio da qual é possível acessar os serviços oferecidos pelo Centro de Operações da John Deere por meio de duas assinaturas separadas.

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O pacote contém os quatro componentes essenciais: monitor universal G5Plus com tela sensível ao toque de 32,5 cm e compatibilidade total com AEF ISOBUS, receptor universal StarFire 7500, corretor de sinal SF1 para localização mais precisa, e M-Modem com serviço de conectividade JDLink.

A primeira é a Guidance License, que custa 1.490 euros na Europa por ano e inclui compatibilidade total com AEF ISOBUS e recursos como AutoTrac Guidance e AutoTrac Row Sense.

A próxima etapa é a Precision Ag License: ao preço de 2.990 euros por ano, ela oferece funcionalidades adicionais, como Section Control, sinal SF-RTK com aproximação reduzida para /-2,5 cm e o programa AutoPath.

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